O que é Responsabilidade Social Empresarial?

Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é o dever que nós, empresas, temos de melhorar ativamente a sociedade, a economia e o meio ambiente.

O que as empresas estão fazendo?

40%

Das empresas da Fortune 500 oferecem programas de doações voluntárias.

$19.9

Bilhões de dólares das empresas da Fortune 500 se destinam a ações de RSE.

$3

Bilhões de dólares são doados de forma complementar todos os anos.

Qual a opinião dos consumidores?

92%

Têm uma imagem positiva das empresas que defendem uma causa social ou ambiental.

78%

Pensam que as empresas deveriam abordar questões sociais importantes.

66%

Estão dispostos a pagar mais por um produto de uma empresa socialmente responsável.

87%

Escolheriam os produtos de uma empresa que defende temas importantes para eles.

5 tipos de Responsabilidade Social Empresarial:

Filantropia Corporativa

1. Filantropia Corporativa

É qualquer ação de uma empresa destinada a promover o bem-estar de outras pessoas, geralmente através de doações de fundos para caridade. Uma das formas mais populares é através de programas de doações equivalentes: a empresa basicamente doa uma quantia equivalente à que seus funcionários estão doando a organizações sem fins lucrativos elegíveis.

Voluntariado

2. Voluntariado

Muitas empresas destinam horas para o voluntariado durante a jornada de trabalho e outras incentivam a participação oferecendo doações voluntárias às organizações sem fins lucrativos onde seus funcionários são voluntários.

Liderança Ambiental

3. Liderança Ambiental

Qualquer ação que uma empresa realize para diminuir o impacto ambiental que gera. Podem ser programas de reciclagem, redução de emissões de carbono, doações a causas ambientais etc.

Práticas de Trabalho Éticas

4. Práticas de Trabalho Éticas

As práticas de trabalho éticas ajudam a melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Essas ações podem incluir: oferecer salários mais competitivos aos funcionários; oferecer pacotes de compensação mais competitivos; proporcionar uma licença parental generosa; oferecer reembolso de matrícula etc.

Responsabilidade Econômica

5. Responsabilidade Econômica

São ações destinadas a trabalhar em equilíbrio com a economia e a sociedade, retribuindo o recebido de forma equitativa. Essas ações podem incluir: manter-se em dia com seus impostos; reinvestir em suas comunidades; pagar salários competitivos a seus funcionários.

Para assegurar um futuro para todos é necessário que nós, empresas, sejamos produtivas e eficientes, ao mesmo tempo que melhoramos a sociedade e o meio ambiente.