A desinformação é predominante nas mídias sociais e plataformas de notícias em todo o mundo, e representa uma ameaça à credibilidade científica. De acordo com SOSI 2022, é revelado que existem conseqüências negativas para a sociedade se não pudermos confiar nas notícias científicas.

Embora a maioria das pessoas saiba que a desinformação é um problema, como podemos diferenciar entre realidade e a ficção?

Método S.I.F.T.

A palavra “sift” em inglês significa “peneirar”. A sigla significa “Stop, Investigate, Find, Trace” (Parar, Investigar, Procurar, Rastrear). Este método foi desenvolvido pelo especialista em alfabetização digital Michael Caulfield. O Método SIFT fornece uma pequena lista de ações para determinar se uma fonte de notícias é digna de confiança.

S

3M metodo sift fake news misinformation

[Stop]
Pare

I

3M metodo sift fake news misinformation

[Investigate]
Investigue a fonte

F

3M metodo sift fake news misinformation

[Find]
Procure por uma cobertura confiável

T

3M metodo sift fake news misinformation

[Trace]
Rastreie outros meios de comunicação para voltar ao contexto original

PARE [Stop]

Pergunte-se se a fonte da notícia e as afirmações que ela faz são confiáveis. Se você não tiver certeza, não leia ou compartilhe as informações até que você tenha feito mais pesquisas para verificar os fatos.

INVESTIGUE a fonte [Investigate]

Antes de ler, pesquise a fonte da sua história, a experiência por trás da reportagem e a agenda potencial do repórter e/ou do meio de comunicação. Isto o ajudará a decidir se o conteúdo é confiável e ajudará a orientar sua interpretação do que você está lendo.

PROCURE por uma cobertura confiável [Find]

Verifique várias fontes em vez de confiar em apenas uma. Acompanhe um grupo diversificado de pessoas, notícias e perspectivas. Ouça um equilíbrio de diversos pontos de vista, tente cobrir todos os lados de uma história. As manchetes podem ser enganosas. Não faça conclusões precipitadas – ou compartilhe – uma história baseada apenas na manchete. Ela pode não refletir a complexidade da história maior.

RASTREIE declarações, citações e outros meios de comunicação para voltar ao contexto original [Trace]

Na Internet, as histórias podem carecer de contexto. Rastreie a declaração, citação ou mídia de volta à fonte original e reconstruir o contexto para avaliar o conteúdo de forma eficaz e precisa.

Às vezes você descobrirá que as alegações ou artigos que leu são imprecisos, mas ao pesquisar, ampliar seus horizontes e seguir seus instintos, você pode enfrentar com sucesso a desinformação na mídia.

Fonte:

  •  “SIFT (The Four Moves)”, Michael Caulfield, Hapgood.us, https://hapgood.us/2019/06/19/sift-the-four-moves/. The SIFT method is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

As pessoas na América Latina podem identificar notícias falsas?

De acordo com o SOSI 2022, a desinformação é generalizada em todos os canais (85% de mídia social, 72% de mídia tradicional) e representa uma ameaça à credibilidade científica. Se não podemos confiar nas notícias científicas, haverá consequências, entre outras: mais crises de saúde pública, mais divisão na sociedade e efeitos mais severos da mudança climática.

Entre nossos assinantes, fizemos o quiz “¿Falso ou real? Descubra se você pode identificar notícias falsas“, aqui estão os resultados.

14%

das pessoas que responderam ao quiz foram capazes de identificar notícias
falsas.

25%

tiveram alguma propensão a ser influenciado por notícias falsas.

61%

não foram capazes de identificar notícias falsas.

Quais países foram capazes de identificar notícias falsas?

Os países com os melhores resultados foram:

3M metodo sift detectar noticias falsas

Chile

3M metodo sift detectar noticias falsas

México

3M metodo sift detectar noticias falsas

Colômbia

¿Falso ou real? Descubra se você pode identificar uma notícia falsa.

85% das pessoas acreditam que há desinformação generalizada nas notícias tradicionais e/ou nas redes sociais (SOSI 2022). Isto significa que está se tornando cada vez mais difícil saber se as informações que consumimos são reais ou não.

Iniciar o quiz