TrendSeekers |Episódio 6

No último ano, especialmente depois de outubro de 2021, quando o Facebook mudou o nome de sua empresa matriz para Meta, temos ouvido a palavra Metaverse diariamente. Mas do que estamos falando exatamente? Há mais perguntas do que respostas em torno desta grande ideia da internet imersiva, e é precisamente isto que a torna fascinante.

No início dos anos 90, a World Wide Web, ou a famosa WWW, chegou. Uma Internet estática e simples que nos permitiu navegar por várias páginas para encontrar informações oportunas rapidamente. A web 2.0 chegou com a web social. Começamos a ver plataformas como Myspace, Facebook, Instagram, Snapchat, entre outros milhares, que nos permitiram nos conectar. Através desta web temos uma presença digital, os desenvolvimentos giram em torno do usuário e temos uma internet colaborativa. Agora, com o Metaverso vem a web 3.0, a internet imersiva, focada em comunidades e experiências.

Quais são as possibilidades do RA e do RV?

O que é o metaverso e qual é a sua porta de entrada?

3M Futures TrendSeekers Realidade Aumentada & Virtual

Juan Manuel Escobar é um colombiano cativado pelos desenvolvimentos tecnológicos avançados que nos permitem conectar como humanos na web 3.0. Com mais de 7 anos trabalhando com a realidade virtual e aumentada – tecnologias que são a porta de entrada para o metaverso – Juan Manuel decidiu reunir a região para incubar projetos mais sólidos, cocriando a Rede Latino-Americana de Profissionais de Realidade Virtual e Aumentada.

Ele é o presidente da Associação Colombiana de Realidades Imersivas, Interativas e Emergentes na Colômbia. Como produtor, diretor e consultor ele tem liderado projetos de realidade virtual e aumentada para múltiplas indústrias (da cerveja às questões ambientais e de mineração) em toda a América.

“Sempre me inclinei para a ideia de um único metaverso, assim como só existe uma internet. Na verdade, uma das ideias em que há consenso é que o metaverso é a evolução da Internet, a web 3.0”

“O metaverso vai mudar as indústrias, vai criar empregos que nem imaginávamos há alguns anos atrás, vai criar novas economias, vai dar mais valor ao digital”


Juan Manuel Escobar | Presidente da Associação Colombiana de Realidades Imersivas, Interativas e Emergentes na Colômbia.

“Sempre me inclinei para a ideia de um único metaverso, assim como só existe uma internet. Na verdade, uma das ideias em que há consenso é que o metaverso é a evolução da Internet, a web 3.0”

“O metaverso vai mudar as indústrias, vai criar empregos que nem imaginávamos há alguns anos atrás, vai criar novas economias, vai dar mais valor ao digital”


Juan Manuel Escobar | Presidente da Associação Colombiana de Realidades Imersivas, Interativas e Emergentes na Colômbia.

Algumas perguntas adicionais:

Que tecnologias entram em jogo no metaverso?

Comecemos pela realidade virtual ou RV, que é a tecnologia que nos permite desconectar das nossas vidas físicas para mergulhar em ambientes virtuais e ter múltiplas experiências lá. Com a RV podemos viajar para a lua, viajar no tempo e ver as pirâmides do Egito ou navegar em uma célula como se fôssemos parte dela. A principal virtude da RV é nos colocar em um espaço específico e gerar a sensação de que estamos nesse espaço e mergulhar para aprender, ensinar, entreter ou trabalhar em um projeto específico. As aplicações começaram a ser vistas no turismo, saúde, arquitetura, conferências e muitos outros campos.

Por outro lado, temos a realidade aumentada ou RA, o que nos permite expandir a informação do nosso espaço físico com imagens digitais. Todos nós tivemos algum contato com esta tecnologia ou quem não experimentou um dos mil filtros das redes sociais? As opções são infinitas quando se trata de criar experiências digitais que possam interagir com o ambiente físico de cada usuário. Várias marcas de varejo oferecem agora a possibilidade de experimentar acessórios em casa antes de os comprar, para que você possa ver se a cor ou a forma funcionam ou se o tamanho está correto.

Qual é o papel da Blockchain em tudo isso?

É vital no futuro do metaverso, pois nos permite manter um registro seguro e transparente das operações digitais sem a intermediação de terceiros. Permite a rastreabilidade e a transparência em cada uma das ações que realizamos neste novo ambiente virtual. Os NFT (Non Fungible Token), por exemplo, fazem parte da cadeia de bloqueio e são certificados digitais que garantem a autenticidade e a propriedade de um bem digital, trabalhando para todas as indústrias. Após anos de carregamento de conteúdo, imagens, arquivos digitais para a web, hoje pela primeira vez é possível certificar e garantir a autenticidade e a propriedade digital de um desses elementos.

Qual é o futuro do metaverso?

Há aqueles que acreditam que seu futuro será marcado por mundos virtuais que podemos acessar através de óculos de realidade virtual, onde experimentaremos a web 3.0; e há aqueles que acreditam que não deve ser um espaço que nos desliga de nossa realidade, mas um elemento que expande nosso espaço físico-real através da realidade aumentada.

Estamos em um estágio muito inicial no desenvolvimento do metaverso, mas o que é claro é que ele nos impactará a todos. Mudará as indústrias, criará empregos que nem podemos imaginar, criará economias e comunidades globais, dará maior valor às experiências digitais, interativas e imersivas. Será uma revolução para a qual ainda temos tempo de nos preparar.

Descubra quais são as tendências, percepções e perspectivas sobre a ciência mais emocionantes de hoje – e do “futuro”.

Ir para 3M Futures

Recomendações de Juan Manuel para aprofundar e entretenimento:

Um livro: The Metaverse: Buying Virtual Land, NFTs, VR, Web3 & Preparing For the Next Big Thing! de Terry Winters. Uma introdução rápida e fácil ao Metaverso, suas tecnologias e a nova economia virtual.

Um podcast: The Story Futures Academy Podcast. Qual é a importância da narração de histórias de empresas e pessoas? Entrevistas com grandes pessoas em empresas que estão mudando a visão do mundo hoje e no futuro próximo.

Um documentário: High Score (disponível na Netflix). Uma série que conta a história dos videogames para entender o passado, entender melhor o que está acontecendo agora e visualizar o que está por vir.

Uma TED Talk: Chris Milk “How virtual reality can create the ultimate empathy machine”. Esta é uma das primeiras palestras dadas neste espaço sobre o metaverso, dada por um pioneiro e ainda muito relevante para entender estes mundos digitais com empatia como protagonista.

Fatos interessantes sobre o tema:

3M Futures TrendSeekers Realidade Aumentada & Virtual

71% dos executivos globais dizem que o metaverso terá um impacto positivo em suas organizações. (Technology Vision 2022 – Meet Me in the Metaverse – Accenture)

3M Futures TrendSeekers Realidade Aumentada & Virtual

O Metaverso é um mercado potencial entre 8 e 13 trilhões de dólares. Na América Latina, existem diferentes redes especializadas em tecnologias imersivas, entre elas XR Latam. (METAVERSE AND MONEY Decrypting the Future – Citi)

3M Futures TrendSeekers Realidade Aumentada & Virtual

A maior quantidade de transações em terras digitais está ocorrendo em Otherside, o entorno virtual criado pela comunidade de Bored Ape Yacht Club. (Parcel – Metaverse Real State)

3M Futures TrendSeekers Realidade Aumentada & Virtual

Os especialistas preveem que o mercado NFT em 2025 será de 80 trilhões de dólares. (The ABCs of NFTs – The ultimate guide to NFTs. / Reddit – VaynerNFT)

Episódio 7.
Algoritmos preconceituosos: quem teria pensado isso?

A inteligência artificial, que nos obriga a falar da ética dos algoritmos como algo tão estranho quanto necessário.

Assistir ao Episódio 7