A ciência é crucial para o desenvolvimento de nossas sociedades, pois nos oferece uma maneira eficaz de encontrar soluções para melhorar a vida das pessoas. SOSI, um estudo realizado para descobrir o que as pessoas pensam sobre a ciência, mostrou que 87% dos entrevistados pensam que, para progredir, é importante aumentar a diversidade e a inclusão nas carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenheira e Matemática). Como podemos fazer isso?

O que acontece com as carreiras da STEM na América Latina?

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), até 2030, 80% dos empregos no mundo inteiro envolverão ciência, engenharia, matemática e tecnologia.

O relatório “Desafio LATAM: Impacto da crise no mercado de trabalho e educação”, conduzido pela Oracle e Fibra, também concluiu que até 2025 haverá um aumento da demanda por profissionais nestas áreas em toda a América Latina, especialmente no México, Rio de Janeiro, São Paulo, Bogotá e Santiago.

Apesar destes números, há uma escassez de 48% no fornecimento de perfis de empregos na América Latina, muito atrás do crescimento de 7,7% destas indústrias.

Embora estes dados mostrem que são necessárias mais pessoas para estudar e entrar neste setor, os salários também podem ser um sério problema para impedir seu crescimento.

A este respeito, Juan Noriega, Gerente de Marca e Comunicação para a Região Andina da 3M, comenta em uma entrevista com Perú21 “O setor privado deve estar envolvido para cobrir esta ausência, em teoria, de oportunidades e recursos nestas carreiras STEM”.

Outro aspecto para começar a trabalhar para conseguir mais pessoas interessadas em carreiras na STEM é motivar elas desde a infância.

Tech Beginners: programação para crianças

Com esta preocupação em mente, a 3M iniciou o projeto ‘Tech Beginners’, um programa regional que procura fornecer conhecimentos básicos de programação às crianças mais novas, com o objetivo de promover a ciência.

Para conseguir isso, a 3M se uniu à Crack The Code para desenvolver o Tech Beginners: Bolsas de estudo para crianças de 9 a 12 anos para que possam aprender a programar com Scratch, um programa amigável e fácil de aprender.

É possível ensinar as crianças a programar?

Muitas pessoas pensam que ‘programação’ é algo complexo, e realmente pode ser. Portanto, é válido perguntar se uma criança de 9 anos é capaz de aprender a programar. Mas o que não sabemos é que, aos 9 anos de idade, o cérebro é muito propício à aprendizagem. Só temos que encontrar a maneira correta de introduzir o tópico. A chave são os videogames.

É por isso que, no Tech Beginners, ensinamos as crianças a programar seus videogames. Este programa não só tem um impacto sobre as crianças, mas também sobre seus pais. Nós ensinamos que o videogame é uma ponte porque pode vincular a criança com os pais, eles podem jogar juntos.