O que diferencia um lugar para trabalhar de um ótimo lugar para trabalhar? Os melhores lugares para trabalhar não se constroem com uma lista de políticas, se constroem no dia a dia, através de práticas cotidianas e do relacionamento entre colaboradores e líderes.

Great Place to Work

Talvez você já tenha ouvido falar do “Great Place to Work”, uma empresa global de pesquisa, assessoria pessoal e capacitação que ajuda a identificar, criar e manter lugares excelentes de trabalho através do desenvolvimento de culturas de trabalho baseadas na confiança.

Há mais de 35 anos se encarregam de elaborar classificações das melhores empresas para trabalhar. Para escolhê-las, levam em conta critérios como a credibilidade de seus líderes, o respeito entre seus funcionários, o ambiente de trabalho e oportunidades de crescimento.

Para conseguir parâmetros de sucesso, o Great Place to Work realiza pesquisas intensas centradas na experiência dos funcionários sobre o que faz uma empresa ser excelente. Todos os anos, cerca de 4 milhões de funcionários em todo o mundo participam de uma pesquisa. Esse questionário é aplicado em mais de 6.000 empresas que, coletivamente, empregam aproximadamente 10 milhões de pessoas!

5 dimensões de um ótimo lugar para trabalhar

Os resultados obtidos nos questionários do Great Place to Work sobre a excelência e confiança dos lugares de trabalho, representam a pesquisa mais respeitada e extensa do mundo, definindo os padrões globais sobre o que é um ótimo lugar para trabalhar. Desse modo, foram identificadas as dimensões que servem como guia para os que querem transformar suas empresas. Quais são esses aspectos?

21° Melhor Lugar para trabalhar na América Latina: 3M
Credibilidade

É a forma com os colaboradores percebem seus líderes pela maneira como se comunicam, se são acessíveis, como gerenciam seus recursos e coordenam as pessoas para conseguir os objetivos do negócio, se agem de maneira coerente, ética e honesta.

Respeito

É a forma como os líderes agem respeitando os colaboradores, através do apoio profissional (capacitação, desenvolvimento e reconhecimento), envolvendo-se na tomada de decisões que afetam seu trabalho e o ambiente de trabalho, interessando-se de maneira genuína por eles como seres humanos, oferecendo um ambiente de trabalho saudável, tanto física como psicologicamente.

Imparcialidade

Representa o sentido de justiça dentro da organização, por meio de mecanismos que asseguram a equidade e transparência em processos organizacionais e tomada de decisões. Ou seja, significa garantir que as regras se aplicam a todos por igual, sem nenhum tipo de favoritismo.

Companheirismo

Representa o grau de hospitalidade e comunidade dentro de uma empresa, o que se traduz em um sentido de “família” ou equipe. Implica que as pessoas podem ser elas mesmas em seus lugares de trabalho e que exista uma atmosfera socialmente “amigável”.

Atitude de serviço

Representa a relação entre os colaboradores e seus empregos. Inclui o orgulho que a pessoa tem com seu próprio trabalho, com seus companheiros de trabalho e com a empresa em geral. É gerado quando a pessoa encontra transcendência em seu trabalho e tem relação com a reputação que a empresa tem no exterior.

Conselhos para criar um ótimo lugar para trabalhar

Conselhos para criar um ótimo lugar para trabalhar

Para poder assentar as bases de um ótimo lugar para trabalhar, deve-se primeiro trabalhar sobre as 5 dimensões mencionadas. Aqui estão algumas ações para começar:

  • Mostrar apreço pelo trabalho de seus colaboradores regularmente e de maneira inesperada.
  • Oferecer benefícios distintos que respondem às necessidades das pessoas, mostrando preocupação em tempos de crise e situações particulares.
  • Compartilhar as recompensas dos esforços mútuos de maneira equitativa, ou seja, com todos que ajudaram a produzir esses resultados e com as comunidades.
  • Ser acessível para que todas as pessoas possam fazer perguntas, sugestões e expressar preocupações.
  • Proporcionar informações de maneira honesta e transparente para que as pessoas possam contribuir de maneira criativa para os esforços da empresa.
  • Celebrar os êxitos organizacionais e de grupos de trabalho de maneira distintas e incomuns.
  • Ajudar as pessoas a cultivar seus dons para crescer profissional e pessoalmente, seja oferecendo capacitação ou orientando-as para novos desafios.

Talvez você se interesse por: Como o Storytelling pode salvar a ciência

21° Melhor Lugar para trabalhar na América Latina: 3M

21° Melhor Lugar para trabalhar na América Latina: 3M

Por último, queríamos compartilhar com você o orgulho que nos dá da 3M estar dentro do Top 25 do Great Place to Work dos melhores lugares para trabalhar na América Latina. Também queríamos agradecê-lo por, de algum modo, nos ajudar a continuar trabalhando para aplicar a ciência e melhorar os lugares e vidas das pessoas. Para nós, é prioritário promover políticas e práticas que geram um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. A diversidade é a base da sustentabilidade para a 3M, já que é a forma de transformar a empresa em um reflexo fiel da sociedade latino-americana e continuar a melhorar a vida no planeta.

Fontes:
www.greatplacetowork.com
www.greatplacetowork.com.mx