O estudo 3M Forward mostra como a inovação baseada na ciência de materiais em escala pode ajudar a enfrentar os desafios globais e no futuro de nossas comunidades e através de três tendências transformadoras e dinâmicas que impactam nosso planeta:

Metodologia:

Os dados apresentados a seguir mostram as percepções globais em relação às megatendências de sustentabilidade, o mundo digital e as mudanças demográficas, apresentando especialmente o que a população do Brasil pensa sobre essas questões relevantes.

*Pesquisa realizada pela Morning Consult em 6 países entrevistando 1000 pessoas por país. 

 

De acordo com os resultados do Índice do Estado da Ciência (SOSI 2023), 90% das pessoas acreditam que a ciência pode ajudar a minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

90%

A descarbonização e a transição energética é uma tendência que os brasileiros acreditam ser importante e que terá um impacto muito positivo na sociedade.

82%

dos brasileiros estão dispostos a mudar seu consumo de produtos e serviços para contribuir com a redução das emissões globais no próximo ano

85%

De los mexicanos cree que la producción responsable tendrá un impacto positivo.

De acordo com a SOSI 2023, 85% das pessoas acreditam que as empresas devem adotar a transformação digital para permanecerem relevantes para consumidores e colaboradores no futuro.

Os brasileiros acreditam que os avanços tecnológicos e sociais podem ser muito benéficos em suas vidas cotidianas e estão dispostos a adotar mudanças, especialmente aquelas relacionadas à sua saúde e bem-estar.

82%

dos brasileiros estão interessados em incorporar tecnologias digitais para gerar impacto positivo em sua saúde, bem-estar e produtividade.

Três em cada 4 brasileiros acham que os avanços tecnológicos e sociais seriam favoráveis para sua saúde e para a educação. A maioria acredita que esses avanços também seriam positivos para outras áreas de sua vida cotidiana.

Os brasileiros estão preocupados com os impactos que a Inteligência Artificial (IA) poderá ter sobre o trabalho e a desigualdade. Estão céticos quanto ao fato de que os riscos da IA superam os benefícios.