Você faz um balanço de final de ano?

Nossos assinantes responderam.

BALANCE GIF

Cada ano é único, cheio de momentos que não se repetem, de decisões e acontecimentos em nossas vidas. Mas certamente 2020 foi muito diferente de qualquer outro ano que você já viveu.

Em 11 de março de 2020, a OMS categorizou COVID-19 como uma pandemia. Muitos de nós nunca imaginamos viver algo assim. Situações desse tipo eram exclusivas aos filmes ou aos nascidos em tempos remotos. Foi então que, no espaço de algumas semanas, esse vírus sacudiu o cotidiano de toda a humanidade. Certamente, ninguém teve o 2020 que imaginou.

Os seres humanos medem muitas coisas em suas vidas em função do tempo. “Há 8 meses tinha outro emprego”, “Há 9 anos tive um filho”, “No ano passado mudei de carro”. É por esse motivo, que é inevitável, não sentir a necessidade quase instintiva de refletir sobre o ano de 2021.

Na verdade, um balanço do ano que se passou pode ser benéfico. Porque nos ajuda a encontrar nossos pontos fortes, fracos, aprendizados, valorizar conquistas e nos organizar para o próximo período.

Mas, como este ano foi particular, é preciso levar em conta alguns pontos ao fazê-lo.

O que ter em mente ao refletir sobre 2020?

Considere o contexto

Ao realizar uma avaliação pessoal de 2020, como em qualquer outro balanço, é muito importante levar em consideração não apenas os resultados, mas também em quais circunstâncias. Nossas conquistas e erros nem sempre dependem 100% de nossas ações.

Prepare a hora e o local para fazer um balanço

Nossa perspectiva é condicionada por nossos estados emocionais. Portanto, prepare-se mentalmente e reserve um tempo preciso para fazer o equilíbrio. Não tente fazer isso na hora de dormir após um dia cansativo ou enquanto estiver preparando a comida e lavando a louça. Tome seu tempo e considere como você se sente ao refletir.

Divida o balanço em escopos

Os seres humanos são seres sociais e nos movemos em diferentes espaços relacionais. É conveniente analisar o pessoal, a família e o trabalho separadamente – embora nestes meses tenham partilhado tempo e espaço -, de forma a fazer um equilíbrio mais objetivo e pontual.

Gere um balanço compartilhado

Outras pessoas podem nos dar uma nova perspectiva. Implemente-o em família ou com sua equipe de trabalho. Cada pessoa fará suas contribuições, as escreverá em cores diferentes e buscará as conexões entre o que cada membro da equipe reflete.

Faça a si mesmo estas 10 perguntas.

A revista Forbes listou uma lista de “10 perguntas que você pode fazer a si mesmo para obter uma nova perspectiva que o preparará para determinar propósitos mais autênticos e significativos”.

  1. Se este ano fosse um filme, como seria? (Esta questão permite muitas brincadeiras, faça-as, ria, relaxe e depois reflita seriamente)
  2. O que funcionou bem este ano, pelo qual sou grato?
  3. O que foi desafiador ou desanimador? (Várias coisas, nós sabemos, mas lembre-se que todo o mundo passou por esse momento)
  4. Quais foram os momentos mais significativos? Reviva esses momentos em sua mente e guarde esse sentimento para definir suas resoluções para o próximo ano, lembrando o que faz sentido para você na vida.
  5. Onde você concentrou mais sua energia e tempo?
  6. Onde eu falhei e o que aprendi?
  7. Em uma escala de 1 a 10, quão feliz eu estava?
  8. No ano que vem, como posso aproveitar ao máximo meus talentos?
  9. O que devo tentar um pouco mais e aprender no próximo ano?
  10. O que significará sucesso para mim no próximo ano?

Tente manter o balanço positivo

Por último, não tente fazer o balanço “fechar”. Aproveite as experiências e aprendizados, para que o equilíbrio seja positivo. Desta forma, você poderá se concentrar em suas resoluções para 2021 com mais esperança e energia.

Baixe este modelo de excel para organizar suas resoluções 2021 e elabore um plano eficaz para cumpri-las. Escreva um propósito em cada folha e divida-o em metas. Além disso, lembre-se de tê-los anotados em um local sempre visível, de preferência em blocos de Post-it® e não se esqueça que o caminho é feito passo a passo, celebrando cada conquista!

Baixar Excel

Tenha um 2021 repleto de aprendizados e conquistas.

Fontes:

  1. https://www.forbes.com
  2. https://www.health.harvard.edu/

Compartilhe esse artigo