Imagine uma pessoa dedicada à Ciência. Você a imaginou com óculos, poucas habilidades sociais, nenhum senso de moda e dentro de um laboratório? É bem provável que você tenha visualizado pelo menos duas dessas características e, com certeza, imaginou um homem.

Não se preocupe. É muito comum que, ao descrever pessoas dedicadas à Ciência, essa seja a caracterização típica, até porque, entre outras coisas, é a imagem que desenhos e filmes nos mostram há décadas.

Mas como esse estereótipo afeta a realidade? Todos os anos, a 3M realiza o Índice do Estado da Ciência (State of Science Index), um estudo global que apresenta as percepções da população global sobre a ciência. Este ano, o estudo confirmou que meninas e mulheres das áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) continuam enfrentando obstáculos devido ao seu gênero, entre outras barreiras. A pesquisa aponta que 59% das pessoas acreditam que mulheres e meninas são desencorajadas a seguir uma educação STEM mais do que homens e meninos. E 87% das pessoas concordam que devemos fazer mais para encorajar e manter mulheres e meninas envolvidas na educação STEM.

Por esse motivo, com o objetivo de abordar estereótipos negativos e a necessidade de maior diversidade, equidade e inclusão nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), a 3M lançou recentemente o documentário N̶ã̶o̶ Pareço Cientista (Not the Science Type).

Em associação com a Generous Films e a American Association for the Advancement of Science (AAAS), o filme apresenta a história de quatro mulheres cientistas que desafiam esses estereótipos, enfrentando barreiras à medida que ganham destaque em suas áreas na ciência.

GitanjaliRao

Garota de 2020 da revista TIME, é uma inventora de 15 anos com a missão de inspirar e criar uma comunidade global jovem e inovadora para resolver problemas em todo o mundo.

Dra. CiaraSivels

Engenheira nuclear do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins e a primeira mulher negra a obter um Ph.D. em Engenharia Nuclear pela Universidade de Michigan, e embaixadora da AAAS (American Association for the Advancement of Science)

Dra. JessicaTaaffe

Cientista de saúde global, microbiologista e embaixadora da AAAS

Dra. JayshreeSeth

Engenheira Química e Embaixadora Global da Ciência da 3M com 72 patentes em seu nome.

“N̶ã̶o̶ Pareço Cientista (Not the Science Type)” transmite uma mensagem de esperança e inspiração para as gerações futuras, pois conta a história dessas mulheres que superam preconceitos inerentes e ultrapassam limites, para mostrar tudo o que é possível.

“Temos na 3M uma longa história em fornecer acesso, ferramentas e conhecimentos para que estudantes e professores possam ter sucesso nas carreiras científicas. Estamos orgulhosos deste documentário e continuamos dedicados a abrir espaços para grupos sub representados nestas profissões.”

Dra. Denise Rutherford, vice-presidente sênior e diretora de assuntos corporativos, 3M

O documentário foi criado para iniciar uma conversa sobre igualdade e inclusão em STEM e para aumentar a conscientização. Ao destacar essas quatro mentes brilhantes, o filme mostra mulheres quebrando barreiras em seus campos de atuação e seus desejos de inspirar a futura geração de mulheres cientistas.

Festival de Cinema TriBeCa

O TriBeCa Film Festival foi criado em 2002 pela produtora de cinema Jane Rosenthal e o ator Robert De Niro.

Com mais de 250 filmes e mais de 1000 exibições em 2006 e 2007, tornou-se um dos festivais mais importantes do mundo. Seu programa oferece aos participantes uma grande variedade de filmes independentes, incluindo documentários, curtas-metragens e longas-metragens narrativas, e uma programação de filmes para toda a família. O festival também conta com painéis de discussão, onde várias personalidades do mundo do entretenimento discutem, e um music hall, produzido em conjunto com a ASCAP, para permitir a exibição de artistas consagrados e novatos. Um dos componentes mais distintivos do festival são os prêmios para artistas, com os quais artistas emergentes e renomados premiam obras de arte originais aos vencedores do concurso.