Quais são os maiores talentos femininos em ascensão na Ciência? A 3M descobriu com o prêmio25 Mulheres na Ciência na América Latina

Entre mil profissionais inscritas, organização reconheceu aquelas que apresentaram os projetos mais inovadores, com impacto social e potencial de ganho de escala

Para fomentar a diversidade na área científica, nada mais efetivo do que destacar os talentos femininos que estão fazendo a diferença. Esta é a visão da 3M, que entregou nesta quinta-feira, 11, o prêmio 25 Mulheres na Ciência na América Latina a profissionais da região que desenvolveram pesquisas e projetos inovadores, capazes de gerar impacto positivo na sociedade e que sejam histórias inspiradoras.

Marcelo Oromendia

“Sem dúvida, a diversidade é essencial, vibrante e nos ajuda a construir um futuro cada vez mais justo e sustentável.”

“Como educadores, pais, líderes e como empresa, devemos fomentar iniciativas que promovam cada vez mais espaço para as mulheres nas carreiras científicas, contribuindo para a equidade de gênero na ciência e em nossa sociedade.”

Marcelo Oromendia, Presidente da 3M Brasil.

Para definir as vencedoras, um júri de grandes especialistas

Para chegar às cientistas vencedoras, a companhia recebeu inscrições entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Ao todo, mais de mil especialistas de áreas STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) se candidataram. Cada um dos projetos foi submetido à análise de um júri de especialistas e profissionais de destaque na área.

Entre os nomes que integraram a banca, estão Ana Flávia Nogueira, diretora do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) do Brasil, Diana Salazar, diretora de Geek Girls Latam, e Dora Altbir, diretora do Centro para o Desenvolvimento da Nanociência e Nanotecnologia (Cedenna) da Universidade de Santiago do Chile.

Paulo Gandolfi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da 3M para a América Latina, reforça que a organização tem na ciência o principal pilar para o desenvolvimento de produtos e soluções. Por isso, diz, é tão essencial estimular a pluralidade e a representatividade entre os profissionais da área – algo que já acontece internamente, entre as equipes da empresa, mas que ganha mais alcance com o prêmio.

Paulo Gandolfi

“Queremos incentivar o protagonismo feminino em áreas científicas que antes eram consideradas masculinas, de modo a contribuir com o futuro das próximas gerações de mulheres.”

Paulo Gandolfi, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da 3M para a América Latina.

Conheça as vencedoras do prêmio Mulheres na Ciência na América Latina

Das 25 especialistas premiadas, seis são brasileiras. Elas desenvolveram projetos nas mais diversas frentes, incluindo o uso de inteligência artificial para detectar transtornos mentais e o uso de nanotecnologia para tratar câncer do colo do útero.

Os projetos inscritos precisavam já ter sido testados, com resultados comprovados nos últimos dois a cinco anos. Para selecionar as vencedoras, o júri avaliou ainda a inovação das propostas, a importância do problema resolvido, escalabilidade e impacto na comunidade.

Os projetos inscritos precisavam já ter sido testados, com resultados comprovados nos últimos dois a cinco anos. Para selecionar as vencedoras, o júri avaliou ainda a inovação das propostas, que se destacaram em resultados e aplicação, além de terem as histórias mais inspiradoras.

Conheça as Cientistas Premiadas:

Jorgelina Noelia Gavotti
Josefina Ballarre
Christiani Andrade
Luiza Frank
Daniela Ushizima
Kátia Omura
Leticia Oliveira
Silvana Pereira Rempel
Carolina Parra González
Daniela Sáez Mahuida
María Isidora Ávila Thieme
Andrea Ramírez Vela
Paola Andrea Barato
Johanna Marcela Flórez
Erika Bustos
Itzel Montserrat Lara
Priscila Pineda
Judith Zavala Arcos
Lorena Díaz de León
Dafni Mora
Milagros Cubilla
Marili Lislee Mora
Silvana Luzmila Flores
Irma Geralda Horna
Laura Alethia de la Fuente

Você pode ver a cerimônia de premiação:

As premiadas passarão a integrar uma plataforma com diversas iniciativas para promover a visibilidade e o networking. Entre elas, está a participação no E-book 25 Mulheres na Ciência da América Latina, mentoria com um especialista da 3M, participação no podcast Inovação em Pauta, da organização e divulgação de suas histórias e projetos no Blog Curiosidade, canal da 3M que trata de criatividade, empreendedorismo, sustentabilidade e, enfim, de ciência.