Para celebrar a importância da ciência e contribuir para uma sociedade muito mais diversa e inclusiva, te convidamos para conhecer mais sobre a cientista brasileira Márcia Barbosa e escutar suas mensagens contundentes sobre ciência e a luta das mulheres por equidade.

Márcia é física, professora e pesquisadora, com estudos dedicados especialmente às anomalias surpreendentes detectadas na molécula de água, elemento fundamental para a vida. Seu trabalho de pesquisa sobre tecnologia para dessalinização da água do mar é reconhecido mundialmente.

Comendadora do mérito científico, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, eleita membro da academia mundial de ciências, Márcia se tornou uma das vozes mais influentes na defesa de espaços para as mulheres no universo científico.

Uma mulher que inspira

A pesquisadora foi uma das personagens que protagonizaram o documentário Inspira, realizado pela diretora Patrícia Travassos e produção da Prosa Press, lançado em 2022, com patrocínio da 3M por lei de incentivo federal. O filme conecta 10 personalidades das artes, da ciência e do pensamento brasileiro numa narrativa poética, formando uma rede de pessoas com trajetórias individualmente inspiradoras, mas sugerindo como potências individuais podem contribuir para reforçar o coletivo, numa sociedade mais diversa e igualitária.

Márcia compartilha sua paixão por estudar a água e suas “maluquices”, propriedades que nos ensinam sobre igualdade e sobre conexões diversas, inspirando a cientista a jogar ativamente pela diversidade, equidade e inclusão, não só das mulheres, mas de todos os grupos minorizados.

Assista ao episódio para se inspirar com Márcia Barbosa no mês das mulheres.

Conheça aqui a história de outras personagens encantadoras que participaram do Documentário Inspira