Quando estávamos passando por um momento difícil da pandemia, tudo o que queríamos era que nossa realidade voltasse a ser como era antes, o mais rápido possível. Com o passar dos meses, começamos a ver alguns benefícios de trabalhar neste novo paradigma. Mas, que mudanças vieram para ficar?

Como a pandemia mudou a nossa maneira de trabalhar?

Em 2020, a melhor opção para conter o contágio era ficar em casa e trabalhar de casa, se possível. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante 2020, no pior momento da crise, no segundo trimestre de 2020, cerca de 23 milhões de pessoas trabalharam remotamente na região. Isto representa entre 20 e 30% dos assalariados que estavam realmente trabalhando. Antes da pandemia, este número era inferior a 3%.

Alguns países, como o México, inclusive legislaram sobre o home-office, incluindo: despesas operacionais que a empresa deve reconhecer para seus trabalhadores, assim como a adequação dos espaços de trabalho e dos serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Já em 2022, com o avanço da vacinação e a redução das fatalidades da COVID-19, os diretores gerais no México esperam que 50% de suas operações precisem de um escritório, de acordo com uma pesquisa realizada pela SAP.

Com base nestes resultados, isto significa que devemos dizer adeus ao home office? Não necessariamente. Trata-se de compreender as necessidades reais de cada negócio e fazer os ajustes necessários.

Devido à rapidez com que essa transição para o trabalho remoto precisava ser feita, muitas empresas empreenderam uma transformação digital abrupta sem muito treinamento para a força de trabalho. Segundo um relatório da OIT, antes da pandemia da COVID-19, menos de 2% da força de trabalho latino-americana trabalhava sob este modelo. E, de acordo com a Harvard Business Review, quase nenhuma empresa na América Latina possuía a infraestrutura necessária para a transição.

Isto significa que muitas empresas, com os ajustes necessários, poderiam continuar a manter esta forma de trabalho e desfrutar de seus principais benefícios.

Qual é realmente a melhor maneira de trabalhar?

É claro que existem cargos que requerem trabalho presencial, mas e o resto?
De acordo com um estudo da Harvard Business School, o trabalho híbrido está surgindo como uma nova forma de organizar o trabalho globalmente.

“O trabalho híbrido intermediária é plausivelmente o ponto ótimo, onde os trabalhadores aproveitam a flexibilidade e ainda assim não estão tão isolados em comparação com seus colegas que trabalham principalmente em casa”, disse o artigo, em co-autoria com o professor associado da Harvard, Prithwiraj Choudhury. “A solução híbrida intermediária poderia oferecer o melhor dos dois mundos”.

O estudo da Harvard Business School conclui que um ou dois dias no escritório seria a configuração ideal para o trabalho híbrido.

Qual é a forma de trabalhar na 3M? Uma abordagem baseada na confiança

Para muitos 3Mers em todo o mundo, trabalhar em um escritório se tornou a exceção à regra. Embora as vacinas COVID-19 estejam disponíveis em muitos locais e os protocolos de distanciamento físico ainda estejam em vigor nas instalações da 3M, o futuro do trabalho não é necessariamente um retorno ao escritório em tempo integral.

É aí que entra Work Your Way. Esta modalidade criada pela 3M é uma abordagem baseada na confiança. Neste modelo, cada pessoa pode criar um cronograma que ajude a trabalhar quando e onde puder, de forma mais eficaz.

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência para os funcionários e um desempenho comercial superlativos”, disse Aman Gupta, vice-presidente da Enterprise Workplace Strategy. “Trata-se de fazer seu trabalho e entregar resultados. Não de onde você se senta e a que horas você se conectou”.

"Trata-se de fazer seu trabalho e entregar resultados. Não de onde você se senta e a que horas você se conectou"

“Reunimos uma equipe global composta por pessoas de diferentes estilos de vida e diferentes funções”, disse Juan Pablo Velasquez, diretor de Inovação e Cultura de Recursos Humanos da 3M. “Queríamos realmente ter uma abordagem moderna e renovada do trabalho que evoluísse a experiência das pessoas que trabalham na 3M, para a tornar moderna e atraente para os novos talentos”.

A equipe Work Your Way chegou à 3Mers em todos os níveis em todo o mundo com esta pergunta: Como você vê o futuro do trabalho para si mesmo?

Falamos com quatro 3Mers para ouvir suas histórias e ver como Work Your Way ganha vida de maneiras diferentes.

Lucy: Híbrido

Lucy Cai, líder da equipe de operações do cliente no escritório da 3M na China, e seus colegas trabalham em um modelo híbrido. Ela chega ao escritório em um horário alternativo. Lucy escolheu trabalhar no escritório cerca de 60% do tempo, agendando todas as suas reuniões com supervisores locais, membros da equipe e clientes nesse horário.

“Eu me beneficio mais com a colaboração presencial”

Lucy e seus colegas de trabalho são próximos, então ela gosta de poder se conectar presencialmente. Nas segundas-feiras, toda a equipe da Lucy vem ao escritório para acompanhar os projetos e planejar o futuro. “A equipe às vezes almoça junta, todos nós sentimos muita saudade uns dos outros”, disse ela.

Quando Lucy tem reuniões globais que não podem ser realizadas pessoalmente ou precisa de tempo de mesa, ela trabalha em casa.

“Isso me dá um horário de trabalho mais flexível e um ambiente tranquilo para me concentrar melhor”

O horário híbrido também permite que ela passe mais tempo com a família.

“Como mãe trabalhadora e filha única de meus pais, trabalhar em casa me permitiu acompanhar minha filha ao exame de admissão do ensino médio e ajudar meus pais em uma emergência”

Terry: Híbrido

Terry Collier, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento em Austin, Texas, visita o laboratório uma vez por semana para supervisionar projetos que sua equipe não consegue concluir de casa.

“É incrível o que a 3M estabeleceu [para medidas de distanciamento físico]. Se você precisar de um respirador descartável, eles estão disponíveis. Há sanitizante de mãos em muitos lugares que servem como um grande lembrete para higienizar com frequência. Temos mapas para lhe mostrar quantas pessoas podem estar em uma sala. Facilita muito ir para o laboratório e trabalhar com segurança”

Como muitos outros na 3M, Terry não só busca flexibilidade no local onde trabalha, mas também flexibilidade no momento em que trabalha.

“Eu posso ter reuniões cedo e tarde. [Work Your Way] permite que você tire um pouco mais de tempo para o almoço se você começou às seis da manhã ou fez alguns recados durante o dia. Eu realmente valorizo essa estrutura”

Stephanie: Remoto distante

Stephanie Seidler, engenheira de projetos 3M em Alabama, trabalha remotamente em Austin, Texas, desde setembro de 2020. Com a introdução de Work Your Way, ela planeja aproveitar a opção remota.

“Estou casada com um militar e recentemente nos mudamos de Singapura para Austin”, disse ela. “Work Your Way não existia quando comecei na 3M em 2016, mas estou muito entusiasmada de que outros cônjuges e familiares de militares da 3M possam se mudar com seus membros do serviço”

Embora Work Your Way não cubra a mudança para outro país, desde que se mudou para os EUA, a opção de trabalhar remotamente dá a Stephanie e seu marido a capacidade de crescer em suas carreiras de forma congruente.

“Poder trabalhar remotamente me dá a segurança de que ainda posso ter uma carreira de sucesso, sem limitar a carreira de meu marido”

Juan Pablo: Híbrido

O trabalho remoto lhe permite passar mais tempo com as pessoas mais importantes, o que é especialmente importante para os 3Mers que são pais iniciantes.

Desde que começou a trabalhar em casa, na Colômbia, Juan Pablo tem conseguido passar mais tempo com a sua filha.

“Quando a pandemia começou, minha filha tinha apenas um ano. [Trabalhar remotamente] me permitiu passar muito tempo com ela, caso contrário, teria ficado no escritório”

Embora a maior parte do trabalho de Juan Pablo possa ser feita remotamente, ele prefere um modelo híbrido porque lhe permite manter conexões com outros colegas.

“Eu trabalho em recursos humanos e sou muito orientado para as pessoas. Eu gosto de passar tempo com os outros, sair para almoçar, sair para tomar algo depois do trabalho. Eu realmente senti falta desse tipo de interação”

Dicas para determinar o que é melhor para você

Se você ainda não determinou como trabalhar melhor, Aman tem um conselho crucial: pergunte-se, estou gerando resultados comerciais e cuidando do meu bem-estar?

“Escolha o modelo que ajude você a fazer isso o melhor que puder. Se você descobrir que não pode cumprir um horário específico, trabalhe com o seu supervisor/a para ajustar ou mudar seu modelo. A cada poucos meses, avalie seu modelo escolhido e verifique se ele ainda funciona para você”

São iniciativas como esta que ajudaram a 3M a conquistar o 2º lugar na lista de Great Places to Work na América Latina.

Permitir que cada pessoa escolha sua modalidade ideal fomenta uma cultura ágil, inclusiva e colaborativa. “Criar um local de trabalho que faça as pessoas se sentirem valorizadas, desafiadas criativamente e apreciadas é uma missão que nos esforçamos para atingir todos os dias, e o que acredito que faz da 3M uma grande empresa”, disse Zoe Dickson, vice-presidente executiva e diretora de recursos humanos da 3M, em uma publicação recente no LinkedIn.

Como você vê o futuro do trabalho para si mesmo? Compartilhe sua experiência na seção de comentários abaixo.

Episódio 4.O novo paradigma: O impacto da pandemia em nossa vida pessoal e profissional

Com Gina Jaramillo e Juan Pablo Velásquez você descobrirá o que a pandemia está nos deixando e o que as coisas do mundo virtual estão aqui para ficar.

Assistir ao Episódio 4