Qual megatendência é a mais interessante para você?

Mudança de Climas e Recursos🌡️ / Mudanças demográficas e sociais 🗺️ / A ascensão do indivíduo🧠 / O Mundo em Reequilíbrio ⚖️

Esta é a resposta dos assinantes de nossa newsletter.

Como é evidente, especialmente nos últimos dois anos, o mundo está em constante mudança. Ser capaz de observar e compreender essas forças que movem as pessoas, e com elas as indústrias, é fundamental para tomar melhores decisões estratégicas, moldar mercados e criar um futuro mais brilhante.

O que é uma megatendência?

Denominamos essas grandes forças de mudança que estão moldando o mundo de “megatendências. Segundo Peter Fisk, “as megatendências são grandes mudanças sociais, econômicas, políticas, ambientais ou tecnológicas que são lentas de formar, mas uma vez estabelecidas podem influenciar uma ampla gama de atividades, processos e percepções, possivelmente por décadas”. Elas são as forças subjacentes que impulsionam a mudança nos mercados globais e em nossa vida diária”.

Qual é a diferença entre uma megatendência e uma tendência?

Como o nome sugere, as megatendências são maiores do que as tendências. As megatendências normalmente duram de 7 a 10 anos ou mais e cobrem uma escala maior da população. Enquanto que uma tendência dura de 2 a 5 anos.

As megatendências expressam para onde o mundo está indo, qual é o futuro mais provável, as certezas do que pode acontecer à humanidade, exceto um desastre ou evento que interrompa o caminho daquela força.

As megatendências envolvem o desenvolvimento de mudanças globais de longo prazo com impacto nos negócios, economia e culturas, tanto a nível individual quanto social. São combinações de múltiplas tendências, fenômenos e temas que se entrelaçam uns com os outros.

Qual é a diferença entre uma tendência e uma moda?

Embora tendências e modismos sejam ambos fenômenos coletivos, eles são bastante diferentes. Uma moda chega rapidamente e sai com a mesma rapidez. As pessoas adotam uma moda porque a novidade que ela representa nos agrada. Adotamos isso desde que seja relevante e, quando o efeito da novidade se desgasta, começamos a passar para outros modismos.

Uma tendência, ao contrário de uma moda, tem um impacto em larga escala, representa mudanças sociais mais profundas e reflete identidades culturais duradouras. Em contraste, uma moda geralmente se manifesta por um curto período de tempo, nos aspectos mais superficiais de uma sociedade.

Uma tendência afeta a estratégia de sua organização. Em contraste, somente as táticas pelas quais você executa sua estratégia devem ser afetadas por uma tendência.

Quais são as megatendências atuais?

A 3M consultou fontes externas para identificar cinco megatendências-chave que deverão ter o maior impacto nos próximos anos. Enquanto eventos como a pandemia COVID-19 causarão ventos de proa de curto prazo para algumas tendências chave e ventos de cauda para outras, esperamos que estas megatendências persistam.

Estas são as megatendências que identificamos em 2021. Lançaremos muito em breve os que identificamos este ano.