As megatendências que transformam o mundo

Conheça a Iniciativa 3M Forward

Uma das prioridades de qualquer empresa que pretende inovar é avaliar os cenários futuros prováveis, interpretar tendências, avaliar oportunidades e ameaças, para construir um mapa de projetos de inovação que sejam pontes da organização para seu futuro desejável.

A 3M pratica há décadas essa visão de reimaginar o futuro, investindo em novos conhecimentos e apostando em novos mercados, abandonando segmentos e descontinuando negócios, como ocorreu com suas divisões de retroprojetores e fitas de armazenagem de dados, mas investindo sempre em novas e promissoras frentes como Sistemas de Informação de Saúde ou Eletrificação de Veículos.

3M Forward é um programa que destaca como a inovação pode ajudar a sociedade a progredir a partir de três grandes forças que vêm moldando nosso planeta: a mudança climática e a escassez de recursos, a mudança demográfica e social, e por fim, a convergência dos mundos físico e digital.

Mudanças climáticas e esscassez de recursos

Convergência do mundo físico e digital

Mudanças demográficas e sociais

Mudanças climáticas e esscassez de recursos

Taxas crescentes de desenvolvimento e níveis decrescentes de recursos naturais contribuíram para impactar negativamente o meio ambiente e acelerar a mudança climática global.

Toda empresa deve estar atenta a essas transformações, adequando suas operações, mudando seus modelos de negócio e gestão de portfólio, liderando diversas iniciativas para atualizar seus processos produtivos, logística, embalagens, fornecedores e parceiros, marketing, eventos, inovações em produtos e serviços, e muito mais.

Pioneira em iniciativas de ecoeficiência desde os anos 1970, com estruturas, processos e projetos voltados para o meio-ambiente há décadas, a 3M também acelera o desenvolvimento de soluções baseadas na ciência nas áreas críticas de descarbonização, transição energética e economia circular.

Um dado interessante dentro deste universo de sustentabilidade foi trazido pelo 3M State of Science Index, pesquisa primária realizada pela Ipsos e patrocinada pela 3M, que mostra que 93% das pessoas em todo o mundo estão preocupadas com as consequências das mudanças climáticas e 90% acreditam que a ciência pode ajudar a minimizar seus efeitos.

Uma das maneiras pela qual a 3M está acelerando a entrega de novas soluções climáticas para contribuir para uma economia de baixo carbono é por meio de colaborações, refletidas no recente anúncio de parceria da empresa com a Svante.

A 3M e a Svante colaborarão para desenvolver produtos de Captura Direta de Ar (DAC) para venda na indústria de Remoção de Dióxido de Carbono (CDR). Além disso, a empresa está desenvolvendo um inovador pó de catalisador de irídio com suporte nanoestruturado 3M ™ que pode tornar a produção de hidrogênio verde mais econômica, eficiente e acessível, permitindo assim uma solução de combustível mais sustentável para manufatura e indústrias onde a eletrificação é difícil.

A 3M também está ampliando aplicações para seu portfólio existente de soluções climáticas, que estão criando residências e empresas com maior eficiência energética, reduzindo o uso de matéria-prima, otimizando veículos elétricos e modernizando redes para integrar a geração de energia renovável em mercados ao redor do mundo.

Convergência do mundo físico e digital

Sensores, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, blockchain, interfaces homem-máquina e muitos outros elementos compõem um ecossistema em rápida evolução que impacta a indústria, o campo, o comércio e a vida cotidiana. Avanços tecnológicos e sistemas conectados estão moldando uma nova realidade onde o físico e o digital se sobrepõem cada vez mais.

Como sua organização está avaliando essas mudanças e incorporando possibilidades para inovar, seja dentro das operações com processos automatizados e inteligentes, seja no atendimento aos clientes, a suporte de processos de tomada de decisão ou mesmo na performance e design de soluções para o mercado?

A 3M lidera o caminho em tecnologia de materiais ópticos e capacita setores em crescimento, como realidade virtual (VR). A empresa tem mostrado com sucesso a viabilidade de lentes com “óptica de panqueca” em óculos de realidade virtual. Ativada pela tecnologia patenteada de polarizador refletivo da 3M, a ótica de panqueca reduz o tamanho dos fones de ouvido e melhora significativamente a resolução da imagem. Esses benefícios estão alimentando o crescimento futuro e a adoção da tecnologia VR, que promete se tornar cada vez mais popular.

Em aplicações industriais, avanços como o 3M™ On Demand Bonding System com a fita 3M™ VHB™ Extrudável combinam a automação com a ciência adesiva para ajudar a reduzir o desperdício e melhorar a eficiência dos processos de fabricação. É uma atualização maravilhosa sobre uma inovação da 3M dos anos 1980, a super poderosa fita adesiva VHB™, criada para substituir antigos sistemas de fixação com muito mais produtividade e qualidade.

Para enfrentar os desafios de trabalho na fabricação e melhorar a produtividade e a qualidade, a 3M está introduzindo tecnologias automatizadas como o sistema robótico de reparo de pintura 3M™ Finesse-it™, que funciona com sistemas de visão computacional para identificar e reparar automaticamente defeitos comuns de pintura em linhas de produção automotiva.

Para os consumidores, a 3M está desenvolvendo soluções conectadas como o Filtro de Ar HVAC Inteligente Filtrete™ de última geração. Essa tecnologia ajuda a prender e capturar alérgenos e outras partículas microscópicas, como bactérias e vírus, do ar nas residências, rastreando a vida útil do filtro com base no fluxo de ar e no uso para que os proprietários nunca precisem se preocupar em trocar o filtro muito cedo ou tarde demais.

Mudanças demográficas e sociais

Uma maior conectividade global traz enormes impactos para a área da educação, sustentabilidade, equidade e tecnologia. Essas mudanças sociais que vemos acontecer por todo o globo oferecem oportunidades, mas também desafios.
Como exemplo, as taxas de urbanização continuam a crescer à medida que o mundo redefine o futuro do trabalho, mas uma população menor em áreas rurais pode criar escassez de mão de obra, afetar cadeias de suprimentos e gerar maior complexidade para grandes centros.

A 3M vem se transformando, adotando o trabalho remoto e híbrido como maneiras naturais de atuar e colaborar, investindo em automação de suas operações, mas também equilibrando as mudanças com inúmeras iniciativas que proporcionam saúde mental, conexão humana, pertencimento, colaboração criativa.

Externamente, a empresa inova para atender às necessidades mutantes ​​das pessoas pelo mundo, seja para gerar soluções que contemplem a natureza evolutiva de seu trabalho, seja para as tarefas dentro de seus lares.

Os produtos e tecnologias que emergem do pipeline de inovação da 3M são tão diversos quanto as pessoas cujas vidas são impactadas positivamente. Em estabelecimentos de saúde, o Portfólio de Soluções Clínicas da empresa reduz o ônus administrativo dos prestadores de serviços de saúde para que se concentrem no bem-estar de seus pacientes e em melhores resultados de tratamento.

Para contribuir com a produtividade do trabalho remoto, a 3M lançou recentemente o aplicativo Post-it® para Microsoft Teams que permite que os funcionários sigam compartilhando ideias  com seus colegas como sempre fizeram usando o icônico bloco de notas adesivas da empresa, proporcionando mais liberdade e flexibilidade

Inovações baseadas na ciência para um futuro melhor

À medida que essas megatendências de mudança climática, mudança demográfica e social e convergência do mundo físico e digital continuam a moldar nossa realidade, a 3M aplica as mais recentes inovações baseadas em ciência de materiais para fornecer soluções significativas que contribuem com o progresso da sociedade.

Com recursos de P&D em 55 países e mais de 7.000 especialistas e cientistas, a inovação da 3M já gerou mais de 132.000 patentes e um portfólio com 60.000 produtos para diversos mercados, ajudando a construir um futuro melhor para todos.

Agora é sua vez de refletir sobre sua empresa, as tendências que impactam seu negócio, as pontes para o futuro que sua organização pode construir para seguir relevante e construir ainda mais valor para o mundo.