Astronauta, ou química, talvez bióloga ou matemática. Quando crescer, quero ter uma dessas profissões!

Nossa última pesquisa sobre o Estado da Ciência no Mundo (SOSI) mostra que 87% dos latino-americanos concordam que é importante aumentar a diversidade e a inclusão nas áreas STEM (abreviação em inglês para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

No entanto, sabemos que especialmente na América Latina ainda há uma grande oportunidade para meninas e mulheres acreditarem que podem construir carreiras em qualquer caminho que escolham trilhar. E por onde começar? O ideal é que tudo comece dentro de casa, com o apoio e estímulo da família, onde mães, pais, irmãos e outros familiares podem fazer a diferença.

Felizmente, esse foi o caso da brasileira Claudia Kashiwakura, líder de tecnologia da divisão de Segurança Pessoal da América Latina, que nos conta como foi seu caminho pela engenharia.

“Quando decidi estudar Engenharia, meu tio disse que não era uma profissão adequada para mim porque sou mulher e “seria” muito frágil para este trabalho (sou muito pequena em altura 😉). Sou muito grata porque meus pais sempre me apoiaram. Minha mãe me dizia que eu poderia fazer tudo o que eu quisesse e isso fez toda a diferença na minha carreira e na minha vida.”

Mas se nossas casas não possuem possibilidades de dar esse importante suporte, os aliados que encontramos nos diversos ambientes que frequentamos – escola, universidade, igreja, empresa, clube etc. – podem ser essenciais. Foi o que compartilhou Ivone Silva, Líder de Vendas do Grupo de Negócios de Transporte e Eletrônicos da 3M México:

“Eu vim para o mundo STEM, por causa daqueles professores e amigos que me convidaram para pertencer ao clube de Matemática, ou aqueles que me levaram a uma Olimpíada de Química pela primeira vez, os que me falaram sobre as possibilidades de trabalho para uma pessoa em áreas de tecnologia, que me apoiaram a fazer um mestrado e um doutorado com bolsas de estudo integrais e que me deram minha primeira oportunidade de trabalho para mostrar que uma mulher tem muito a contribuir em um ambiente Industrial”
“Ouvir a experiência dos outros me ajudou muito, me mostrou opções, me levou a acreditar que eu também conseguiria e é por isso que, sempre que tenho oportunidade, gosto de falar com as novas gerações, assistir a palestras na minha Universidade quando sou convidada ou conectar pessoas para atividades de mentoria. Vejo isso como uma forma de encorajar a diversidade nos campos das ciências, porque STEM é para todos, mesmo para aquelas pessoas que nunca pensaram que poderiam fazer parte deste universo.”

Na 3M, estamos convencidos de que a diversidade nos enriquece. Principalmente quando se trata de inovação, todas as perspectivas e intercâmbios nos fortalecem. Luciana Baldoni, que trabalha como Engenheira de Aplicação Sênior para a Divisão de Adesivos e Fitas Industriais da 3M Argentina, conta como foi para ela se aventurar em um mundo historicamente pensado para os homens:

“Muitas vezes me encontro em plantas industriais com grupos principalmente de homens que estão curiosos sobre “a garota” fazendo a demonstração do adesivo. Mas assim que começo a trabalhar e a falar do que sei, com interesse real naquilo que precisam, é perceptível a paixão que tenho por STEM e sinto que a barreira invisível inicial pelo fato de ser mulher, desaparece. Esse sentimento é o que me confirma que a carreira que escolhi, e o lugar que escolho para estar hoje, é o certo.”

O caminho para escolher e desenvolver uma carreira em STEM continua a apresentar inúmeros desafios para as mulheres. No entanto, por meio dessas histórias, queremos transmitir a esperança crescente para cada menina e mulher que hoje busca encontrar sua voz e paixão. Convidamos os homens a se tornarem aliados fundamentais para acompanhar essas mulheres e encorajá-las em seu processo.

Claudia Kashiwakura, sorri e nos deixa um recado crucial:

“Meu conselho é realmente escolher algo com o qual você se identifique, manter a vontade de aprender e não ter vergonha na hora de compartilhar seus pensamentos e ideias. As mulheres têm uma perspectiva diferente do mundo e a diversidade é muito importante para criar produtos e soluções únicas.

Conheça mais histórias de mulheres em Ciências: