Adriana-Compliance-3M

Entrevista com Adriana Bittencourt 
Líder de Ética e Compliance da 3M Latam

De acordo com o dicionário, a ética é um “conjunto de costumes e normas que direcionam ou valorizam o comportamento humano em uma comunidade”. Mas como funciona a ética na vida de uma empresa?

Em uma época em que a crescente influência dos indivíduos está transformando economias e sociedades, as expectativas sobre as empresas têm colocado uma pressão excepcional sobre elas para que se adaptem.

Por esta razão, a ética é um tema que está ganhando cada vez mais terreno nas empresas, sejam elas globais como a 3M ou pequenas como uma startup.

Em uma entrevista com Adriana Bittencourt, Líder de Ética e Compliance da 3M para América Latina, falamos sobre o que significa ser uma empresa ética e o que podemos fazer para reforçar esses valores dentro de nossas organizações.

O que significa ser uma empresa ética?

Quando pensamos em uma empresa ética, pensamos em uma organização que respeita a comunidade ao redor, seus consumidores, as leis que se aplicam às suas atividades e que também se preocupa com o futuro do planeta e com o impacto de suas ações.

Uma empresa ética é aquela que trabalha com cultura, processos, relacionamentos saudáveis com clientes e fornecedores, tecnologias, diversidade, equidade e inclusão, gerando coisas positivas para a sociedade, aumentando seu bem-estar.

Em termos de negócios, como afeta a uma empresa seu nível de ética?

Cada vez mais, a sociedade espera que as empresas devolvam valor ao meio ambiente e à comunidade na qual operam. Além disso, uma empresa que não possui um código de conduta representa um risco para aqueles que trabalham e investem nela.

Por que ouvimos tanto sobre Ética e Compliance?

A população em geral, especialmente em países com um nível de corrupção mais elevado, já está saturada. As pessoas estão cansadas de ver tantas coisas erradas, de ver alguém se beneficiar em detrimento de outros da maneira errada, e isso gera um sentimento de injustiça.

Sou do Brasil, morei no Chile, agora estou no México e tenho muito contato com outros países latino-americanos porque trabalho com eles, viajo para eventos ou conferências, e isto acontece em vários lugares. É triste que em muitos espaços exista uma cultura de pensar no indivíduo e não no coletivo, e que não pensemos no impacto que isso tem sobre os outros. Mas a sociedade, pouco a pouco, está amadurecendo. E a maioria da população está certa e está se cansando deste tipo de atitude.

Michael-F.-Roman-3M

As empresas grandes e duradouras são orientadas e construídas com base na confiança: a confiança dos nossos clientes, funcionários, parceiros, acionistas e comunidades. Não podemos quebrar essa confiança, nunca.Mike F. Roman, Presidente do Conselho e Diretor Geral, 3M

Como você coloca em prática a ética de uma empresa?

Na 3M, por exemplo, somos guiados por 6 valores muito simples, acompanhados por um código de conduta, uma análise completa dos riscos e um conhecimento absoluto da lei, que nos guiam em nossas ações diárias.

Estes 6 valores são:

  • Seja bom
  • Seja honesto
  • Seja justo
  • Seja leal
  • Seja preciso
  • Seja respeitoso

Além disso, cada pessoa que trabalha na 3M assume estes compromissos:

  • Conhecer e seguir as orientações estabelecidas no nosso Código.
  • Fomentar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo e uma forte cultura ética.
  • Completar o treinamento de conformidade e obter as certificações em tempo hábil.
  • Denunciar suspeitas de violação da lei ou do nosso Código, a menos que seja proibido pela legislação local.
  • Não se envolver em represálias no local de trabalho.
  • Denunciar retaliações suspeitas ou conhecidas.
  • Cooperar com as investigações.

O que deve considerar uma empresa que deseja criar ou fortalecer seu Programa de Ética e Compliance?

Existem alguns clusters básicos em um Programa de Ética e Compliance. O primeiro é definir uma pessoa responsável. ode ser uma pessoa independente ou pode ser uma responsabilidade compartilhada com outro departamento. Pode estar dentro dos recursos legais ou humanos, por exemplo. Esta pessoa é a que implementa e monitora.

Depois é preciso fazer uma análise de risco: quem são seus clientes, quem são seus fornecedores, se você comercializa para o setor privado ou para o governo etc. Isto ajudará você a entender onde os processos, controles e políticas precisam ser implementados.

É extremamente importante ter pleno conhecimento da lei aplicável no país onde você opera e considerar se você está listado na bolsa de valores em outro país, se você opera em outro país, se suas operações bancárias passam por outro país ou mesmo se seus servidores de internet ou o e-mail da sua empresa estão em um servidor em outro país.

Outro aspecto fundamental é definir os valores da cultura corporativa. Isto deve permear de cima para baixo para cada pessoa dentro da empresa.

São as ações de liderança da empresa que educam os funcionários.

Uma vez definidos os valores, deve-se desenvolver um Código de Conduta: um documento escrito com os principais valores, princípios e políticas que a empresa considera importantes para que seu pessoal conheça e respeite.

Além disso, manter toda a equipe atualizada sobre o Código de Conduta e realizar avaliações, monitoramento e auditorias para verificar se os funcionários conhecem cada ponto e se está sendo aplicado.

Também é essencial pesquisar quem serão nossos parceiros comerciais, para ao menos identificar quais estão em risco. Até mesmo definir com que frequência essas informações serão atualizadas.

Não esqueça de incluir uma cláusula anticorrupção e de conformidade nos contratos.

Finalmente, é essencial abrir um canal de denúncia, onde funcionários, parceiros comerciais ou mesmo o público em geral possam relatar dúvidas ou preocupações sobre possíveis violações do código ou da lei por funcionários e parceiros comerciais.

Michael Duran 3M

Isso exige que cada um de nós, juntos e como parte de um esforço coletivo, decidamos todos os dias fazer o certo, mesmo quando a escolha é difícil e as coisas não são tão claras.Michael Duran, Vice Presidente e Diretor de Ética e Compliance, 3M

Pelo nono ano consecutivo, a Ethisphere reconheceu a 3M como uma das empresas mais éticas do mundo. O que este reconhecimento significa para a empresa?

Há mais de 16 anos, a Ethisphere vem reconhecendo as empresas mais éticas do ano. Para fazer sua seleção, realiza uma avaliação abrangente de diferentes aspectos dentro da organização, determinando uma classificação objetiva: governança, liderança e reputação, programa de ética e compliance, cultura de ética e impacto ambiental e social, e impacto ambiental e social.

Este reconhecimento significa que o nosso Programa de Ética e Compliance e nossa equipe de liderança são mensuravelmente excepcionais. Estamos orgulhosos e inspirados.

Por mais de um século, a 3M construiu uma reputação extraordinária para alcançar a integridade e fazer negócios da forma certa. A ética está no coração de cada uma das nossas ações e relações. No final do dia, as empresas são feitas de pessoas, portanto, este reconhecimento vai para cada um dos 89.000 funcionários que fazemos parte da 3M.