Desde 2020, o mundo foi atingido por uma das maiores crises dos últimos 100 anos: uma pandemia global que levou mais de 2,6 milhões de vidas e devastou as economias de praticamente todas as nações.

Mas isso não nos impediu, continuamos buscando progredindo e nos reiventando, cuidando uns dos outros e poder superarando o maior desafio de todas as gerações que habitam o planeta.

Nesse contexto, onde as chances de fracasso são muito grandes, as mulheres estão dando um passo à frente para mostrar ao mundo como lidar com esse problema que tem abalado nossas vidas.

O que dizem os dados?

De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Economia e Política (CEPR) e o Fórum Econômico Mundial (WEF), os países que têm líderes femininas têm atuado “sistematicamente e significativamente melhor” para combater a Covid-19, tentando tanto na saúde quanto na economia da população.

Já em 2019, a Harvard Business Review publicou um estudo –que foi atualizado em 2020– indicando que as mulheres são classificadas como melhores líderes por aqueles que trabalham com elas em comparação aos homens.

Além disso, este estudo incluiu uma análise qualitativa que permite compreender o porquê desta diferença. Lendo os relatos, constatou-se que os entrevistados atribuíram maior importância às virtudes relacionadas às habilidades interpessoais, como ‘inspira e motiva’, ‘comunica com força’, ‘colaboração / trabalho em equipe’ e ‘construção de relacionamento’. Nessas qualidades, as mulheres foram classificadas melhor.

Depois de ler esta análise e observar a situação pela qual todos nós passamos, a relação entre esses tipos de habilidades e as necessidades que tínhamos como pessoas fica clara: as líderes femininas estão mais conscientes dos medos desuas seguidoras. Elas se importam mais sobre o bem-estar e inspiram confiança em seus planos, pois se mostram como seres humanos mais empáticos.

12 mulheres que estão liderando em tempos de mudança

Além da pandemia, queremos destacar o trabalho de todas aquelas mulheres que superaram grandes desafios para trazer um pouco mais de humanidade ao mundo, que nos ensinam a ir além das dificuldades e injustiças e trabalhar todos os dias para melhorar. A vida das pessoas .

1. Angela Merkel, Chanceler Federal da Alemanha

A chanceler da Alemanha (e cientista por formação), Angela Merkel, evitou o confinamento total e o colapso de hospitais, graças à solicitação oportuna de testes  para detectar o vírus de forma eficaz.

Mas, além de proteger com eficiência seu país contra o coronavírus, Angela Merkel também está preocupada com outros países. Em setembro de 2020, um incêndio varreu Moria, o maior campo de refugiados da Europa, na ilha grega de Lesbos. Merkel concordou rapidamente em aceitar a entrada de aproximadamente 2.750 pessoas, incluindo menores desacompanhados. Sua decisão pressionou outros países europeus a fazerem o mesmo.

Durante sua gestão, mais e mais mulheres foram promovidas a cargos importantes e desempenham papéis de grande relevância na política alemã. A gestão de Merkel é caracterizada por empatia, pragmatismo e vontade de experimentar.

2. Jacinda Ardern, Primeira Ministra da Nova Zelândia

Jacinda Ardern não só liderou uma das respostas mais bem-sucedidas ao coronavírus, mas também tem o gabinete mais diverso da história da Nova Zelândia: de seus 20 membros, oito são mulheres, cinco são maoris, três são do Pacífico e três são LGBTQ +.

Pela primeira vez, é formado um gabinete que verdadeiramente representa todos os neozelandeses. Essa ação, além de uma estratégia política, é um lembrete de que a diversidade traz perspectivas, habilidades e experiências únicas, essenciais no enfrentamento de desafios e na atuação conjunta em sociedade.

3Katalin Kariko, bioquímica, "Mãe da Vacina da COVID-19", Hungria

A cientista húngara Katalin Kariko é o responsável pela eficácia da vacina contra a Covid-19 promovida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

Ela dedicou mais de 40 anosa sua pesquisa sobre o ácido ‘RNA mensageiro’. Quando iniciou seu projeto, no final da década de 1980, a ciência tinha olhos apenas para o DNA, já que ele é visto como capaz de curar patologias como o câncer ou a fibrose cística.

Apesar de várias rejeições de muitos pedidos de bolsas de estudo e tendo que enfrentar o sexismo no local de trabalho, Katalin Kariko continuou sua determinação, nem mesmo sabendo que sua descoberta restauraria a esperança para o mundo inteiro.

4. Sarah Gilbert, Bioquímica e Bióloga, Líder do Projeto Oxford-AstraZeneca, Inglaterra

Sarah Gilbert é uma das principais cientistas do mundo. Seu objetivo era realizar pesquisas que causassem uma mudança importante na vida e na saúde das pessoas. Por isso, trabalhou quase toda a vida desenvolvendo vacinas contra a malária, Ebola, gripe e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), um tipo de coronavírus cujos avanços nas pesquisas lhe permitiram criar rapidamente a vacina contra a Covid -19. Graças a esta senhora de 58 anos, mãe de trigêmeos, que dedicou sua vida à ciência, a humanidade tem a vacina contra a gripe.

Como líder e investigadora principal do projeto Oxford-AstraZeneca, a Dra. Gilbert liderou um grupo de 300 pessoas para desenvolver uma das chaves para acabar com esta pandemia.

5. Kizzmekia Corbett, Bióloga, Líder do Projeto de Vacinas Moderna, EUA

Kissmekia Corbett é responsável pela equipe científica do governo dos Estados Unidos que lidera a pesquisa da vacina para a Covid-19 com a farmacêutica Moderna.

Ela tem 35 anos, é a mais velha de 7 irmãos e foi ela quem descobriu o papel da proteína S na resposta imunológica ao RNA do coronavírus SARS-Cov-2. Seu trabalho é crítico não apenas para superar a pandemia, mas também para encorajar mais mulheres e pessoas de cor a participarem da ciência.

6. Diana Trujillo, Diretora de Voo da Mars 2020, Colômbia

Diana Trujillo veio para os Estados Unidos com 18 anos, 300 dólares no bolso e um sonho: ser engenheira aeroespacial. Ela limpou casas para pagar seus estudos e agora trabalha na NASA como diretora de voo da missão Marte 2020, que em 18 de fevereiro depositou na superfície marciana o Perseverance, o robô explorador mais avançado já enviado ao espaço.

A missão do Perseverance será encontrar evidências de vidas passadas e coletar amostras de rochas que serão trazidas à Terra para análise. Também testará tecnologias que serão fundamentais para começar a pensar sobre uma futura presença humana no planeta vermelho.

“Uma das razões pelas quais vim [para os Estados Unidos] foram as expectativas do que a sociedade estava me dizendo para fazer, eu não estava interessada nisso e disse a mim mesma, não, não pode ser”, diz Diana, Trujillo em entrevista à BBC.

Para Diana, como para muitas mulheres, o caminho tem sido difícil e cheio de desafios, mas ela nos mostra que isso pode ser feito e que com perseverança e autoconfiança pode ser alcançado.

7. Nemonte Nemquino, líder do povo Waorani, Equador

Nemonte Nenquimo, uma mulher Waorani de 35 anos, liderou os protestos e liderou o processo legal para impedir que empresas petrolíferas explorassem uma área da Amazônia, conseguindo salvar mais de 4 milhões de hectares de floresta.

Dessa forma, ela não apenas evitou um desastre para o ecossistema e sua comunidade, mas também levou uma mensagem de conscientização sobre o que as mudanças climáticas significam para as comunidades indígenas.

Ela foi reconhecida pela revista TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Além disso, a BBC a incluiu em sua lista das 100 mulheres inspiradoras e influentes do mundo.

“A Terra não espera que você a salve, ela espera que você a respeite. E esperamos o mesmo de um povo indígena ”.
Nemonte Nemquino

8. Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos

Kamala Harris é a primeira mulher, a primeira negra e a primeira índia-americana a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira, ela rompeu muitas barreiras: foi a primeira mulher a servir como promotora distrital de São Francisco e a primeira índia americana a ser eleita para o Senado dos Estados Unidos.

“O que quero que as jovens e meninas saibam é: você é poderosa e sua voz é importante.”
Kamala Harris

9. Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu, França

Christine Legarde tornou-se a primeira mulher chefe do FMI e agora a primeira também a cargo do BCE. Além disso, Lagarde ocupou vários ministérios no governo francês e foi a Primeira-Ministra para Assuntos Econômicos do G8.

Ela não apenas pavimentou implicitamente o caminho para outras mulheres. De forma explícita, a economista proclama abertamente os direitos das mulheres e declarou que 88% dos países do mundo incluem formas de discriminação contra as mulheres em suas constituições, direitos ou ordens executivas.

É assim que incentiva mais mulheres a se dedicarem à economia, porque acima de tudo considera que a eliminação da lacunada participação feminina nesta área leva a um aumento do produto interno bruto.

“O que vimos em termos do papel das mulheres em nossas economias não é nada menos que revolucionário, e as revoluções são difíceis de engolir.”
Christine Legarde

10. Úrsula Von Der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, Bélgica

Úrsula Von Der Leyen foi a primeira mulher a presidir a Comissão Europeia e também a primeira ministra da Defesa na história da Alemanha. Ela é mãe de 7 filhos e agora tem que lidar com a maior crise da Europa desde as duas últimas guerras mundiais.

Além das fortes iniciativas destinadas a reduzir as emissões de CO2 e mobilizar o investimento sustentável, na secção sobre igualdade de gênero, Von Der Leyen é a favor da criação de quotas de gênero nas empresas e tem promovido a Estratégia Europeia para a Igualdade de Género 2020-2025, que inclui uma série de ações para alcançar a igualdade entre homens e mulheres.

“Nos negócios, na política e na sociedade como um todo, só podemos realizar todo o nosso potencial se usarmos todos os nossos talentos e nossa diversidade. Usar apenas metade da população, metade das ideias ou metade da energia não é suficiente ”.
Ursula Von Der Leyen

11. Susan Wojcicki, CEO do YouTube, Estados Unidos

Susan Wojcicki não foi apenas a pessoa que emprestou a garagem para Larry Page e Sergey Brin, onde os primórdios do Google surgiriam mas também garantiu o sucesso desta empresa.
Entre algumas das várias contribuições que Wojcicki desenvolveu em conjunto com a sua equipe, destaca-se o desenvolvimento do AdSense, Adwords e Google Analytics. Ou seja, ela é responsável pela criação de praticamente todos os projetos do Google para publicidade da empresa.

Foi até o precursor do Google querer adquirir o YouTube. Foi ela quem convenceu Page e Brin a comprar a plataforma quando ela ainda tinha um ano de idade.

Para Susan Wojcicki, também é muito importante eliminar a lacuna de gênero nas carreiras de STEM.

12. Damilola Odufuwa e Odunayo Eweniyi, Defensoras dos Direitos da Mulher, Nigéria

Damilola Odufuwa e Odunayo Eweniyi formaram, junto com outras 11 mulheres, um grupo denominado Coalizão Feminista com o objetivo de melhorar os direitos das mulheres nigerianas.

Quando a brutalidade policial do Esquadrão Especial Anti-Roubo (SARS) inflamou a população, o grupo entrou em ação com seu primeiro projeto: o movimento #EndSARS.

Usando tecnologia e mídias sociais, elas disseminam informações em tempo real, conscientizando e arrecadando fundos para protestos pacíficos. Elas acreditam que a democratização da informação é a chave para empoderar o povo nigeriano e efetuar mudanças.

Empoderando mulheres

Com o objetivo de promover a diversidade e inclusão, a 3M criou a iniciativa “Empoderando Mulheres”” para alcançar resultados ainda melhores em um ambiente cada vez mais inclusivo.

Pensando em práticas que valorizem nossos elementos de cultura, a equipe de Aquisição de Talentos da 3M busca criar espaços de diálogo com a comunidade externa, visando promover a diversidade nos processos de recrutamento externo

Cadastre-se

24 de março às 10h00 (Horário de Brasília) em português e somente para o Brasil.

Registro de evento

“3M Empoderando Mulheres” procura criar uma abordagem proativa com talentos femininos de diferentes áreas.

Você pode gostar:

Conheça as vencedoras 25 Mulheres na Ciência da América Latina que, por meio de seus trabalhos, projetos e histórias, contribuíram para melhorar a vida das pessoas em toda a região.

Baixe o e-book

Fontes:

  1. nature.com
  2. elmundo.es
  3. laopinion.com
  4. bbc.com
  5. whitehouse.gov
  6. europarl.europa.eu
  7. elpais.com
  8. time.com
  9. bellanaija.com

Compartilhe esse artigo