A realidade virtual e a realidade aumentada estão sendo usadas hoje em dia de múltiplas formas para resolver problemas, conectar pessoas e melhorar suas vidas. Kevin Gilboe, Diretor e Chefe de Design Internacional da 3M, lidera as equipes globais de design da 3M, que possuem profunda experiência nos setores de eletrônica de consumo e transporte.

“Neste momento, as tecnologias de AR e VR estão passando por um passo evolutivo que me faz lembrar o que aconteceu quando os telefones celulares antigos fizeram a transição para os smartphones”, diz ele. “Estamos sempre pensando no que a evolução da tecnologia significa para o design de experiência, e é por isso que a RV/RA é um tema de grande interesse hoje em dia”.

Conversamos com Kevin para obter sua perspectiva sobre a RA/RV do ponto de vista do projeto.

Como podemos distinguir entre os usos para a Realidade Virtual e Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada utiliza a tecnologia para projetar informações, ou uma interface de usuário, para o mundo real. Os conceitos de RA são vistos o tempo todo em filmes de ficção científica onde as pessoas usam telas flutuantes ou projeções “holográficas” com as quais elas podem interagir fisicamente. Hoje, um poderoso dispositivo RA como o HoloLens da Microsoft pode “aumentar” a capacidade do usuário de realizar trabalhos técnicos complexos ou acelerar o treinamento com guias visuais no local. A tecnologia RA pode até funcionar em um smartphone, possibilitando todo um universo de redes sociais, compras e aplicações de jogos.

A Realidade Virtual é um nível acima de RA, pois mergulha completamente o usuário em um mundo gerado por computador. O conceito já existe há décadas, mas não tem sido prático como um dispositivo doméstico até muito recentemente. O que antes custava milhões de dólares e exigia técnicos especializados para operar, agora pode ser comprado em uma grande loja por cerca de 200 dólares e usado por uma criança de oito anos. Onde a Realidade Virtual realmente brilha é na simulação de experiências que não podem existir no mundo real.

Tanto a Realidade Virtual quanto a Realidade Aumentada têm grandes aplicações, portanto sua utilidade é realmente uma questão de ajuste. A Realidade Virtual ao dirigir não é uma grande ideia, mas a Realidade Aumentada pode ajudar a informar o motorista. Da mesma forma, a Realidade Aumentada não pode simular uma situação de treinamento perigosa ou permitir um trabalho de projeto criativo, assim como a Realidade Virtual.

3M Futures RA RV

Quais são algumas das formas mais comuns do uso da RV/RA na vida cotidiana?

A comunicação, as redes sociais e as compras logo ultrapassarão os jogos e o entretenimento como principais usos “cotidianos” para as tecnologias RV/RA de consumo. Nas redes sociais, a realidade já está sendo aumentada na forma de aplicações de edição facial em tempo real e plataformas virtuais baseadas em avatares. Para fazer compras, imagine experimentar as roupas que você quer em um mundo virtual, vendo exatamente a sua aparência de qualquer ângulo, sem sair de casa. As compras de experiências como viagens ou educação se tornarão muito mais informadas através de visitas e reuniões virtuais. A pandemia acelerou o já crescente uso das videochamadas como forma de todos se conectarem. A RV/RA do consumidor leva esse processo um passo adiante, dando a sensação de “estar na mesma sala” de uma forma que nenhuma videochamada pode oferecer.

Quais são algumas das formas mais comuns do uso da RV/RA nos negócios?

As tecnologias RV/RA permitem às empresas fazer coisas que são muito caras, muito arriscadas ou muito difíceis de fazer na realidade. A Realidade Aumentada a nível empresarial pode permitir que um especialista trabalhe com um técnico da planta e o ajude a consertar equipamentos quebrados. No mundo médico, tanto a RA quanto a RV poderiam permitir que um médico realizasse um procedimento cirúrgico arriscado com a orientação de um especialista médico no momento. As empresas que não podem se dar ao luxo de construir protótipos físicos em escala real de equipamentos caros podem refinar as suas ideias em RV. Mesmo as reuniões diárias de negócios – especialmente com colegas e clientes estrangeiros que têm restrições de viagem – agora têm novas opções graças às ferramentas da RV/RA.

Quais setores se beneficiaram mais da RV e da RA e por quê?

Os primeiros a adotar as tecnologias de RV/RA foram os setores de defesa, jogos de computador e simulação especializada para a indústria aeroespacial ou médica. Com o aumento do acesso à tecnologia, indústrias como marcas de varejo, redes sociais e empresas de ‘alta tecnologia’ provavelmente verão um enorme benefício. Indústrias como viagens, bens imóveis e melhoria da casa – ou seja, aquelas que vendem com base em aspirações – também poderiam se beneficiar, pois a tecnologia permite um maior engajamento.

3M Futures RA RV

Como a 3M está usando a RV e a RA?

A 3M é ao mesmo tempo desenvolvedora e usuária da tecnologia RV/RA. Por exemplo, a divisão de materiais de visualização e sistemas da 3M desenvolveu uma plataforma óptica dobrável muito compacta que pode melhorar o campo de visão e a resolução de imagem em headsets de realidade virtual. As tecnologias da 3M são encontradas em muitos dos dispositivos eletrônicos de consumo do mundo, incluindo o RV/RA.

A 3M também utiliza plataformas RA e RV em diversos cenários, tais como treinamento, colaboração, manutenção de equipamentos e reuniões. Estas tecnologias nos permitem demonstrar o valor das nossas soluções, especialmente em situações como a segurança no trânsito, que não são práticas para replicar no mundo real. Em um ambiente de RV, podemos demonstrar cenários e ajudar os tomadores de decisão a ver tanto o problema quanto as possíveis soluções, tudo sem nenhum risco real de segurança. As tecnologias RV/RA também nos ajudam no treinamento de equipamentos ou ensinando a outros como aplicar corretamente as tecnologias 3M. Para a função de projeto, onde a colaboração é essencial, a RV/RA está nos permitindo expandir o escopo da forma como trabalhamos globalmente.

Em 2021, a 3M lançou uma experiência de RV experimental chamada “3M Home” durante a Semana de Design de Milão. A 3M Home permite que pessoas ao redor do mundo aprendam e explorem as tecnologias 3M em um espaço virtual. Enquanto continuamos desenvolvendo as nossas capacidades, esperamos ver as plataformas RV/RA se tornarem uma ferramenta diária no local de trabalho.

A realidade virtual e a realidade aumentada estão sendo usadas hoje em dia de múltiplas formas para resolver problemas, conectar pessoas e melhorar suas vidas. Kevin Gilboe, Diretor e Chefe de Design Internacional da 3M, lidera as equipes globais de design da 3M, que possuem profunda experiência nos setores de eletrônica de consumo e transporte.

“Neste momento, as tecnologias de AR e VR estão passando por um passo evolutivo que me faz lembrar o que aconteceu quando os telefones celulares antigos fizeram a transição para os smartphones”, diz ele. “Estamos sempre pensando no que a evolução da tecnologia significa para o design de experiência, e é por isso que a RV/RA é um tema de grande interesse hoje em dia”.

Conversamos com Kevin para obter sua perspectiva sobre a RA/RV do ponto de vista do projeto.

Como podemos distinguir entre os usos para a Realidade Virtual e Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada utiliza a tecnologia para projetar informações, ou uma interface de usuário, para o mundo real. Os conceitos de RA são vistos o tempo todo em filmes de ficção científica onde as pessoas usam telas flutuantes ou projeções “holográficas” com as quais elas podem interagir fisicamente. Hoje, um poderoso dispositivo RA como o HoloLens da Microsoft pode “aumentar” a capacidade do usuário de realizar trabalhos técnicos complexos ou acelerar o treinamento com guias visuais no local. A tecnologia RA pode até funcionar em um smartphone, possibilitando todo um universo de redes sociais, compras e aplicações de jogos.

A Realidade Virtual é um nível acima de RA, pois mergulha completamente o usuário em um mundo gerado por computador. O conceito já existe há décadas, mas não tem sido prático como um dispositivo doméstico até muito recentemente. O que antes custava milhões de dólares e exigia técnicos especializados para operar, agora pode ser comprado em uma grande loja por cerca de 200 dólares e usado por uma criança de oito anos. Onde a Realidade Virtual realmente brilha é na simulação de experiências que não podem existir no mundo real.

Tanto a Realidade Virtual quanto a Realidade Aumentada têm grandes aplicações, portanto sua utilidade é realmente uma questão de ajuste. A Realidade Virtual ao dirigir não é uma grande ideia, mas a Realidade Aumentada pode ajudar a informar o motorista. Da mesma forma, a Realidade Aumentada não pode simular uma situação de treinamento perigosa ou permitir um trabalho de projeto criativo, assim como a Realidade Virtual.

Quais são algumas das formas mais comuns do uso da RV/RA na vida cotidiana?

A comunicação, as redes sociais e as compras logo ultrapassarão os jogos e o entretenimento como principais usos “cotidianos” para as tecnologias RV/RA de consumo. Nas redes sociais, a realidade já está sendo aumentada na forma de aplicações de edição facial em tempo real e plataformas virtuais baseadas em avatares. Para fazer compras, imagine experimentar as roupas que você quer em um mundo virtual, vendo exatamente a sua aparência de qualquer ângulo, sem sair de casa. As compras de experiências como viagens ou educação se tornarão muito mais informadas através de visitas e reuniões virtuais. A pandemia acelerou o já crescente uso das videochamadas como forma de todos se conectarem. A RV/RA do consumidor leva esse processo um passo adiante, dando a sensação de “estar na mesma sala” de uma forma que nenhuma videochamada pode oferecer.

Quais são algumas das formas mais comuns do uso da RV/RA nos negócios?

As tecnologias RV/RA permitem às empresas fazer coisas que são muito caras, muito arriscadas ou muito difíceis de fazer na realidade. A Realidade Aumentada a nível empresarial pode permitir que um especialista trabalhe com um técnico da planta e o ajude a consertar equipamentos quebrados. No mundo médico, tanto a RA quanto a RV poderiam permitir que um médico realizasse um procedimento cirúrgico arriscado com a orientação de um especialista médico no momento. As empresas que não podem se dar ao luxo de construir protótipos físicos em escala real de equipamentos caros podem refinar as suas ideias em RV. Mesmo as reuniões diárias de negócios – especialmente com colegas e clientes estrangeiros que têm restrições de viagem – agora têm novas opções graças às ferramentas da RV/RA.

3M Futures RA RV

Quais setores se beneficiaram mais da RV e da RA e por quê?

Os primeiros a adotar as tecnologias de RV/RA foram os setores de defesa, jogos de computador e simulação especializada para a indústria aeroespacial ou médica. Com o aumento do acesso à tecnologia, indústrias como marcas de varejo, redes sociais e empresas de ‘alta tecnologia’ provavelmente verão um enorme benefício. Indústrias como viagens, bens imóveis e melhoria da casa – ou seja, aquelas que vendem com base em aspirações – também poderiam se beneficiar, pois a tecnologia permite um maior engajamento.

Como a 3M está usando a RV e a RA?

A 3M é ao mesmo tempo desenvolvedora e usuária da tecnologia RV/RA. Por exemplo, a divisão de materiais de visualização e sistemas da 3M desenvolveu uma plataforma óptica dobrável muito compacta que pode melhorar o campo de visão e a resolução de imagem em headsets de realidade virtual. As tecnologias da 3M são encontradas em muitos dos dispositivos eletrônicos de consumo do mundo, incluindo o RV/RA.

A 3M também utiliza plataformas RA e RV em diversos cenários, tais como treinamento, colaboração, manutenção de equipamentos e reuniões. Estas tecnologias nos permitem demonstrar o valor das nossas soluções, especialmente em situações como a segurança no trânsito, que não são práticas para replicar no mundo real. Em um ambiente de RV, podemos demonstrar cenários e ajudar os tomadores de decisão a ver tanto o problema quanto as possíveis soluções, tudo sem nenhum risco real de segurança. As tecnologias RV/RA também nos ajudam no treinamento de equipamentos ou ensinando a outros como aplicar corretamente as tecnologias 3M. Para a função de projeto, onde a colaboração é essencial, a RV/RA está nos permitindo expandir o escopo da forma como trabalhamos globalmente.

Em 2021, a 3M lançou uma experiência de RV experimental chamada “3M Home” durante a Semana de Design de Milão. A 3M Home permite que pessoas ao redor do mundo aprendam e explorem as tecnologias 3M em um espaço virtual. Enquanto continuamos desenvolvendo as nossas capacidades, esperamos ver as plataformas RV/RA se tornarem uma ferramenta diária no local de trabalho.

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