Tudo o que vivemos nos últimos 2 anos, entre muitos dos aprendizados que tivemos como sociedade, nos mostrou a importância da Ciência no nosso dia a dia. Mas quão próximos nos sentimos das questões científicas?

10 de novembro: Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento

Ao conectar a Ciência mais estreitamente às comunidades, garantimos que as pessoas sejam informadas sobre o progresso; ampliamos nossa compreensão do quão magnífico e frágil é o equilíbrio de nosso planeta e como as sociedades podem ser mais sustentáveis. Além disso, a comunidade científica se enriquece com este diálogo e garante que o uso da Ciência é realmente para o benefício das sociedades.

Para reafirmar esses princípios, todo dia 10 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. O objetivo é refletir sobre o papel da Ciência para a humanidade e a importância de envolver mais o grande público nos debates científicos.

De acordo com a pesquisa Índice do Estado da Ciência 2021,, 50% dos brasileiros confiam na Ciência, mas apenas 39% das pessoas confiam na comunidade científica.

Saiba mais sobre o SOSI 2021

A ONU lista os objetivos desta data:

1.

Fortalecer a consciência pública sobre o papel da ciência em sociedades pacíficas e sustentáveis

2.

Promover a solidariedade nacional e internacional para a ciência compartilhada entre os países

3.

Renovar o compromisso nacional e internacional com o uso da ciência em benefício das sociedades

4.

Chamar a atenção para os desafios que a ciência enfrenta e obter apoio para o empreendimento científico

Tema 2021: Construindo Comunidades Prontas para o Clima

A ciência, juntamente com os sistemas de conhecimento indígenas, nos oferece o conhecimento científico da história e dos recursos minerais da Terra, dos ecossistemas e da biodiversidade e a interação do ser humano com os ecossistemas, entre muitas outras coisas. Todas essas informações são cruciais para nos ajudar a entender como gerenciar nosso planeta para um futuro pacífico e sustentável.

Nos últimos anos, as economias em todo o mundo buscam alinhar suas prioridades de desenvolvimento com a sustentabilidade. Muitos países se comprometeram a alcançar ambiciosos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até o prazo de 2030.

Uma vez que nenhum país pode alcançar o desenvolvimento sustentável sozinho, a cooperação científica é vital para cumprir a Agenda 2030. Criar conhecimento e compreensão por meio da Ciência nos permite encontrar soluções para os desafios econômicos, sociais e ambientais que enfrentamos. Desta forma, a cooperação científica internacional contribui não só para o conhecimento científico, mas também para a consolidação da paz.

Mas não basta coordenar no nível governamental e institucional. Se queremos desenvolver sociedades mais sustentáveis, é necessário que as pessoas tenham os conhecimentos necessários para tomar decisões que contribuam para o bem-estar geral. Para isso, é fundamental vincular a ciência à sociedade, torná-la mais compreensível e convidar as comunidades a participarem dos avanços científicos.

Aproximar o conhecimento da Ciência das pessoas é a única forma das sociedades compreenderem, se conscientizarem e assim construírem um futuro mais sustentável para toda a humanidade.

Ciência em casa

É um projeto da 3M que estimula pais e filhos a descobrirem juntos as maravilhas do universo científico com experiências interessantes e divertidas. Assim, aproxima a Ciência da infância. Faça esses experimentos em família para entender alguns princípios básicos da ciência. Você só vai precisar de coisas simples que certamente existem em sua casa.

3M Ciência em Casa - Spinner
Ir a Ciencia en Casa

A fim de abordar a questão de estereótipos negativos e a necessidade de maior diversidade, equidade e inclusão nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), a 3M lançou recentemente um novo documentário, “N̶ã̶o̶ Pareço Cientista (Not the Science Type)”.

Veja documentário