Não é necessário ser uma pessoa ligada à ciência, para poder observar os efeitos que as mudanças climáticas têm sobre a água. Secas, inundações e tempestades, nos últimos 50 anos, causaram mais de um milhão de mortes. A variabilidade do ciclo da água, a elevação do nível do mar, a menor disponibilidade de recursos hídricos mostram que a crise climática é uma crise hídrica e vice-versa.

Nesse sentido, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP27) das Nações Unidas, realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, de 6 a 18 de novembro, dedicou um dia para tratar dos principais problemas hídricos. Os líderes mundiais se reuniram para encontrar soluções para a escassez de água, secas, falta de cooperação transfronteiriça e a necessidade de melhorar os sistemas de alerta precoce.

Quanta água potável existe na Terra?

1386

millones de km3

É a quantidade de água que nosso planeta possui. Não diminuiu nem aumentou nos últimos 2 bilhões de anos.

97%

É água salgada. Apenas 2,5% é água doce, dos quais quase 70% estão congelados nas geleiras e cerca de 30% na umidade do solo e aquíferos. 1% está em bacias hidrográficas.

0.007%

Da água existente na Terra, ela é potável. E essa quantidade é reduzida ano após ano devido à poluição.

"O mundo está atento e tem uma mensagem simples para todos: mantenham-se fortes e comprometidos. Entregar o tipo de Ação Climática significativa que é extremamente necessária"

António Guterres,Secretário-Geral da ONU.

Água e mudanças climáticas

Os números do ODS 6 indicam que a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial. Isso significa que mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso regular à água potável.

Mas não é apenas um problema de água como recurso. A este problema devemos também acrescentar que mais de 90% dos desastres estão relacionados com a água. O último relatório do Grupo Intergovernamental de Especialistas em Mudanças Climáticas já alertava que nos próximos anos haveria uma intensificação do ciclo da água.

Você também pode estar interessado em: Plástico: todo problema é uma oportunidade

O que aconteceu na COP27?

Como parte da solução, a COP27 lançou a Iniciativa de Ação para a Resiliência e Adaptação da Água (AWARe). Seu objetivo é apoiar políticas relacionadas à água, fornecer meios para implementação, compartilhamento de conhecimento e capacitação de campo.

Nesta edição da COP, os representantes voltaram a discutir a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável. O foco foi colocado especialmente nos países que sofrem maior exposição às consequências das mudanças climáticas.

“O mundo está atento e tem uma mensagem simples para todos: mantenham-se fortes e comprometidos. Entregue o tipo de Ação Climática significativa que é extremamente necessária.”, declarou António Guterres, Secretário-Geral da ONU, no último dia da COP27.

As ações para a mudança climática devem se concentrar na água com mais intensidade e urgência do que nunca. Mas com comprometimento real de todos os governos, empresas e comunidades.

"Devemos reduzir o consumismo. A demanda por água aumenta cada dia mais, e pensamos que é devido ao aumento da população, mas não é só isso. Acontece que a cada dia, cada indivíduo consome mais água, não só o necessário, mas para fazer um celular, é preciso água, assim como para a produção de roupas, etc. (...) Temos que viver de forma diferente".

Néstor Jaime Ocampo Giraldo, ecologista.

Fuentes:

    1. onuhabitat.org.mx
    2. news.un.org
    3. unesco.org