Estamos em busca de profissionais que atuam na área da Ciência e que estão mudando o mundo. Por isso lançamos a chamada para a iniciativa “25 Mulheres na Ciência – América Latina” pois queremos reconhecer essas profissionais que, através da ciência, estão melhorando a vida das pessoas.

O ano de 2020 deixou claro para nós a importância da ciência em nosso dia a dia e no enfrentamento dos desafios que mais preocupam o mundo. Ainda assim, a 3ª edição da SOSI (Índice do Estado da Ciência) – uma pesquisa encomendada pela 3M – nos mostrou que apenas 69% dos entrevistados acreditam que a ciência é importante para o cotidiano.

Especialmente as gerações mais jovens são as mais desconectadas do campo científico. A SOSI também revelou que 17% dos entrevistados relataram estar desencorajados a estudar uma carreira relacionada à ciência. Uma constatação mais marcada entre as gerações mais jovens. Na verdade, os adultos da Geração Z e os Millennials mostram cerca de três vezes mais chances de dizer que foram desencorajados de fazer ciência na escola do que seus colegas da Geração X e Boomer. O principal motivo é a falta de acesso às aulas de ciências. Acreditamos que, como resultado da pandemia, há outra oportunidade importante para o ressurgimento das carreiras de STEM.

Além disso, há outros fatores para não seguir uma carreira STEM, como desigualdade por raça, etnia ou gênero. Segundo dados do Instituto de Estatística da UNESCO, globalmente apenas 29% das pessoas envolvidas em pesquisa e ciência são mulheres. Na América Latina, apenas 1 em cada 5 países alcançou a paridade de gênero. Isso significa que entre 45% e 55% de seus pesquisadores são mulheres. É por isso que queremos gerar uma conversa contínua do momento feminino na ciência e, assim, dar visibilidade às mulheres que abrem espaço de equidade nas indústrias, na academia e comunidades.

Por essas razões, decidimos lançar a chamada 25 Mulheres na Ciência Latino-Americana, porque acreditamos que é hora de:

  • Enfatizar o valor real que a ciência tem em nossas vidas.
  • Inspirar mais jovens a seguir carreiras de STEM.
  • Empoderar mais mulheres e destacar seu valor na ciência.

A diversidade de pensamentos e experiências é fundamental para a criatividade e a inovação. É por isso que precisamos de mais e mais pessoas para se interessar. Com a iniciativa “25 Mulheres na Ciência – América Latina”, buscamos reconhecer os projetos e iniciativas que nos últimos anos ajudaram a ampliar o papel das mulheres na ciência. Nosso objetivo: Inspirar.

Quem estamos buscando?

  • Mulheres científicas emergentes Latino-Americanas.
  • Que tenham desenvolvido um projeto ou solução baseada em qualquer disciplina científica com uma aplicação prática em benefício da comunidade, sociedade ou meio ambiente.
  • Que conte com resultados comprovados e mensuráveis nos últimos 2 a 5 anos, com direitos de propriedade intelectual ou industrial de seu projeto.
  • Mulher comprometida e com paixão para comunicar e dar visibilidade à Ciência.

Esta convocatória não é válida para funcionários 3M ou para projetos cuja propriedade seja da Iniciativa Privada ou Pública (Governo). Data limite de inscrições: 22 de janeiro de 2021.

Você é uma das 25 mulheres da Ciência América Latina?

Você conhece alguém? Compartilhe:

“Acredito que você poderia ser uma das 25 Mulheres na Ciência – América Latina. Inscreva-se.”

Estão encerradas as inscrições para o programa

Essa primeira edição foi um sucesso de inscrições.
As vencedoras serão anunciadas no dia 11 de fevereiro de 2021.
Acompanhe os nossos canais!