O que você, como indivíduo, tem feito para se adaptar às mudanças do mundo e garantir que a próxima geração viva em um lugar melhor? A mesma pergunta tem sido feita para grandes empresas, que entendem que pilares como governança corporativa, inclusão e gestão ambiental são importantes não apenas para os funcionários, mas também para os consumidores e para o planeta.

Há algum tempo a sustentabilidade é um pilar de valor da 3M, uma multinacional que tem cerca de 95 mil funcionários espalhados pelo mundo e fabrica mais de 55 mil produtos nos mais variados setores da economia. Nos últimos 20 anos, a empresa reduziu em 70% a emissão de gases e passou a usar 100% de energia renovável em suas instalações. Mas as novas metas divulgadas recentemente são ainda mais ambiciosas:

até 2050, a empresa pretende ser carbono zero e reduzir em 25% a quantidade de água usada em suas operações, além de devolvê-la com maior qualidade ao meio ambiente.

Para isso, será investido cerca de 1 bilhão de dólares em ciência e tecnologia capazes de tornar os processos da empresa ainda mais sustentáveis.

“O mundo está mudando e o consumidor também”, diz Marcelo Gandur, líder do Comitê Corporativo de Sustentabildade da 3M Brasil. “Nesse novo mundo, a sustentabilidade dos produtos será um valor para as empresas e também um atrativo para o consumo. Queremos um mundo melhor para todos, para as gerações atuais e futuras.” Veja no vídeo abaixo algumas das metas.

O Papel Do Brasil

Como a 3M Brasil, que tem seis fábricas instaladas e mais de 3 mil funcionários, vai entrar nessa história? “Além de usar a ciência para desenvolver tecnologias mais amigáveis ao meio ambiente, estamos mais atentos à nossa cadeia de valor para identificar oportunidades junto a fornecedores. Estamos analisando o uso exclusivo de etanol para nossa frota de veículos e a compensação com compra de créditos de carbono”, diz Marcelo.

Na jornada da sustentabilidade, o Brasil sai na frente em alguns pontos. Primeiro, pela abundância de energia renovável, explica Marcelo. “Temos muita energia hidrelétrica e na última década avançamos em energia eólica também”, diz. O etanol, um combustível renovável, é outra importante carta brasileira. “Somos um dos poucos países, senão o único, com acesso há muito tempo a esse combustível para veículos.”

Além disso, a 3M Brasil tem como aliado o Instituto 3M que, desde 2006, trabalha o viés da inovação social, fomentando a educação, a ciência e o consumo consciente e sustentável.

O Desafio Está Lançado!

A evolução no cumprimento das metas será olhada de perto pelo comitê corporativo de sustentabilidade da 3M, que já existe há três anos e reúne cerca de 50 voluntários, que, entre outras coisas, são empenhados em conscientizar e engajar as equipes. Para envolver os funcionários na missão, o grupo criou em 2021 o desafio da sustentabilidade, que terá duração de oito meses. A cada 30 dias, um desafio é lançado: o desafio que está em vigor é o da água.

Depois de responderem uma pesquisa de boas práticas sobre o tema, os funcionários são impactados com uma comunicação prática sobre ele. “Já explicamos, por exemplo, como funciona o ciclo de operação de água em Sumaré.

A unidade de Sumaré é autossuficiente e a água que devolvemos ao ambiente tem qualidade superior à da água captada”, explica Marcelo.

Por fim, há um quiz e um desafio: os funcionários são estimulados a publicar na rede social da empresa a foto de uma ação relacionada ao tema da vez. O número de likes e de comentários geram uma pontuação e os vencedores recebem um badge virtual. No final da campanha, os 10 primeiros colocados ganharão prêmios sustentáveis, como uma composteira doméstica, carregadores de celular a base de energia solar e kits de horta orgânica.

A ação planejada pelo time do Brasil fez tanto sucesso que se expandiu para toda a América Latina. “O time que coloca isso de pé se envolve pra valer, trazendo conhecimento e engajando seu entorno”, diz Marcelo.

O Que Você Vê No Seu Post-It?

Você já pensou em como os produtos que você consome podem estar impactando o meio ambiente? Desde 2019, todo produto 3M tem que ter um atributo de sustentabilidade. Têm-se priorizado, por exemplo, o desenvolvimento de adesivos que não levam solventes na fórmula. “Outros produtos passaram a ser biodegradáveis, como muitos desenvolvidos para a limpeza”, explica Marcelo.

A 3M também está ajudando a expandir a cadeia de suprimentos e a demanda por materiais reciclados, fabricando produtos com conteúdo reciclado pós-consumo e inovando com a utilização de materiais de origem vegetal em produtos do nosso dia a dia, como fita adesiva, Post-its e esponjas de lavar louça. Os materiais 3M para montagem e redução de peso, como microesferas de vidro ocas, estão alimentando a próxima geração de veículos e tecnologias de bateria, ajudando a reduzir o peso dos veículos e, assim, poupando combustível e aumentando a autonomia das baterias. Para ficar em alguns exemplos.

O trabalho na direção da sustentabilidade tem trazido à 3M reconhecimento internacional. Segundo Peter Bakker, presidente e CEO do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, a abordagem baseada na ciência para a inovação no portfólio da companhia não só vai melhorar a pegada da empresa, mas também a posicionará de forma única para se beneficiar da transformação global em direção a um mundo mais sustentável.

Compartilhe esse artigo