A telemedicina – conexão virtual com profissionais médicos em vez de consultas presenciais – deu um passo à frente na esteira da pandemia da COVID-19. Judy Ma, Diretora de Design do Health Care Business Group da 3M, discute a evolução da telemedicina e as oportunidades e desafios que ela apresenta para o futuro.

Qual a importância da telemedicina hoje em dia, na era da pandemia?

Em vários setores, a pandemia mudou a forma como os sistemas tradicionais são abordados. Entretanto, com as inovações científicas e tecnológicas, o mundo está pensando de maneira diferente sobre como as pessoas se conectam e interagem.

No mundo da saúde, uma indústria projetada em torno da interação, a inovação em telemedicina está mudando fundamentalmente a maneira como os cuidados tradicionais são vistos. A pandemia acelerou a necessidade de soluções diversas, assim como o acesso e a ampliação do atendimento.

Quais são alguns dos principais benefícios da telemedicina?

A telemedicina tem sido indispensável durante os fechamentos pandêmicos. Tornou o acesso aos fornecedores mais fácil e mais conveniente em tempos de estresse nos sistemas médicos tradicionais.

Em geral, os avanços da telemedicina modernizaram a própria visita do provedor, oferecendo uma gama de benefícios em ambos os lados do atendimento. Está iniciando uma nova forma de visitas médicas. Mas, acima de tudo, os benefícios incluem:

  • Redução do risco de contágio ou outras enfermidades para o paciente ou fornecedor.
  • Maior flexibilidade para pacientes e médicos
  • Melhor acesso aos prestadores de serviços de saúde em áreas rurais ou remotas
  • Redução de visitas desnecessárias ao departamento de emergência
  • Melhores resultados para os pacientes: Ferramentas de monitoramento remoto para medir a pressão arterial ou a frequência cardíaca podem garantir que os provedores coletem dados de saúde dos pacientes regularmente, melhorando as recomendações para cuidados futuros
  • Recomendações melhoradas para cuidados futuros através do uso de ferramentas de monitoramento remoto para medir a pressão arterial ou a frequência cardíaca, para que os provedores possam coletar dados de saúde dos pacientes regularmente
  • Economia de custos e ganhos de eficiência

Quais são alguns dos desafios da telemedicina?

Ainda há alguns aspectos dos cuidados que dependem da interação presencial. Por exemplo, hoje em dia é impossível realizar um exame físico completo de forma totalmente virtual. Entretanto, a telemedicina pode racionalizar aspectos dos cuidados através de sua comodidade ou mesmo evoluir para oferecer um monitoramento de saúde mais pessoal para apoiar um exame físico presencial.

É importante reconhecer que esta mudança de paradigma também requer a implementação de novos sistemas e considerações.

Com a evolução dos cuidados, muitos provedores de saúde estão ficando para trás em sua prontidão para a saúde digital. Muitos fornecedores admitem que não estão preparados para oferecer o nível de segurança da saúde digital e móvel para atender às expectativas dos consumidores de hoje.

Com o crescimento do setor, centenas de aplicações, produtos e serviços médicos surgiram no mercado nos últimos dois anos, mas em muitos casos sua relevância clínica pode ser questionada. Os problemas variam desde a incapacidade de medir e validar dados médicos de forma eficaz até o gerenciamento de dados ou informações clinicamente menos significativos e que não sejam relevantes do ponto de vista médico.

Como a tecnologia pode avançar para tornar a telemedicina ainda mais eficaz e acessível?

Pensamos muito no assunto. Na 3M, criamos uma abordagem humana à tecnologia médica. Fornecemos responsabilidade de alta qualidade que é consistentemente definida, compreensível, relevante e formatada para uso prático na tomada de decisões dos fornecedores.

A minha equipe trabalha incansavelmente para preencher as lacunas entre pacientes, prestadores de cuidados, profissionais de saúde e prestadores de serviços de saúde e atender às exigências de um conjunto conectado, mas diversificado, de partes interessadas em um setor altamente regulamentado e avesso ao risco. Com a experiência, estes obstáculos podem ser mais facilmente superados projetando soluções mais perfeitas dentro da telemedicina.

3m futures telemedicina

Quais tecnologias futuras estão sendo exploradas e quais seriam as mudanças na telemedicina?

O futuro da saúde provavelmente será impulsionado pela transformação digital, facilitada por dados radicalmente interoperáveis e plataformas abertas e seguras. É provável que os cuidados com a saúde sejam mais para sustentar o bem-estar do que para responder a doenças.

Na 3M, estamos explorando como tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) poderiam ajudar a identificar doenças precocemente, permitir uma intervenção proativa e melhorar a compreensão da progressão da doença. A tecnologia também poderia ajudar a quebrar barreiras, tais como custo e geografia, que podem limitar o acesso a provedores e especialistas em saúde.

Os sistemas de saúde, planos de saúde e empresas de ciências da vida começaram a mudar seu foco para o bem-estar, mas o sistema geral continua focado no atendimento a doentes. Espera-se que empresas bem-sucedidas identifiquem e concorram em um ou mais novos arquétipos de negócios. Por exemplo, os setores de saúde terão um aspecto muito diferente em 2040.

A 3M está envolvida no avanço da telemedicina e, em caso afirmativo, como?

Outro exemplo é o Portal de Ortodontia da 3M, que permite aos ortodontistas conectar com os pacientes remotamente e sobrepor múltiplos aparelhos ortodônticos da 3M em uma imagem ao vivo do paciente. O aplicativo funciona como um typodont virtual usando tecnologia de rastreamento de rosto e é projetado para ajudar os clínicos a apresentar opções de tratamento e discutir as implicações de estilo de vida de opções de tratamento específicas.

Existem tecnologias 3M que ajudam no campo da telemedicina?

A previsão precisa das trajetórias de cicatrização de feridas é difícil para os clínicos devido ao processo complexo e dinâmico envolvido na cicatrização de feridas. A Medial Solutions Division/KCI desenvolveu e lançou uma solução de algoritmo de ferida que aproveita a RA (realidade aumentada) e usa a câmera smartphone para fazer medições clinicamente precisas da ferida, gerando grandes conjuntos de dados ao longo do tempo. Isto permite que os clínicos acompanhem e comparem melhor o progresso da ferida, escolham o curativo correto e prevejam os resultados da cura.

Alguma outra consideração sobre telemedicina?

As necessidades dos pacientes estão mudando e muitos querem ter mais controle sobre sua saúde. Acredito que a telemedicina continuará crescendo à medida que a sociedade se tornar mais conectada digitalmente. Os dispositivos, dados e demanda de mercado estão prontos para suportar mudanças significativas na saúde humana através de tecnologias de saúde conectadas. Acredito que “saúde conectada” é o futuro da saúde.

Explore todas as tendências

Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA | RV
Inteligência Artificial
Equidade
Começo
O Novo Paradigma
Materiais Sustentáveis
RA / RV
Inteligência Artificial
Equidade