Levante a mão quem conhece alguém que conseguiu equilibrar perfeitamente trabalho e vida pessoal. Se levantou, parabéns, você encontrou um unicórnio! Porque equilibrar todos os aspetos das nossas vidas é um dos maiores desafios que enfrentamos todos os dias, especialmente em momentos como o que estamos passando atualmente em todo o mundo.

Mas o que significa “uma vida equilibrada”? Certamente este equilíbrio se baseia em conceitos como: gestão do tempo, felicidade e sucesso – o que quer que isso signifique para todos. Embora seja evidente que defini-lo é muito mais fácil do que alcançá-lo. Vamos ver o que os especialistas recomendam:

A Fórmula do Sucesso

Por que queremos alcançar um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho? Basicamente, pensamos que alcançar o sucesso nos levará à felicidade. Embora esta teoria seja possívell, pode ser que ela esteja errada.

Durante muitos anos, fomos ensinados a trabalhar arduamente. O psicólogo Shawn Achor afirma que esta fórmula é “cientificamente ultrapassada e inútil” e que, na verdade, funciona ao contrário. Na sua palestra no TED “O Segredo Feliz para Trabalhar Melhor “, ele explica que, em primeiro lugar, cada vez que se atinge um objetivo, a sua ideia do que é o sucesso– muda; e se basearmos a felicidade nos objetivos, torna-se impossível alcançá-lo plenamente.

Segundo Achor apenas “10% da sua felicidade a longo prazo vem do mundo exterior; os restantes 90% vêm de como processa o exterior internamente.” Por isso, insiste na mudança da fórmula da felicidade e do sucesso.

Basicamente, porque o nosso cérebro funciona no sentido oposto. “Se hoje elevarmos o nível de positivismo de alguém, então o seu cérebro vai experimentar o que chamamos de vantagem de felicidade, por isso o cérebro positivo funciona muito melhor do que quando é negativo, neutro ou estressado. Os seus níveis de criatividade, inteligência e energia são aumentados”, segundo afirma Shawn Achor.

Quanto nosso cérebro melhora quando está em um estado positivo?

31%

mais produtivo do que se estivesse em um estado negativo, neutro ou estressado.

37%

melhor em vendas.

19%

dos médicos são mais rápidos, mais precisos e objetivos nos seus diagnósticos.

Como podemos treinar o cérebro para nos tornarmos mais positivos?

Aqui estão algumas das dicas que Shawn Achor dá para tornar o nosso cérebro mais positivo.

Aprecie 3 coisas por dia

Escreva 3 coisas pelas quais sente gratidão, todos os dias, durante 3 semanas. A lista deve contemplar coisas diferentes todos os dias. Desta forma, o seu cérebro começa a manter um padrão de não procurar o negativo no mundo, mas o positivo.

Meditação do exercício

Ajuda a contrariar o exceço ou a falta de atenção que criamos tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo e nos treina para nos concentrarmos em uma única tarefa. Além disso, nos ajuda a não saltar entre pensamentos. Séneca disse que “sofremos mais na nossa imaginação do que na realidade”.

Um ato de bondade diária

Escreva a alguém do seu círculo social elogiando ou agradecendo. Este gesto vai exercitar o teu cérebro para ver as coisas boas sobre aqueles que te rodeiam. Desta forma, também gerará maior empatia e proximidade.

Gestão do tempo: Um dia tem apenas 24 horas

Muitas vezes nem temos tempo para treinar fisicamente, quanto mais treinar o cérebro. É aí que entra o terceiro fator que mencionamos acima: a gestão do tempo. Embora não possamos fazer com que o dia dure mais de 24 horas, confira algumas recomendações, da campanha Work-Life Balance ON lançada este ano na 3M, para ajudar os funcionários a organizarem a sua agenda e definir prioridades para alcançar o equilíbrio que procuram.

1. Definir um horário e definir limites.

Primeiro, determine o seu horário de trabalho e marque na sua agenda. Enquanto trabalha remotamente, há menos separação entre trabalho e casa, e às vezes pode parecer que está “sempre disponível”. Fale com o seu supervisor, expresse as suas necessidades e marque um horário. Tenha limites claros e partilhe o seu horário de trabalho com a sua equipe e parceiros.

Bloqueie o tempo de descanso no seu calendário. Passar tempo em refeições, ao ar livre, alongamentos, meditação e exercício são ótimas formas de buscar o equilíbrio. Agende este tempo como uma reunião recorrente na sua agenda e trate-a no mesmo nível de importância que as outras reuniões.

2. Não faz mal dizer “não”.

Muitas vezes sem saber dizer não, entramos em um “ciclo” onde o trabalho se acumula e proporcionalmente stress e frustração: o efeito “bola de neve”. Isto não é bom para a sua saúde, para o seu desempenho, para a equipe ou para a empresa. Seja honesto contigo mesmo e com o resto para estabelecer um limite, porque às vezes não há horas suficientes no dia. Por exemplo, se não puder assistir a uma reunião, não há problema em rejeitar e acompanhar mais tarde para se manter atualizado e ter a oportunidade de dar a sua opinião sobre o tema. Se você é o organizador da reunião, ajude todos a manter-se atualizados enviando um resumo da conversa para aqueles que não podem assistir.

3. Respeite o tempo dos outros.

Quando agendar uma reunião, verifique se os participantes estão disponíveis e não estão com a agenda bloqueada, a menos que haja uma necessidade real de negócios urgente ou tenha recebido a permissão da pessoa. Se as reuniões envolverem pessoas de diferentes fusos horários, certifique-se de avaliar o melhor horário.

Respeite as necessidades dos outros da mesma forma que esperaria que respeitassem as suas.

4. Mantenha a comunicação aberta e transparente

Analise as suas necessidades gerais. Seja qual for a sua situação, trabalhe com a sua equipe para personalizar um plano que funcione melhor, de acordo com o seu papel e circunstâncias pessoais. Reveja frequentemente este plano para se certificar de que está na mesma página e obter ajuda para priorizar projetos e entregas.

Este ponto é muito importante. Manter uma comunicação contínua em relação aos prazos. Estabeleça objetivos claros sobre o que precisa de alcançar todos os dias e as expectativas de quando estará e quando não estará disponível, para que possa continuar a gerar resultados e colaborar de forma eficaz.

O que podemos fazer a nível corporativo para promover o equilíbrio?

Aqui estão algumas das ações que fazemos na 3M.

Na 3M o nosso principal trunfo são os nossos colaboradores. Por isso, todos os dias promovemos uma cultura organizacional aberta à diversidade e inclusão, que permita a todas las personas se sintam livres e bem-vindas para serem quem são.

Nesta mesma linha, na 3M sabemos que alcançar o equilíbrio perfeito entre a vida pessoal e a vida profissional é de grande valor para todos os nossos colaboradores, e por isso trabalhamos todos os dias para garantir uma flexibilidade de trabalho que contribua para alcançar este equilíbrio.

Na 3M reconhecemos o esforço feito todos os dias pelos nossos mais de 96 mil colaboradores – globalmente – para gerar um impacto positivo na vida das pessoas através da inovação e da ciência. Isto motiva-nos a continuar a apostar no seu desenvolvimento profissional e a procurar novos métodos e iniciativas que melhorem a cultura organizacional dentro da empresa.

A 3M é uma empresa que tem um forte compromisso com os seus colaboradores e oferece igualdade de oportunidades e crescimento do emprego, bem como proporcionar-lhes um ambiente de trabalho respeitoso, livre de discriminação e assédio. Possui também políticas de promoção baseadas nos méritos e realizações alcançadas, independentemente da raça, cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero ou expressão, estado civil ou qualquer outra classificação.

Encontrar o equilíbrio perfeito entre trabalho e atividades pessoais faz parte da nossa essência na 3M. É por isso que impulsionamos modelos de trabalho flexíveis que permitem aos nossos colaboradores ter horários de trabalho personalizados, trabalho remoto, entre outros elementos que promovem um equilíbrio na vida dos nossos colaboradores.

A FlexAbility dá aos colaboradores a autonomia para personalizarem quando e onde funcionam melhor.  Isto permite-lhes trabalhar de forma a oferecer flexibilidade e equilíbrio, e impulsiona uma maior produtividade e oportunidades de colaboração entre indivíduos e equipe.

A nossa cultura de 15% fomenta uma abordagem única da inovação: 15% do tempo de trabalho de cada pessoa deve ser gasto a desenvolver as suas próprias ideias e projetos.  Podem usar os recursos da empresa, formar uma única equipe, e seguir os seus próprios conhecimentos na busca de resolução de problemas.

Entre as grandes invenções que foram desenvolvidas a partir da Cultura de 15% de 3M estão: as notas adesivas Post-it, Cubriton ™, Scotch Brite®, entre outros.

Ver mais

Fontes:

  1. https://www.ted.com/talks/shawn_achor_the_happy_secret_to_better_work?language=es

Compartilhe esse artigo