Você considera a sustentabilidade dos materiais ao escolher um produto?
Esta é a resposta dos assinantes de nossa newsletter.

Há 52 anos, num 22 de abril, 20 milhões de norte-americanos – ou 10% da população total da época dos Estados Unidos – ocuparam ruas, parques e auditórios para protestar.

A briga era contra os impactos nefastos de 150 anos de desenvolvimento industrial, que deixaram uma trilha de deterioração do meio ambiente e de graves problemas à saúde humana. Por isso, o protesto foi batizado de Dia da Terra.

Desde então, o Dia da Terra vem sendo lembrado como uma data de conscientização, de luta e de adoção de medidas práticas de sustentabilidade.

Falemos de sustentabilidade

E foi para celebrar essa causa que a 3M promoveu, nesta terça-feira, o Sustainability Talks, evento desenvolvido pelo Comitê de Sustentabilidade da América Latina em conjunto com a área de Marca e Comunicação.

Tiramos do Sustainability Talks quatro lições, voltadas para empresas e para pessoas. Porque todos têm que fazer sua parte para que, em breve, o Dia da Terra não seja mais uma data de luta e conscientização – e, sim, de celebração.

3M Sustentabilidade é um problema de todos nós

Sustentabilidade é um problema de todos nós

Inti Pérez, gerente de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé México e uma das speakers do Sustainability Talks, deu um recado: “Sustentabilidade converteu-se em uma das prioridades de qualquer negócio”, disse ela. “A empresa que não a reconhece como modelo de negócios está fora do jogo.”

Entre os vários compromissos da empresa com o tema está o plano de apoiar e acelerar a transição para um sistema alimentar regenerativo.

Nesse modelo, o objetivo é proteger e restaurar o meio ambiente, melhorar os meios de subsistência dos agricultores e aumentar o bem-estar das comunidades agrícolas.

Para isso, a Nestlé vai investir 1,2 bilhão de francos suíços nos próximos cinco anos e atuar com seus parceiros, formados por mais de 500 mil agricultores e 150 mil fornecedores. São três os pilares para ajudar os agricultores a adotarem práticas regenerativas:

  1. Aplicar ciência e tecnologia de ponta e fornecer assistência técnica.
  2. Oferecer apoio ao investimento.
  3. Pagar prêmios por produtos agrícolas regenerativos.
3M Sustentabilidae Provoque suas equipes e a si mesmo como fazer diferente

Provoque suas equipes (e a si mesmo): como fazer diferente?

Vice-presidente de Negócios de Consumo da 3M, Cristian Arriagada fez a provocação: como mudar nossa mentalidade para que a economia circular se torne uma prioridade? “Cada pessoa que cria e comercializa produtos deve se questionar como trabalhar para pensar no futuro no planeta”, afirmou ele. “Como podemos conceber um produto já com a visão de todo seu ciclo de vida? Como podemos fazer diferente ou dar ao produto um destino diferente?”

Entre as várias iniciativas da 3M, Cristian citou o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite®, elaborado em parceria com a Terracycle. Por meio do programa, as esponjas, em vez de irem para o lixo, são coletadas e passam por um processo de reciclagem, no qual seus resíduos são transformados em uma nova matéria-prima, chamada pellet. Ela é vendida e usada para a produção de objetos como bancos, lixeiras etc. A renda é revertida para instituições sem fins lucrativos. Uma boa e simples ideia no escopo da circularidade, com benefícios para todos os envolvidos.

Atuar socialmente é atuar sustentavelmente

Nos últimos anos, três letras ganharam importância extrema no mundo todo, especialmente no universo corporativo: ESG. Elas estão relacionadas às práticas ambientais, sociais e governamentais das companhias – e mostram que esses três temas são indissociáveis.

Por isso, programas de voluntariado, que procuram causar impacto nas comunidades – e são, portanto, iniciativas sociais – são tão importantes para empresas e para as pessoas.

É o caso do 3M Impact, criado em 2017 para ajudar organizações sem fins lucrativos, usando a experiência dos colaboradores da empresa em diferentes áreas.

Por meio desse programa, explicou Leticia Solis, gerente de Operações Phase In Phase Out e de Dados na 3M, funcionários da companhia trabalham, de forma pro bono, oferecendo sua expertise para capacitar e ajudar ONGs a solucionarem seus problemas. “Assim, as organizações são capazes de gerar impacto maior nas comunidades em que atuam”, disse.

3M A forma como você lava sua roupa é a forma como cuida do planeta Sustentabilidade

A forma como você lava sua roupa é a forma como cuida do planeta

Se você lava roupa pensando que está cuidando bem delas, talvez seja a hora de repensar. “Lavar não necessariamente faz a roupa durar mais”, afirmou a jornalista de moda e empreendedora Leticia Silva no 3M Sustainability Talks. “O processo de lavagem é, na verdade, bem agressivo.”

Além do alto consumo hídrico e também energético, lavar a roupa degrada as fibras do tecido – que, em 70% dos casos, são sintéticas e acabam poluindo as águas dos rios e oceanos. Leticia dá, como ela chama, “três dicas de ouro” para tornar esse processo rotineiro mais sustentável.

  1. Use sempre água fria. “Setenta e cinco porcento da energia gasta pela lavadora é para esquentar a água. Além disso, é mito o fato de a água quente ajudar a tirar manchas – ela, na verdade, não preserva a cor nem a qualidade do tecido”, afirmou.
  2. Maneirar no amaciante. Em grande quantidade, ele estraga a máquina e polui o meio ambiente.
  3. Procurar não depender tanto da secadora. Além de gastar menos energia, deixar as roupas secarem ao sol é muito mais saudável. “Muitos médicos especialistas em patologia afirmam que o sol tem um efeito ainda melhor do que o cloro para matar germes e bactérias”, disse ela.

A participação de Letícia no evento lembrou de algo simples e verdadeiro. Toda transformação grandiosa começa com a atenção para nossas atitudes, buscando conhecimentos, propondo pequenas mudanças na nossa vida como aplicar um novo olhar para os cuidados com nossa roupa, reciclarmos nosso lixo, evitarmos desperdícios.