O Estado da Ciência no Mundo 2021

Na 3M, acreditamos que a ciência é importante. É importante para a sociedade, porque o crescimento populacional exponencial trará consigo desafios que só a ciência pode resolver. E a ciência deve ser importante para as pessoas, porque disso depende o nosso dia-a-dia e a nossa qualidade de vida futura.

 

Como parte de nossos esforços para o avanço da ciência em todo o mundo, desde 2018 estudamos como o mundo valoriza a ciência por meio de nosso Índice do Estado da Ciência (3M State of Science Index – SOSI), um estudo global para explorar a percepção da população em relação ao tema. As percepções do estudo orientam os esforços da 3M em defesa da ciência em todo o mundo.

 

Esta 5ª edição do estudo aborda cinco eixos principais: esperança, percepção da ciência, equidade STEM, sustentabilidade e liderança compartilhada. Compartilhamos aqui alguns destaques do relatório.

“A ciência recuperou a importância em nossas vidas após a pandemia e também nos trouxe uma sensação de esperança de que as coisas irão melhorar em breve. Da mesma forma, a quinta onda deste estudo nos permitiu compreender e prever o impacto de longo prazo que a pandemia teve na percepção científica, o que dá a oportunidade, como sociedade, de dar um passo adiante para enfrentar os desafios que temos como comunidade global”

José Varela, vice-presidente sênior de Assuntos Públicos e Governamentais da 3M América Latina.

Resultados no Brasil 2021

Pelo 4o ano consecutivo, a 3M apresenta as descobertas, as percepções e impacto da Ciência no mundo.

Esse estudo foi realizado em 17 países e foram entrevistadas cerca de 1000 pessoas em cada localidade. México, Brasil e Colômbia (pela 1ª vez no estudo) são os países da América Latina que fazem parte da pesquisa.

Em todo o mundo, a Ciência traz esperança para o futuro.

Eixos principais

Esperança: um sentimento que define 2021

A Ciência volta a mostrar a sua importância e a ser vista como um elemento que nos traz esperança. Para a América Latina, essa esperança inclui prioridades que a ciência pode resolver além de questões relacionadas à saúde, como desafios de sustentabilidade e lacuna de eqüidade nas disciplinas STEM.

Uma vez que a pandemia esteja sob controle, os brasileiros esperam ansiosos:

64%


Querem voltar a abraçar as pessoas e dar apertos de mão com segurança.

53%


Querem viajar para visitar amigos e familiares

58%


Querem seguir suas vidas sem utilizar máscaras

50%


Confiam na ciência

Percepção da Ciência: onde há esperança, há confiança

39%


Confiam nos cientistas

84%


Creem que a Ciência é muito importante em suas vidas diárias

85%


Defenderiam a ciência

Sustentabilidade: A Ciência é parte da solução

Devemos seguir a Ciência para sermos mais sustentáveis: mudanças climáticas, plásticos no oceano e fontes de energia renováveis são os tópicos mais importantes para os brasileiros.

82%


Dos brasileiros sentem que a pandemia os tornou mais conscientes do ponto de vista ambiental

92%


Acreditam que as pessoas devem seguir a ciência para ajudar
a tornar o mundo mais sustentável

Os brasileiros consideram que os problemas ambientais são as principais prioridades que a ciência deveria solucionar mesmo no auge da pandemia. As top prioridades na sustentabilidade para os brasileiros são:

57%


A pandemia da COVID-19

42%


Contaminação dos oceanos

41%


Acesso a fontes de energia renovável

39%


Fome

38%


Tratamento de água e esgoto

Interessante, certo?Baixe a versão do infográfico e compartilhe-a

Baixar Infográfico