Paulo Gandolfi

Por Paulo Roberto Gandolfi 
Diretor de Operacões de Pesquisa e Desenvolvimento,  3M América Latina

Os pilares de governança corporativa, inclusão e gestão ambiental ganharam força nos últimos anos e estão recebendo a merecida atenção na agenda das organizações e pautado as discussões da atualidade.

Na 3M, a sustentabilidade ambiental já ocupa nossa pauta há algumas décadas. Em 1975 nosso pioneiro programa 3P (Prevenção à Poluição se Paga) e as iniciativas derivadas dele dentro dos nossos processos de manufatura já nos sinalizavam que precisávamos pensar no futuro de nossas operações.  Como alguns dos resultados dessa iniciativa global foram evitadas mais de dois milhões de toneladas de poluição.

Recentemente a 3M anunciou metas ambientais ainda mais ambiciosas para os próximos 20 anos.

Até 2050 a 3M pretende ser carbono zero e reduzir em 25% a quantidade de água usada em suas operações, além de devolvê-la com maior qualidade ao meio ambiente após o uso nas operações.

Para isso serão investidos cerca de 1 bilhão de dólares em ciência e tecnologia para tornar os processos da empresa ainda mais sustentáveis.

Estamos trazendo nossa ciência, tecnologia e inovação para combater os desafios climáticos que enfrentamos e para que possamos diminuir com rapidez o nível de emissão de carbono e do uso de água. Temos trabalhado também para eliminar plásticos de uso único em diversas aplicações e reduzir a zero a destinação para aterros de nossas fábricas.

Uma das iniciativas que estamos fazendo em toda organização é olhar para toda a nossa cadeia de valor, nossas fábricas, fornecedores, nos processos, tecnologias e matérias primas envolvidas no desenvolvimento de novos produtos e soluções inovadoras e reinventar esses produtos e processos.  Acreditamos que o olhar para a sustentabilidade esteja presente em todos os processos da companhia: da operação ao Marketing, da Logística, passando por P&D às Vendas e, claro, nos pós consumo. Precisamos cada vez mais desenhar e aperfeiçoar nossas cadeias de logística para se viabilizem esquemas colaborativos de reciclagem.

Apenas através destas transformações em nossos modelos de negócios, pensando em formas criativas, parcerias externas, novas tecnologias e P&D de qualidade poderemos chegar lá. Por isso tenho falado abertamente que estamos na era da INOVABILIDADE, a inovação orientada à sustentabilidade.

No pilar Social, temos trabalhado várias frentes e iniciativas sociais na América Latina. Mais precisamente no Brasil temos como aliado o Instituto 3M que, desde 2006, trabalha a frente da transformação social das futuras gerações, fomentando a educação, a ciência e desenvolvimento social. É a nossa organização não social corporativa que se estruturou e impactou e impacta milhares de vidas nas comunidades onde operamos.

Comitê de Sustentabilidade

A evolução no cumprimento dessas metas será olhada de perto na América Latina pelo comitê corporativo de sustentabilidade da 3M. Além disso, nosso comitê atual no Brasil é o mais ativo e é uma expansão do comitê de sustentabilidade de P&D, que já existe há mais de uma década neste país, e hoje reúne cerca de 50 voluntários das mais diversas áreas da companhia e que, entre outras coisas, está empenhado em conscientizar e engajar pessoas, executar projetos e programas e transformar nossa organização e seu impacto na sociedade.

Desafio interno para os funcionários

Para envolver os funcionários da 3M nessa jornada e engajá-los, o Comitê de Sustentabilidade da 3M criou para 2021 um desafio da sustentabilidade para os mais de 6 mil funcionários da América Latina e que correrá ao longo do ano. Todos os meses um novo desafio será lançado com temas como água, plástico, entre outros. O objetivo é engajar o público interno, reconhecer aqueles que já adotam atitudes sustentáveis em seu dia a dia e, ainda, mostrar que tais atitudes são possíveis de serem incorporadas em nossas vidas.

Além de falarmos de comportamento, a campanha também dá visibilidade às iniciativas da companhia. Os funcionários são estimulados a publicar na rede social da empresa Yammer a foto de uma ação relacionada ao tema da vez. O número de likes e de comentários geram uma pontuação e os vencedores recebem um badge virtual. No final da campanha, os 10 primeiros colocados ganharão prêmios sustentáveis, como uma composteira doméstica, carregadores de celular a base de energia solar e kits de horta orgânica.

Acredito que o caminho da sustentabilidade é algo que está sendo desenhado por todos. Vejo com entusiasmo as novas gerações já com esse mindset incorporado em seu olhar, no seu comportamento e nas suas escolhas. Meus filhos têm isso como parte da vida deles. Ver que os vários atores de nossa sociedade têm cobrado e pautado essa discussão nos mostra que estamos todos voltados e comprometidos com um futuro mais sustentável, mais respeitoso e de mais equidade para todos.

Compartilhe esse artigo