Entre uma reunião virtual e outra, a gerente de Insights & Analytics da 3M, Adriana Horita, sai na varanda, respira um pouco de ar puro e fica observando o lago e as árvores que cercam a casa. Há dois anos, ela jamais teria imaginado que seria possível morar a 310 quilômetros do escritório. “Fugir do centro urbano era um plano romântico para um futuro distante, mas as coisas se anteciparam”, conta. Como ela brinca, a pequena cidade que escolheu para viver não tem semáforo, nem cinema, o que a obriga a desacelerar, viver com calma e, consequentemente, trabalhar mais feliz.

Em outro ritmo, Renata Decourt Perina, gerente de educação e desenvolvimento no grupo de marketing dos Negócios de Saúde da 3M, vai ao escritório em Campinas uma vez por semana e trabalha de casa nos outros quatro. Por escolha própria. Assim, consegue ficar mais perto da família, buscar os filhos na escola, acompanhá-los em algum evento à tarde. Ela mesma desenha sua rotina.

“Trabalho não é estar conectada das 8h às 17h. É o que eu produzo, não importa de onde ou a que horas”, afirma.

E tudo isso sem culpa, já que a empresa oferece liberdade, desde que os funcionários estejam comprometidos com suas entregas em dia.

Essas rotinas refletem bem o conceito do Work Your Way, modelo de trabalho adotado pela 3M e oficializado em maio deste ano. A companhia propõe que cada funcionário faça uma reflexão olhando para seu escopo de trabalho e sua vida pessoal e, juntamente com seu gestor, decida o que funciona melhor.

Após a pandemia ter colocado todo o time em home office, a companhia percebeu que tem ferramentas suficientes, cultura madura e confiança nos colaboradores para que cada um escolha o modelo em que performa melhor. E entendeu também que o que funciona para um pode não servir para o outro. Por isso, nada de formatos engessados.

“Há funcionários com filhos que acharam ótimo poder estar mais próximos dos pequenos, almoçar com eles. Mas há outros que reclamaram justamente da falta de concentração em casa por conta da bagunça das crianças. Ou seja, o bem-estar é muito individual e, por isso, cada um pode decidir o que se encaixa melhor em sua rotina”, explica Mariana Kartalian Moreira, líder de Recursos Humanos da 3M.

Como funciona o Work Your Way

Há alguns anos, a 3M vinha trabalhando com o conceito de flexibility, deixando os funcionários mais à vontade para fazer alguns dias de trabalho remoto e ajustar seus horários. Mas a verdade é que poucas pessoas tinham o hábito de acionar esse recurso.

Foi só com o isolamento social forçado pela pandemia de Covid-19 que todo mundo – literalmente – passou a entender que o trabalho remoto funciona e pode trazer mais produtividade. Surgiu então o programa global Work Your Way da 3M, que, mais do que permitir, incentiva uma flexibilidade real para cada colaborador.

“O modelo é baseado na confiança. Cada funcionário olha para suas responsabilidades atuais, preferências pessoais, arranjos familiares e escolhe o que pode ser mais interessante”, diz Mariana.

Com esse entendimento, a etapa seguinte é uma conversa com o gestor para que, juntos, definam o método ideal de trabalho: majoritariamente presencial, híbrido (decidindo quantos dias quer ou precisa ir ao escritório), remoto próximo (morando até 150 quilômetros do site) ou remoto distante (mais de 150 quilômetros).

Tudo isso é possível porque a empresa alimenta uma cultura inovadora poderosa e, nos últimos anos, investiu em ferramentas adequadas e tecnologias que garantem que o virtual seja eficaz e que as pessoas remotas se sintam realmente pertencentes.

Vale ressaltar que os encontros presenciais são estimulados, mas com propósito e nunca com imposições.

“Queremos manter a nossa cultura forte, impulsionando nossa inovação, que é um diferencial da 3M”, comenta a líder de RH.

O fato é que ficou claro: independentemente de onde o funcionário esteja trabalhando, o que importa é o impacto gerado. “As avaliações de performance independem da escolha do modelo de trabalho. O que guia o Work Your Way é a cultura forte da empresa. Ser 3M é ser bom, honesto, justo, leal, preciso e respeitoso”, pontua Mariana.

Como o programa foi lançado há pouco tempo, os funcionários estão na fase de reflexão, mas a líder de RH já adianta: até agora quase 50% da população optou pelo modelo remoto.

E Mariana reforça a importância do remoto distante também para a empresa:

“Ele favorece a expansão de horizontes no nosso celeiro. Todos os talentos do mundo podem trabalhar na 3M hoje, o que era um problema para uma companhia que fica em Sumaré, na região metropolitana de Campinas, por conta da barreira da distância”.

A proposta é integrar vida pessoal e trabalho

Bater ponto, mostrar que está online, controlar agendas… nada disso pertence à realidade do Work Your Way. Aquela cultura de controle rígido deve dar espaço para uma flexibilidade nunca antes experimentada. “Nossa preocupação é que o funcionário possa balancear a vida pessoal e o trabalho”, afirma Mariana.

A própria executiva conta que tem um horário bloqueado na agenda no meio da tarde para buscar o filho na escola.

“Cada um deve fazer escolhas saudáveis, que permitam integrar o pessoal e o profissional, melhorando os dois lados”, defende.

Em relação aos funcionários, não precisa nem dizer que todos receberam bem o programa e se sentiram valorizados. “Ter mais tempo com as crianças, mais qualidade de vida… não tem vale-refeição que pague. Além disso, voltei a me exercitar porque consigo encaixar a atividade física no meu dia a dia. Já sinto mudanças em relação à saúde e ao bem-estar”, comenta Renata.

“A admiração pela 3M aumentou ainda mais. Sempre que penso na minha nova realidade me dá um sentimento de satisfação, de liberdade. Mas é preciso ter responsabilidade, estar adaptado ao modelo que escolher e suar a camisa. Isso nunca vai mudar, não importa se você está no escritório todos os dias, alguns dias ou nenhum”, diz Adriana.