A ciência é a solução para os maiores desafios do mundo. É o caminho para transformar e impactar vidas. “Ciência é Esperança” é uma iniciativa 3M cujo propósito é levar arte e reflexões sobre a ciência ao público em geral com a exibição de três instalações artísticas na Estação Sé do metrô de São Paulo, entre os dias 16 de julho e 15 de agosto de 2021.

Em um contexto de pandemia, a ciência assume um grande protagonismo ao despertar o sentimento de esperança na população em geral. É o que revela o Índice do Estado da Ciência (SOSI), pesquisa realizada pela 3M pelo quarto ano consecutivo, que mostra que 91% dos brasileiros afirmam que confiam na ciência e nos cientistas.

Ciência é Esperança

Fio Silva@fio.silva

Buenos Aires, Argentina

Quem é Fio?
Ele começou sua carreira desenhando e pintando paredes para capturar sentimentos e conceitos sobre a vida e a natureza. Suas obras remetem à natureza, ao tempo e à força, e o movimento de suas figuras é feito da combinação de elementos orgânicos, além da água, da terra e do vento.

Fio é uma artista que se destaca pela realização dos seus projetos em espaços públicos, embora também tenha feito ilustração digital, modelagem, escultura e tela.

“Ao pensar em como traduzir o conceito de“ Ciência é Esperança ”utilizei a imagem de uma menina – representando a ideia de inclusão das mulheres na ciência e no futuro – como uma figura da qual elas emergem e fazem sentido outras elementos

A partir da composição, procurou-se criar a ideia de esperança e de um futuro melhor, e isso se reflete no olhar da menina e na posição dos pássaros, que vão de baixo para cima para acentuar a ideia de um amanhã e do que está por vir.

Da mesma forma, procurou-se integrar a ideia de transformação a partir da combinação de formas e elementos orgânicos que parecem quase oníricos ou oníricos, referindo-se também à criatividade necessária à mudança.”

Serendipia

Francisco 'Esec' Tapia

Tocopilla, Chile

Quem é ‘Esec’?
As paredes de Tocopilla foram as primeiras telas de Francisco Tapia Cortés ‘Esec’, arquiteto e artista urbano com mais de 20 anos de experiência e referência regional para o muralismo no Chile.

Sua obra, com pinceladas realistas e temas relacionados à comunidade local, está localizada principalmente nos bairros de Antofagasta. Além de promover a arte urbana em sua região, tem participado de diversos festivais nacionais e internacionais.

Além disso, é importante destacar que se trata de um trabalho que contribui para a sustentabilidade, uma vez que a tinta utilizada no mural tem como acréscimo uma nanotecnologia capaz de purificar substâncias tóxicas do ar, com ação equivalente a 10 árvores adultas.