Por Jacqueline Berry, Gerente Sênior da 3Mgives Corporate Community Investment. Jacqueline gerencia o trabalho da 3M em STEM, abreviação em inglês para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com o objetivo da empresa de apoiar 5 milhões de estudantes sub-representados em desenvolver experiências de aprendizagem em STEM e em profissões técnicas.

3m futures equidade

Por que é importante o acesso equitativo à ciência

Pandemias globais. Mudança climática. O mundo enfrenta hoje grandes desafios relacionados à ciência, e é imperativo ter o apoio de todos, ou melhor, de todas as nossas mentes, à medida que o mundo trabalha para os resolver.

Quando se trata da próxima geração de cientistas e pensadores, existe atualmente uma lacuna de realização estudantil em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Para os estudantes de cor, a participação e o acesso à STEM são significativamente menores, e esta grande lacuna educacional significa uma falta de representação igualitária quando se trabalha para resolver os desafios globais.

É fundamental apoiar os estudantes que foram marginalizados para se engajar na STEM. Um maior interesse na STEM melhora os resultados acadêmicos. Uma maneira de ajudar a promover a equidade econômica para as populações marginalizadas é aumentar sua participação em empregos STEM que pagam bem e resolvem problemas comunitários. Precisamos garantir que todas as pessoas que querem participar da STEM e estão interessadas na STEM tenham a oportunidade de fazer isso.

Criar oportunidades de acesso igualitário

A responsabilidade de criar maior acesso à educação STEM não recai somente nas escolas; várias entidades têm a responsabilidade de criar oportunidades para os jovens, seja através de programação ou financiamento. Para expandir o acesso, a sociedade deve pensar grande e criar oportunidades de aprendizagem significativas que tenham ressonância.

Na 3M, por exemplo, começamos cedo, investindo na programação K-5 para despertar o interesse dos estudantes pela STEM. O programa Visiting Wizards da 3M é um grande exemplo. Os “feiticeiros” voluntários vão às escolas e realizam divertidas demonstrações científicas para gerar interesse e entusiasmo pela STEM. Ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o que está lá fora, fazer com que as pessoas falem sobre suas próprias carreiras e como chegaram onde estão, ajuda os estudantes a encontrar um caminho. Não se trata apenas de experimentar a ciência pessoalmente, mas também de experimentar a ciência com uma pessoa que se parece com você, que pode ter crescido no mesmo ambiente que você e que pode ver o mundo como você o vê. Diversos mentores ajudam a apoiar diversos estudantes.

Também é importante dar aos alunos a oportunidade de aplicar o que aprenderam na sala de aula a situações da vida real para que possam aprender como a STEM funciona no mundo real. Na 3M temos um programa onde levamos os estudantes para a 3M, eles trabalham com os nossos cientistas e têm um cientista da 3M como mentor. Eles trabalham no laboratório e observam o que os cientistas fazem todos os dias. Também apoiamos os estudantes com bolsas de estudo e subsídios para os ajudar a atingir seus objetivos de educação STEM.

Através de uma das nossas colaborações, estamos tentando incluir a voz dos estudantes no nosso processo de concessão de bolsas para que possamos identificar as barreiras e desafios que eles enfrentam e começar a procurar programas e organizações que os abordem.

Apoiar o potencial

Há também grupos sub-representados no nosso próprio ambiente que precisam de apoio. Por exemplo, nas Cidades Gêmeas há uma grande população Hmong, que está amplamente sub-representada na STEM. Portanto, a 3M apoia programas que ajudam essa população adaptando currículos e esforços para apoiar as suas necessidades.

Como uma empresa de base científica, queremos ir além do apoio financeiro e aproveitar o nosso pessoal, que é incrivelmente apaixonado por conversar com os estudantes e fazer com que eles se interessem e se entusiasmem com a STEM. É uma combinação do nosso financiamento, do talento dos nossos funcionários e dos nossos produtos em termos de doações. Fazemos isso trabalhando com parceiros comunitários, que estão mais próximos das comunidades que queremos servir e podem ajudar a identificar as necessidades. Visamos e apoiamos os programas que eles consideram mais eficazes.

Há um ditado: “É difícil ser o que você não pode ver”. Nosso financiamento é importante, mas é realmente sobre as nossas pessoas e a diferença que podemos fazer juntos para inspirar a próxima geração de pensadores.

Explore todas as tendências

Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA | RV
Inteligência Artificial
Equidade
Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA / RV
Inteligência Artificial
Equidade