Imagine poder investir 15% do seu tempo no trabalho para explorar e desenvolver as suas próprias ideias que podem resolver alguns dos problemas e desafios do dia-a-dia.

Desde o início da humanidade – há 4 mil anos – temos testemunhado inúmeras invenções que redefiniram a forma como vivemos. Cada inovação tem sido uma resposta às diferentes necessidades que têm sido apresentadas ao longo da história e que, graças à ingenuidade, perseverança e impulso, se tornaram uma realidade.

Sem dúvida, este pulso para a criatividade e inovação levou-nos, enquanto sociedade, a continuar a evoluir. É por isso que na 3M, desde a nossa fundação há mais de 100 anos, temos integrado filosofias como a “Cultura de 15%”, quetem como principal objetivo promover o espírito inovador de cada colaborador, convidando-os a passarem 15% do seu tempo a explorar ideias, a desenvolver os seus próprios projetos para solucionar  problemas da vida cotidiana, tendo a liberdade de prosseguir com aquele  que lhes interessa sem estarem necessariamente relacionados com a sua atividade atual na organização.

Esta iniciativa materializou projetos de sucesso. Alguns deles tornaram-se inovações icônicas:

Notas adesivas Post-It®

Cubitron ™

Scotch-Brite® Greener Clean

É disso que trata a cultura de criatividade e de inovação da 3M: sair da caixa e encontrar soluções para todos os tipos de problemas. A estrada será cheia de desafios. Por esta razão, se está dentro dos seus planos criar uma inovação, não se desespere, aprenda com os seus erros e tenha em mente que grandes descobertas levam tempo.  Também leve em conta que a inovação deve ser impulsionada pela conexão com os clientes, o que lhe permitirá ser um elemento estratégico para procurar novas soluções em conjunto.

Entre as ações que a 3M realiza para se manter líder em alguns mercados está o investimento de cerca de 5.8% de suas vendas líquidas globais em Pesquisa e Desenvolvimento, o que reforça a importância de que a inovação e a criatividade têm para a empresa. Além disso, é importante destacar que cerca de 40% das vendas de novos produtos, provêm de produtos criados há menos de quatro anos.

William L. McKnight. Presidente da 3M de 1949 a 1966

Tudo isto permitiu à 3M introduzir mais de 55 mil produtos em diferentes mercados, mais de 1000 novos produtos e 3000 patentes por ano em todo o mundo e uma cultura de inovação inclusiva, dinâmica e eficaz, que desenvolve produtos e soluções que melhoram a vida das pessoas. Desde soluções para a casa até inovações que vão ajudar as indústrias no desenvolvimento de seus produtos.

A cultura da inovação vive da paixão das pessoas que perseguem desafios contínuos, superando-os, permitindo a geração de novas ideias e inspiram a criar um futuro melhor, que melhore a vida das pessoas.

“É essencial que tenhamos muitas pessoas em iniciativa se quisermos continuar a crescer. No espírito de aventura e de desafio.

Princípios de William L. McKnight – 1948.

Fontes:

  1. 3m.com

Compartilhe esse artigo