David Frazee, vice-presidente, Corporate Research Systems Lab, e Mani S. Upadhyaya, vice-presidente, Data & Analytics para a equipe Digital Transformation da 3M.

Estamos vendo cada vez mais avanços em inovação que criam mudanças fundamentais na sociedade. Um dos mais poderosos avanços tecnológicos atuais é a Inteligência Artificial (IA) e seu companheiro Aprendizado de Máquina (ML, Machine Learning), que tem a capacidade de fazer avançar indústrias inteiras e a sociedade.

O que é IA?

Antes de analisarmos o impacto da IA no nosso mundo, vejamos a sua definição.

A inteligência artificial é o desenvolvimento de sistemas de computador que podem tomar decisões semelhantes às humanas. A IA recebe diversas informações e estímulos para aprender, ajustar e fazer mudanças; em essência, ela se treina a si mesma. Uma vez treinado, o modelo de IA recebe dados que ele processa e utiliza para criar novas informações. E os dados de entrada podem ser usados para reeducar (ou seja, melhorar) esse sistema de IA. Isto significa que os computadores podem “aprender” e avançar com os dados que recebem, em muitos casos quase instantaneamente.

A evolução da IA

O mundo da IA evoluiu nos últimos anos até porque ele se tornou disponível para um público muito mais amplo. A IA se tornou mais poderosa, útil e acessível. O que antes era limitado a algumas universidades ou empresas bem financiadas está agora essencialmente disponível para qualquer pessoa. Uma maior acessibilidade traz novas oportunidades para que a IA seja aplicada de forma única.

No passado, você tinha que ser um cientista de dados com um doutorado, e ter uma plataforma poderosa que teria custado milhões de dólares em investimento inicial, e mais dinheiro aplicado em custos operacionais para construir qualquer algoritmo. Mas nos últimos anos, com serviços em nuvem amplamente disponíveis, cursos on-line em quase todos os lugares, plataformas e bibliotecas de algoritmos de código aberto, ferramentas fáceis de usar e custos de computação em queda, a barreira à entrada diminuiu e permitiu que cidadãos atuassem como cientistas de dados e aplicassem a IA a problemas comerciais.

3M Futures AI

IA e a indústria

A IA e a aprendizagem de máquinas em tempo real estão se tornando cada vez mais sofisticadas, com a capacidade de aumentar e melhorar uma ampla gama de indústrias e processos comerciais. Como a IA continua evoluindo, veremos:

  • Melhorias na experiência do usuário, tais como recomendações individuais do TikTok e da Netflix.
  • Avanços em veículos autônomos e na manutenção de máquinas industriais como motores de aeronaves e plantas de manufatura, que proativamente se autodiagnosticam e se autocuram.
  • Planejamento e otimização de software para detectar a demanda, planejar adequadamente e manufaturar eficientemente.
  • Melhorar a experiência do cliente, com a IA interagindo inteligentemente com os clientes para resolver as suas reclamações e reduzir/prevenir os problemas com seus pedidos.
  • Descoberta de novos medicamentos na indústria farmacêutica, com a capacidade de analisar milhões de combinações de moléculas e pré-selecionar candidatos promissores.
  • Identificação de riscos na cadeia de abastecimento como a adoção de medidas preventivas em caso de acidente de trânsito ou evento climático grave.

IA, a vacina e mais além

Um dos problemas que a IA ajudou a resolver: a necessidade de uma vacina contra a COVID-19. As vacinas desenvolvidas em 2020 para a COVID-19 não poderiam ter sido criadas sem a IA. A capacidade de realizar grandes experimentos com muitos dados e realizar análises de IA para aprender rapidamente sobre diversos aspectos dos programas de vacinação foi uma das tecnologias mais importantes utilizadas. O uso de IA no setor de saúde em geral é apenas o começo. A IA pode ser usada para encontrar padrões e depois prever eventos de saúde individuais ou da população, o que poderia permitir a terapia ou tratamento quase imediatamente.

Avanços na cadeia de fornecimento

Na 3M, a IA é utilizada em uma ampla gama de produtos comerciais, bem como na empresa (por exemplo, alguns filtros da marca Filtretetm informam aos usuários quando é hora de substituí-los). Novos algoritmos avançados melhoram a cadeia de fornecimento global ao melhorar a previsão e detecção da demanda, bem como a qualidade da produção ao aproveitar a visão da máquina para monitorar e prever quando os defeitos do produto aparecerão. Ele prevê as solicitações dos clientes, observando o histórico de reclamações e sobre o que eles estão reclamando. A inteligência artificial é então usada para monitorar os atributos e os sinalizar com antecedência junto com uma sugestão de resolução. Estamos usando IA na contratação para prever quando o fornecedor pode ter problemas, monitorar custos de fornecimento etc. AI/ML também é usado para satisfazer as necessidades de atendimento ao cliente, prever as taxas de vendas e melhorar as operações financeiras. Além disso, permitiu o uso otimizado e eficiente de reatores poliméricos na manufatura da 3M na EMEA (Região que inclui Europa, Oriente Médio e África), melhorou a qualidade dos respiradores N95/PFF2 e está prevendo quebras nas linhas de filmes.

Outras áreas e indústrias que serão impactadas pela IA

Existem numerosos avanços na IA que estão tendo um grande impacto na indústria. Alguns que vêm à mente são: melhoria dos veículos – como características de segurança e direção autônoma; manutenção preditiva; otimização das operações de manufatura e cadeia de fornecimento; melhoria do atendimento ao cliente e da experiência; melhoria da gestão de estoque e fornecimento; melhoria da segurança; melhoria da gestão de trânsito; fornecimento de melhor serviço público; redução do consumo de energia através de operações eficientes; e grandes melhorias na eficiência operacional, experiência do cliente e segurança cibernética.

A IA nos próximos cinco anos

A maior parte da IA é e permanecerá invisível para nós. A tecnologia de reconhecimento de voz, facial e outros tipos de reconhecimento se tornará ainda mais difundida. Um exemplo simples pode ser encontrado no futuro das compras. Para fazer compras, você receberá recomendações personalizadas, completará a compra, pegará seus produtos e partirá. Sua conta será debitada porque ela reconhece você e todos os itens que você comprou, sem a necessidade de passar pelas caixas. Outro exemplo: a dieta e o exercício podem ser adaptados às necessidades de cada pessoa. Com base nos seus dados de saúde, a IA pode recomendar menos carboidratos para a refeição e quais proteínas seriam adequadas. E assim seguir aprendendo sobre o que funciona para você. O aprendizado automático levará à melhoria da qualidade na manufatura, limpeza automatizada, manutenção de gramados e muito mais. As oportunidades para a IA são quase ilimitadas.

Explore todas as tendências

Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA | RV
Inteligência Artificial
Equidade
Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA / RV
Inteligência Artificial
Equidade