O trabalho é um pilar importante na vida das pessoas. Na verdade, passamos grande parte do nosso dia trabalhando. Por isso, buscamos um ambiente de trabalho seguro, que nos valorize, onde possamos fazer a diferença interna e externamente.

Por sua vez, as empresas a cada ano alocam mais recursos para criar um espaço positivo de trabalho, pois entendem que, dessa forma, melhora o engajamento, o desempenho, a produtividade, a criatividade e a inovação.

A seguir, compartilhamos 6 pontos-chave que todas as empresas percebidas como um ótimo lugar para trabalhar levam em consideração.

1. Liderança eficaz e aberta

As pessoas que lideram não se dedicam ao comando, mas sim ouvem, estimulam a participação da equipe e compartilham decisões. É importante que valorizem o trabalho dos times, reconheçam seus sucessos, conectem-se verdadeiramente com eles, abram um canal de comunicação constante e reconheçam o potencial de seus colaboradores.

2. Comunicação eficaz e clara

Transparência, escuta constante e disponibilidade. Desta forma, a confiança é reforçada, o ambiente de trabalho melhora e o trabalho em equipe é fortalecido. Ouvir os sentimentos de seus colaboradores com empatía é fundamental para identificar pontos fortes a serem mantidos e oportunidades de desenvolvimento.

3. Respeito, Equidade e Inclusão

Tratamento, remuneração e benefícios universais. Promover o respeito, a diversidade e a inclusão ajuda a fortalecer a percepção de justiça, dissemina o comportamento ético e estimula a criatividade e a inovação. Ao ouvir as ideias e experiências de outras pessoas, enriquecemos nossa própria experiência e geramos melhores discussões, decisões e resultados.

4. Cultura Organizacional

Crie valores compartilhados para desenvolver um senso de pertencimento. Busque com que os colaboradores tenham orgulho de fazer parte daquela empresa, promovendo inovação, criatividade, equidade, sustentabilidade e transparência.

5. Comunidade

Mude a ideia de “eu” para “nós”. Promova objetivos conjuntos para estimular o trabalho em equipe e amplificar a colaboração entre os colaboradores em busca de um bem-estar comum.

6. Flexibilidade e Adaptação

A adaptabilidade de sua empresa garante produtividade e competitividade. Para isso, você deve manter seus colaboradores motivados e permitir que eles se desenvolvam nas diversas áreas de trabalho nas quais acreditam poder agregar maior valor. Promova o desenvolvimento pessoal, apoie a gestão da mudança e mantenha a mente aberta para as transformações constantes.

Qual é o segredo da 3M para estar no pódio das melhores empresas para se trabalhar na América Latina?

Desde 2004, a cada ano, a consultoria Great Place to Work (GPTW), vem pesquisando e ouvindo milhões de pessoas na América Latina para saber quais são, como o próprio nome indica, as melhores empresas para se trabalhar na região.

Após avaliar mais de 2 milhões de trabalhadores de mais de 15 países latino-americanos, o GPTW concedeu à 3M o segundo lugar na categoria Multinacional, um salto da lista de 2020, quando a empresa estava entre os 25 primeiros, mas na posição 21.

Para Sandra Barquilha, Diretora de RH da 3M Brasil, uma série de iniciativas internas podem explicar a conquista, principalmente as ações de promoção da inclusão, da saúde mental e de todas as estratégias de combate à pandemia.

“Os colaboradores podem participar de várias iniciativas da 3M que estimulam o intraempreendedorismo, a colaboração, a criatividade e a busca de propósitos comuns: São projetos de negócio, de sustentabilidade, diversidade e inclusão, responsabilidade social com que nos comprometemos, como tantas ações dos grupos de afinidade, do Instituto 3M e muitas ações voluntárias”, enumera.

A Diretora de Recursos Humanos afirma que as oportunidades de reconhecimento e ascensão profissional que são oferecidas também fazem a diferença para quem trabalha na 3M.

“Aqui existe a possibilidade de construir uma carreira diversificada e fascinante. A 3M sempre esteve muito focada no desenvolvimento de talentos internos com equidade e transparência, valorizando cada funcionário”, diz ela.

De fato, entre os profissionais latino-americanos das empresas que figuram no ranking, a equidade e o desenvolvimento profissional foram identificados como fatores essenciais: 97% disseram que suas empresas tinham as mesmas oportunidades para homens e mulheres, enquanto 95% defenderam a possibilidade de ser capaz de crescer profissionalmente.

“A Cultura da 3M tem uma combinação rara de dar autonomia às pessoas, estimular a mentalidade inovadora e o lifelong learning, fomentar a cooperação para dentro e para fora, e acima de tudo, se guiar pelo comportamento ético que orienta as relações entre funcionários, clientes, fornecedores, meio-ambiente e sociedade como um todo.”

Luiz Serafim | Head de Marca & Comunicação da 3M e líder com experiência de mais de duas décadas de companhia

O valor de se sentir cuidado durante a pandemia

De acordo com o GPTW, em média 87% dos funcionários das organizações incluídas na lista disseram que se sentem bem em seu ambiente de trabalho. Isso é definido por fatores como “sentir-se cuidado” e ver seu ambiente de trabalho como um espaço saudável também do ponto de vista emocional. Sandra acredita que esse é um grande destaque da 3M.

“O que faz as pessoas gostarem de trabalhar na 3M em particular é o ambiente de trabalho muito harmonioso”, diz ela. Aqui encorajamos a colaboração e o trabalho em equipe.”

“Sentir-se cuidado” teve um peso especial em 2020, ano marcado praticamente do início ao fim pela pandemia Covid-19.

A Diretora de Recursos Humanos afirma que o colaborador percebeu o valor das iniciativas da 3M, desde a rápida migração do escritório para o home-office aos protocolos de segurança adotados e, principalmente, aos programas de cuidados médicos e de saúde física e mental que foram implementados.

Um dos mais populares é o “Juntos”, um programa administrado pelo departamento de Medicina Ocupacional da 3M em parceria com uma equipe de voluntários de várias áreas.

O programa inclui diversas ações voltadas para alimentação saudável, atividade física, apoio psicológico, controle emocional (com práticas de mindfulness e psicoterapia, por exemplo), diagnóstico e tratamento adequado para o acompanhamento e suporte à saúde emocional.

Outros programas que ganharam grande destaque no período da pandemia foram:

  • Ombro Amigo, serviço de apoio psicossocial aos colaboradores e seus dependentes, disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, com atendimento aos colaboradores que sofreram algum tipo de perda na pandemia, oferecido por uma equipe de apoio social.
  • Movimenta 3M: programa que visa fortalecer a saúde e o bem-estar dos colaboradores por meio da atividade física e o combate ao sedentarismo. É um espaço para experimentar práticas físicas e formar uma comunidade em torno do exercício, buscando por sua vez inspirar e motivar para uma vida saudável.

No ano passado, o próprio GPTW conduziu uma pesquisa que mostrou que 95% dos funcionários da 3M Brasil concordavam que a empresa estava fazendo um bom trabalho durante a pandemia.

“Os funcionários perceberam o valor de todo esse cuidado e respeito por eles”, afirma Sandra.

Os benefícios de um RH confiável

Com todos os desafios que a pandemia trouxe, as novas formas de trabalhar acabaram tendo um “efeito colateral” positivo para a 3M.

O medo, a incerteza e o isolamento social exigiam mudanças de comportamento. “Já havíamos tentado quebrar um pouco a hierarquia, mas a pandemia de fato causou uma grande humanização nas relações”, afirma a executiva.

O mesmo estilo que Sandra Barquilha imprimiu na 3M desde que assumiu a área de RH há 4 anos é apontado por muitos como um diferencial.

“Quando sei a resposta, eu dou. Se não souber, digo a verdade. Isso ajuda os líderes a entenderem que não precisam saber tudo, que o caminho é construir juntos.”