TrendSeekers | Episódio 5
Estamos vivendo um momento histórico em que se torna cada vez mais evidente que as formas de fabricação, uso e disposição de materiais em indústrias tão diversas como moda, construção, eletrônica ou saúde, não são mais sustentáveis. Está se tornando necessário e cada vez mais urgente repensar e propor novos métodos eficientes, circulares e sustentáveis.
Na América Latina existem iniciativas em diferentes escalas e abordagens que procuram dar uma virada sustentável ao mundo dos materiais. Nesta nova edição de TrendSeekers, revisaremos as possibilidades de biofabricação, a partir do desenvolvimento de materiais cocriados com a natureza no sul do Chile, e também as iniciativas materiais que a 3M está desenvolvendo com uma abordagem interdisciplinar e integral sustentável.
Alejandro Weiss Munchmeyer é chileno, cofundador do Laboratorio de Biomateriales de Valdivia (LABVA). Arquiteto, Mestre em Projeto Urbano e Diploma em Inovação e Criatividade.
Sua carreira no LABVA inclui pesquisa, experimentação e mediação de processos, juntamente com a criação e desenho de novas materialidades com foco no nativo. Ele também leciona na Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidad Austral de Chile.
De sua paixão por biomateriais, ele procura entender a fabricação como uma oportunidade de colaborar com a natureza. Alejandro fala sobre como esta crise material abriu janelas de inovação em diferentes partes da América Latina, onde a riqueza territorial e cultural contribui para a construção de uma nova cultura material regenerativa.
“Utilizando os próprios processos biológicos dos organismos podemos reduzir o impacto na criação de materiais, assim como ser mais eficientes no gasto de energia e no uso da superfície para as culturas”
“A América Latina está em um ambiente privilegiado neste contexto, devido aos laços territoriais e ao conhecimento ancestral de cada região”
Alejandro Weiss | Cofundador do Laboratorio de Biomateriales de Valdivia (LABVA).
Fatos interessantes sobre o tema:
São necessários 7000 litros de água para gerar um par de calças jeans.
Um terço dos resíduos em aterros sanitários são resíduos da indústria da construção.
A indústria da moda é responsável por 8% das emissões globais de CO2, produzindo mais emissões do que todos os vôos internacionais e embarques marítimos combinados (ONU, 2019).
Fontes: Measuring Fashion, por Quantis & Climateworks Foundation (2018) e ONU (2019).
Jener Oliveira é formado em engenharia de materiais e possui um mestrado em engenharia química. Ele começou sua carreira na 3M em janeiro de 2001 na área de desenvolvimento de AAD, mudando-se para o grupo HCBG em 2002, onde foi responsável pelo desenvolvimento e localização de vários produtos do grupo de Saúde.
Atualmente, ele codirige o grupo técnico Gaia do Brasil, que tem como objetivo promover iniciativas técnicas orientadas para a sustentabilidade.
A partir de sua posição na 3M, Jener fala sobre como sua visão abrangente da sustentabilidade encontrou um lugar nesta empresa, liderando diferentes iniciativas e projetos que melhoram a indústria da saúde como um motor de inovação e desenvolvimento sustentável.
“Ser sustentável envolve vários aspectos de nossas vidas, desde nossa saúde mental, saúde física e o impacto de nossas escolhas sobre o meio ambiente em que vivemos”
Jener Oliveira | Especialista em Pesquisa Avançada e Desenvolvimento na 3M Brasil.
Descubra quais são as tendências, percepções e perspectivas sobre a ciência mais emocionantes de hoje – e do “futuro”.
Recomendações para leituras adicionais e entretenimento
Um livro: Why Materials Matter: Responsible Design for a Better World, de Seetal Solanki. Publicado em 2018, o autor revela suas pesquisas sobre materiais naturais que oferecem esperança para o futuro do planeta.
Um podcast: Entre Hongos, de Efren Robledo-Leal e Mariana Elizondo, pesquisadores e professores de micologia, que exploram aspectos diversos e insuspeitos do mundo fúngico do México.
Um documentário: “Fungos fantásticos”, dirigido por Louie Schwartzberg e narrado por Brie Larson. Lançado em 2019, este documentário mergulha você no mundo dos fungos, suas propriedades e possibilidades inexploradas.
Uma TED Talk: “Por que a biofabricação é a próxima revolução industrial” por Suzanne Lee na TEDSummit 2019, onde revisamos como esta técnica poderia nos ajudar a substituir fontes de desperdício como o plástico e o cimento por alternativas ecologicamente corretas e sustentáveis.
Episódio 6.Realidade Virtual y Realidade Aumentada
Nesta nova edição da TrendSeekers com Juan Manuel Escobar, vamos analisar mais de perto o que o Metaverso significa e o que seu futuro nos reserva.