A pandemia alterou a forma como as pessoas interagem em público, desde a introdução do distanciamento social até a forma como vemos a relação entre a saúde pessoal e a saúde pública. No campo do design, a forma como a sociedade se aproxima dos espaços e ambientes tem estado no centro da atenção.

Megan Kennedy, NCIDQ, LEED AP, Diretora de Design de Interiores, lidera o design de interiores dos espaços globais da 3M, cria a visão global para os espaços internos e integra a marca e os valores da 3M nos ambientes físicos da empresa.

Pedimos-lhe a sua perspectiva sobre o design de interiores em um mundo informado pela pandemia.

Como você vê a interação entre design de interiores e saúde pública?

O design de interiores, em essência, está fortemente alinhado com o conceito de design consciente da saúde.

Neste campo, os designers profissionais de interiores concordam em proteger a saúde, segurança e bem-estar do público através das lentes do design.

Em uma paisagem COVID sempre em evolução, estes valores estão agora no centro da atenção. A mentalidade e as melhores práticas não são novas, mas estão disponíveis, oferecendo a oportunidade de presenciar na prática.

Há uma ênfase maior na forma como as pessoas se movimentam pelo espaço, na proximidade de indivíduos, na forma como as pessoas estão em áreas fechadas ou abertas, etc. Estas são considerações mais óbvias neste mundo consciente da pandemia.

Como pode ser criada uma comunidade enquanto se trata da saúde pessoal em locais públicos

A melhor maneira de melhorar o passado, traçar um novo rumo e começar a criar comunidade é fazer perguntas. “O que é um sentimento de comunidade para você?” “Que espaços ou lugares você acha que são ou não seguros?”. Fazer perguntas leva tempo e dedicação, mas aproximará a sociedade da criação de mudanças significativas e de uma comunidade mais forte, além de ser um ponto de entrada para a inovação. Especialmente no design consciente da saúde, onde o foco é a experiência do indivíduo, estes princípios podem criar mudanças significativas nos sistemas tradicionais.

Como os espaços podem ser projetados para atender melhor às diferentes necessidades individuais como uma peça de um quebra-cabeça social maior?

A nova fórmula para projetar espaços para as pessoas deve ser: “Perguntar” “Aprender” “Criar/Projetar” “Implementar” “Medir/Pesquisar” “Analisar”. E depois repetir indefinidamente.

O que aprendi com as minhas experiências durante a pandemia é que qualquer coisa “conhecida” sobre os interiores dos locais de trabalho, especificamente, é uma ilusão. Nas condições atuais, existe o cenário único de um quadro em branco, e eu o utilizo como ponto de partida para parar de “saber” e começar a fazer perguntas. Projetar holisticamente para o indivíduo com foco na comunidade, sabendo que o mundo mudou na maneira como as pessoas interagem com o meio ambiente.

Como os projetos existentes podem ser adaptados, onde é necessário começar de zero?

Repensar os espaços tem várias dimensões, desde objetos como móveis até o papel da tecnologia.

O mobiliário é uma forma excelente, barata e rápida de criar soluções espaciais flexíveis a curto e longo prazo, bem como padrões globais, especialmente à medida que se procura por soluções mais sustentáveis. Complementar os espaços e móveis existentes da 3M com novas soluções em móveis permite que nossos espaços projetados sejam sustentáveis, flexíveis, inovadores e inclusivos.

Depois dos móveis está a tecnologia. Ao criar soluções de móveis flexíveis para atender às necessidades do escritório atual e futuro, permitir avanços tecnológicos desconhecidos ajuda a “preparar o futuro”. A integração tecnológica é vista nos espaços todos os dias, portanto os espaços e o papel da tecnologia em seu design devem ser repensados hoje – e no futuro – para servir melhor às pessoas.

3m futures o novo paradigma

Quais são as principais considerações para escritórios, empresas, escolas e hospitais?

Experiência do usuário: Experiência do usuário: Assim como existem designers UX (experiência do usuário) para curar a experiência virtual, os espaços físicos precisam da mesma atenção. Percorrer o caminho desde o ponto de entrada até os vários lugares que um funcionário, convidado ou estudante possa precisar visitar, e documentar a experiência. Preste atenção à sinalização, marcas de localização, luz do dia, limpeza, som, etc. A experiência reflete o propósito, a missão e os valores do projeto? Apoia a saúde e o bem-estar do indivíduo? Que tal do ponto de vista de uma pandemia global?

Variedade: Os espaços podem ser únicos. Não suponha que um móvel, estilo ou cor se adapte a todas as pessoas, todas as tarefas ou todos os ambientes. Uma variedade de ambientes permite que os usuários escolham o que lhes convém e quando. Salas fechadas para trabalho concentrado. Refeitório aberto para colaboração. Permitir ficar em pé, sentado ou deitado. Incluir cores brilhantes e suaves para a produtividade. A abordagem de todas essas opções nos estágios iniciais de projeto e concepção dá aos usuários a oportunidade de escolher o que funciona melhor para eles. A peça adicional através da lente da pandemia é considerar a saúde pessoal e o bem-estar em relação ao projeto espacial.

Como aborda a 3M o projeto de seus próprios escritórios e instalações de produção?

O espaço é importante. É a maior plataforma não verbal da 3M para demonstrar que nos preocupamos com as pessoas, e para expressar a marca e os valores aos convidados, clientes e funcionários. Nossos espaços são frequentemente nossa primeira impressão.

Após dois anos fora do escritório e vivendo em um mundo cheio de notícias sérias e situações de risco de vida, estamos acrescentando extravagância e diversão aos nossos espaços. Levamos nosso trabalho muito a sério, mas isso não significa que não tenhamos espaço para a diversão. É importante pensar sobre o possível impacto positivo sobre a saúde mental ao projetar aspectos do ambiente.

Experimentar novas soluções em móveis. Encontrar maneiras de reconfigurar os móveis existentes e criar soluções ‘imperfeitas’ em vez de esperar e saber que o que existe não funcionará nos dá flexibilidade.

Muitas pessoas retornarão ao local de trabalho de maneira diferente: podem não ter uma mesa designada, podem estar em um prédio diferente, podem estar compartilhando espaço com equipes desconhecidas, podem ser novas e estar no escritório pela primeira vez. A criação de orientações intuitivas e fáceis de seguir é acrescentada para ajudar em qualquer reentrada, bem como estar ciente de como as nossas necessidades mudaram neste tempo.

Algum outro pensamento para compartilhar em torno de um design consciente da saúde?

Quando penso no que significa para um espaço ser projetado com a saúde em mente, penso em considerar a pessoa como um todo. Mente, corpo e espírito.

O espaço é emocional e memorável quando se dirige intencionalmente a toda a pessoa. A memória está associada ao som e ao cheiro. Talvez o segredo para manter as pessoas voltando ao escritório seja criar um ambiente intencional que gere experiências positivas e, portanto, memórias positivas.

Explore todas as tendências

Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA | RV
Inteligência Artificial
Equidade
Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA / RV
Inteligência Artificial
Equidade