3M TrendSekeers Materiais Sustentáveis

TrendSeekers | Episódio 5

Estamos vivendo um momento histórico em que se torna cada vez mais evidente que as formas de fabricação, uso e disposição de materiais em indústrias tão diversas como moda, construção, eletrônica ou saúde, não são mais sustentáveis. Está se tornando necessário e cada vez mais urgente repensar e propor novos métodos eficientes, circulares e sustentáveis.

Na América Latina existem iniciativas em diferentes escalas e abordagens que procuram dar uma virada sustentável ao mundo dos materiais. Nesta nova edição de TrendSeekers, revisaremos as possibilidades de biofabricação, a partir do desenvolvimento de materiais cocriados com a natureza no sul do Chile, e também as iniciativas materiais que a 3M está desenvolvendo com uma abordagem interdisciplinar e integral sustentável.

3M TrendSekeers Materiais Sustentáveis Alejandro Weiss

Alejandro Weiss Munchmeyer é chileno, cofundador do Laboratorio de Biomateriales de Valdivia (LABVA). Arquiteto, Mestre em Projeto Urbano e Diploma em Inovação e Criatividade.

Sua carreira no LABVA inclui pesquisa, experimentação e mediação de processos, juntamente com a criação e desenho de novas materialidades com foco no nativo. Ele também leciona na Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidad Austral de Chile.

De sua paixão por biomateriais, ele procura entender a fabricação como uma oportunidade de colaborar com a natureza. Alejandro fala sobre como esta crise material abriu janelas de inovação em diferentes partes da América Latina, onde a riqueza territorial e cultural contribui para a construção de uma nova cultura material regenerativa.

“Utilizando os próprios processos biológicos dos organismos podemos reduzir o impacto na criação de materiais, assim como ser mais eficientes no gasto de energia e no uso da superfície para as culturas”

“A América Latina está em um ambiente privilegiado neste contexto, devido aos laços territoriais e ao conhecimento ancestral de cada região”


Alejandro Weiss | Cofundador do Laboratorio de Biomateriales de Valdivia (LABVA).

Fatos interessantes sobre o tema:

3M TrendSekeers Materiais Sustentáveis

São necessários 7000 litros de água para gerar um par de calças jeans.

3M TrendSekeers Materiais Sustentáveis

Um terço dos resíduos em aterros sanitários são resíduos da indústria da construção.

A indústria da moda é responsável por 8% das emissões globais de CO2, produzindo mais emissões do que todos os vôos internacionais e embarques marítimos combinados (ONU, 2019).

Fontes: Measuring Fashion, por Quantis & Climateworks Foundation (2018) e ONU (2019).

Jener Oliveira é formado em engenharia de materiais e possui um mestrado em engenharia química. Ele começou sua carreira na 3M em janeiro de 2001 na área de desenvolvimento de AAD, mudando-se para o grupo HCBG em 2002, onde foi responsável pelo desenvolvimento e localização de vários produtos do grupo de Saúde.

Atualmente, ele codirige o grupo técnico Gaia do Brasil, que tem como objetivo promover iniciativas técnicas orientadas para a sustentabilidade.

A partir de sua posição na 3M, Jener fala sobre como sua visão abrangente da sustentabilidade encontrou um lugar nesta empresa, liderando diferentes iniciativas e projetos que melhoram a indústria da saúde como um motor de inovação e desenvolvimento sustentável.

3M TrendSekeers Materiais Sustentáveis Jener Oliveira

“Ser sustentável envolve vários aspectos de nossas vidas, desde nossa saúde mental, saúde física e o impacto de nossas escolhas sobre o meio ambiente em que vivemos”


Jener Oliveira | Especialista em Pesquisa Avançada e Desenvolvimento na 3M Brasil.

Descubra quais são as tendências, percepções e perspectivas sobre a ciência mais emocionantes de hoje – e do “futuro”.

Ir para 3M Futures

Recomendações para leituras adicionais e entretenimento

Um livro: Why Materials Matter: Responsible Design for a Better World, de Seetal Solanki. Publicado em 2018, o autor revela suas pesquisas sobre materiais naturais que oferecem esperança para o futuro do planeta.

Um podcast: Entre Hongos, de Efren Robledo-Leal e Mariana Elizondo, pesquisadores e professores de micologia, que exploram aspectos diversos e insuspeitos do mundo fúngico do México.

Um documentário: “Fungos fantásticos”, dirigido por Louie Schwartzberg e narrado por Brie Larson. Lançado em 2019, este documentário mergulha você no mundo dos fungos, suas propriedades e possibilidades inexploradas.

Uma TED Talk: “Por que a biofabricação é a próxima revolução industrial” por Suzanne Lee na TEDSummit 2019, onde revisamos como esta técnica poderia nos ajudar a substituir fontes de desperdício como o plástico e o cimento por alternativas ecologicamente corretas e sustentáveis.

Episódio 6.Realidade Virtual y Realidade Aumentada

Nesta nova edição da TrendSeekers com Juan Manuel Escobar, vamos analisar mais de perto o que o Metaverso significa e o que seu futuro nos reserva.

Assistir ao Episódio 6