Por Silvia Guttmann, designer líder de pesquisa da 3M, e Anne Gold, especialista em desenvolvimento de produtos da 3M. Em sua função, Silvia trabalha com equipes para alinhar e compreender as necessidades dos usuários e as oportunidades de mercado. Anne explora novas tecnologias e ideias de produtos para atender às necessidades dos clientes.

Ao longo do processo de criação de novos produtos e soluções, as perspectivas de design e engenharia são importantes. Para que um produto tenha sucesso, estas duas funções têm que trabalhar em conjunto, simultaneamente, e não em modo de revezamento, onde uma etapa do processo é completada por cada função.

Quando criamos um novo produto, primeiro nos concentramos na experiência do usuário atual e em seus pontos fracos. Em seguida, realizamos pesquisas, focalizando o mercado existente e mercados adjacentes, e procuramos inspiração que pode variar desde ferramentas industriais até a natureza. Em seguida, aplicamos o que aprendemos em nosso produto.

A lente da sustentabilidade

A sustentabilidade desempenha um papel importante em nosso processo de design. Na 3M, vemos a sustentabilidade através de múltiplas lentes, incluindo materiais, processos e resíduos. As associações mais óbvias com sustentabilidade que são visíveis para o público em geral são embalagens e resíduos e também como um produto é renovável.

Nosso objetivo é projetar soluções que façam mais com menos material, promovendo uma economia circular global, que é uma das três áreas prioritárias de sustentabilidade da 3M. Sempre que possível, tentamos projetar sem desperdício e poluição.

Outras áreas em que nos concentramos durante o desenvolvimento de produtos incluem:

  • Melhoria dos processos de manufatura: Tornar o processo mais sustentável utilizando menos água, criando menos desperdício, racionalizando as etapas do processo de manufatura ou reduzindo a pegada, reduzindo o número de lugares para onde temos que enviar material quando fabricamos. A manufatura pode se tornar mais sustentável, não apenas eliminando etapas, mas também considerando a forma e função mais sustentável para a aplicação necessária.
  • Redução dos pontos de contato com o usuário: As etapas em que o usuário encontra o produto, desde a seleção e compra até o uso e descarte. Como reduzir essas etapas para obter um produto mais circular?
  • Aumento da sustentabilidade digital: Como é fácil para o usuário selecionar e entender o que está em oferta; quantos cliques/passos são necessários para comprar o produto e o acompanhar até a chegada. Como a tecnologia é aplicada a todas as formas de produtos, podemos encontrar caminhos digitais para reduzir os custos ecológicos, assim como pontos de dados sobre o que funciona melhor para o cliente e para o planeta.

Naturalmente, também encontramos e devemos trabalhar com desafios, tais como custo, conformidade com normas em mudança em todo o mundo, disponibilidade de materiais sustentáveis para determinadas aplicações e opções de reciclagem/reutilização disponíveis. Mas estes são parâmetros que nos ajudam a inovar.

Graças aos diversos talentos e tecnologias da 3M, podemos abordar soluções de sustentabilidade de vários ângulos, seja um produto ou a forma como fabricamos ou interagimos com ele. Há sempre espaço para melhorias, como em qualquer desenvolvimento de produto/material, e sempre nos esforçamos para encontrar soluções melhores e mais sustentáveis.

Explore todas as tendências

Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA | RV
Inteligência Artificial
Equidade
Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA / RV
Inteligência Artificial
Equidade