Há alguns anos, a ciência levanta uma bandeira vermelha em relação à sustentabilidade da vida na Terra. A forma como exploramos os recursos chegou ao ponto de colocar nosso próprio planeta em xeque. E, embora haja uma longa lista de causas, poderíamos dizer que, no final das contas, os problemas ambientais que enfrentamos como desmatamento, invasão de plásticos, mudanças climáticas e perda de biodiversidade são, em parte, consequência da maneira como consumimos. Em suma, estamos falando de um caso típico de oferta e demanda.

Por isso, consumo e produção responsáveis ​​são um dos 17 Objetivos Globais da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Embora talvez ainda não tenhamos percebido, como consumidores temos sim o poder de condicionar a maneira como as empresas exploram os recursos. Mas como podemos fazer isso?

De acordo com a ONU, se a população mundial atingir 9,6 bilhões em 2050, seriam necessários quase 3 planetas para fornecer os recursos naturais necessários para manter o modo de vida atual.

O que é consumo responsável?

O Consumo Responsável está intimamente relacionado com o conceito de sustentabilidade, pois implica a escolha dos bens que adquirimos de forma consciente, levando em consideração que a produção, logística e o descarte de cada produto têm impacto ambiental que pode afetar gerações futuras – e até mesmo nossas gerações.

Consumo e produção sustentáveis referem-se ao “uso de serviços e produtos relacionados, que atendam às necessidades básicas e proporcionem uma melhor qualidade de vida, minimizando o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como as emissões de resíduos e poluentes ao longo do ciclo de vida do serviço ou produto de forma a não comprometer as necessidades das gerações futuras”.

O consumo responsável é baseado em duas máximas: consumir menos e o que é consumido deve ser o mais sustentável e solidário possível. Atualmente, consumimos tal quantidade de recursos que ultrapassamos a capacidade de geração do planeta. À medida que o desperdício e a poluição aumentam, também aumenta a desigualdade entre ricos e pobres.

Segundo o Greenpeace, os critérios básicos do consumo responsável são:

Comércio local com baixas emissões de dióxido de carbono (CO2) e proximidade entre produtores e consumidores.

Processos de produção ambientalmente corretos com uso mínimo ou zero de insumos químicos, promoção da biodiversidade, práticas de conservação do solo, gestão sustentável da água e manutenção de ecossistemas, bem como a redução de embalagens.

Um comércio justo e socialmente responsável que garanta o respeito às culturas, as boas condições de trabalho e os processos decisórios inclusivos e democráticos, em uma relação comercial pautada pela transparência.

Em suma, consumir de modo responsável implica assumir que temos a responsabilidade de escolher os bens que adquirimos e como os utilizamos, pensando sempre na redução dos danos ambientais. Mas como isso se traduz em ação prática?

7 pontos para consumir de forma mais responsável

Embora o consumo responsável ou sustentável possa ser resumido em 3 ações simples, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, há uma série de ações específicas que você pode realizar para reduzir seu impacto ambiental.

Talvez todas essas informações pareçam coisas demais. Mas, em resumo, o Consumo Responsável começa fazendo perguntas para modificar a forma atual de consumo e produção, fazendo mais com menos e decidindo com base em informações sobre o que consumimos. Mudar esses hábitos não acontece da noite para o dia, mas a situação no planeta em que vivemos é urgente.