Falar de equidade e de sua real incorporação nas empresas nos faz recordar de avanços que vem sendo conquistados gradativamente e, embora haja muito o que comemorar, não há dúvida de que muito mais ainda precisa ser feito.

Levando em conta que mulheres e meninas representam metade da população mundial, estamos falando que nelas está concentrado 50% do potencial produtivo do planeta. Também já aprendemos que alcançar um equilíbrio equitativo representa muito mais do que uma simples adaptação às mudanças sociais, mas traz crescimento superior da produtividade e da economia.

Compreendendo melhor sobre a equidade nas organizações, é fundamental cultivar um ambiente de trabalho que garanta igualdade entre homens e mulheres, considerando oportunidades equivalentes e respeitando as necessidades de cada um.
O mais importante de tudo é a promoção de ações contundentes para alcançarmos a equidade de gênero nas organizações e na sociedade como um todo.

Por onde começar?

Compartilhamos 3 ações simples de realizar e que você pode escolher como piloto inicial para depois avançar mais nas próximas iniciativas:

Começar de dentro

Sua empresa precisa começar com a mobilização das lideranças, se engajando e abrindo caminhos para esta importante transformação.
Outro passo valioso inicial é começar pela criação de um comitê para conectar pessoas, mulheres e aliados, em torno do tema.

É importante instituir um grupo focado em analisar o tema com profundidade e implementar ações de sensibilização interna, contribuir para os direcionamentos estratégicos relacionados à diversidade e inclusão, realizar ações voltadas para atração de talentos, definir e acompanhar objetivos para medir o progresso da igualdade de gênero, sempre com o envolvimento e comprometimento da alta-liderança da companhia.

Na 3M do Brasil, o Fórum de Liderança Feminino foi criado em 2013 e desde então, vem implementando diversas mudanças na organização, contemplando treinamentos, cursos de masculinidade responsável, políticas de benefícios, adequação de espaços, alinhamento de aspirações numéricas, programa de mentorias e muito mais.

Eliminar a diferença salarial

É inaceitável que ocorram disparidades salariais entre homens e mulheres por discriminação baseada em gênero. Deve-se garantir que a remuneração salarial para funções idênticas prestadas ao mesmo empregador tenha o mesmo valor para homens e mulheres.

No Brasil, já há lei que prevê a igualdade de remuneração, mas nem sempre é respeitada. As organizações devem fazer um diagnóstico urgente e traçar um plano para eliminar a disparidade com urgência. Essa já é uma realidade conquistada na 3M há muitos anos.

Promover o respeito e permitir o desenvolvimento

Tratar todos com respeito, promover a educação e o desenvolvimento profissional das mulheres, fornecer às mulheres as ferramentas para que possam desenvolver suas carreiras é um caminho vital para ser trilhado pelas organizações.

No Brasil, já há lei que prevê a igualdade de remuneração, mas nem sempre é respeitada. As organizações devem fazer um diagnóstico urgente e traçar um plano para eliminar a disparidade com urgência. Essa já é uma realidade conquistada na 3M há muitos anos.

“A equidade é o caminho que nos leva a sentir que pertencemos e permite sermos quem somos em qualquer lugar” Maria Beatriz García, Líder de Portfólio da Área de Consumo para América Latina e líder do Fórum de Liderança Feminina para 3M Latam.

Na 3M, foi criado um programa de mentoria que tem trazido grande impacto no desenvolvimento de mentores e mentoradas nestes últimos anos.
Em 2023, muitos profissionais se engajaram na trilha de novo curso de masculinidade responsável. Externamente, a partir de 2020, a 3M, em pelo menos 18 países da América latina, se tornou signatária dos Princípios do Empoderamento das Mulheres, proposto pelo Pacto Global das Nações Unidas e ONU Mulheres, que ajudam as empresas a criar e adaptar políticas e práticas para o empoderamento feminino.

Outro programa de destaque é o 25 Mulheres da Ciência na América Latina, reconhecimento da 3M para promover a equidade de gênero na ciência, estimulando mulheres e meninas a escolherem uma carreira nas áreas de Ciência, Tecnologia, Matemática e Engenharia e que teve sua terceira edição realizada em fevereiro de 2023.

É urgente transformar palavras em ações e gerar avanços reais consistentes. Sua empresa talvez não consiga fazer tudo de uma vez, mas o que se espera é que as organizações se engagem profundamente nessa transformação, com um olhar específico para a questão da igualdade de gênero, empoderando as mulheres para participar integralmente da sociedade.

“O chamado é para que todas coloquemos um grãozinho de areia, desde as lideranças até as  mulheres nos campos, em suas casas, em seu trabalho, cada uma fazendo a sua parte. Mesmo que ainda haja muito por fazer, lo importante é começar” Marcela Galán, Diretora de Order to Cash y Co-líder do Fórum de Liderança Feminina para 3M LATAM.