O que têm em comum o bote salva-vidas, a lava-louça, o limpador de para-brisa e a seringa médica? Todos foram desenvolvidos por mulheres.

Apesar disso, as mulheres continuam sub-representadas na área de pesquisa e desenvolvimento, em todas as regiões do mundo. Segundo dados do Instituto de Estatística da UNESCO, em nível nacional, somente 29% dos pesquisadores científicos do mundo são mulheres. Na América Latina, somente um em cada cinco países alcançou a paridade de gênero, ou seja, que entre 45% e 55% de seus pesquisadores são mulheres. Destacando a Bolívia e a Venezuela com as porcentagens mais altas, 63% e 62% respectivamente. Enquanto o México (33%), Chile (33%), Peru (32%) são os países com as menores porcentagens.

Não há dúvida de que se deve incentivar mais a ciência para meninas e jovens promovendo o desenvolvimento de carreiras científicas para mulheres. De acordo com ao pesquisa SOSI, (State of Science Index, Índice do Estado da Ciência) encomendada pela 3M, as mulheres da América Latina consideram as carreiras de medicina, arte/desenho e educação como as mais satisfatórias para elas, deixando a ciência e exatas nos últimos lugares, com 7% e 6% respectivamente. Mas, surpreendentemente, disseram que ao escutar a palavra ciência sentiam fascinação e esperança.

Ainda assim, apesar das mulheres hoje em dia representarem entre 60% e 80% dos graduados universitários, na maioria dos países da América Latina, inclusive as formadas em engenharia ou ciências, a maioria não exerce a profissão.

A ciência e as mulheres

O “telhado de vidro” na ciência

O papel das mulheres na ciência e tecnologia não foi sempre adequadamente reconhecido. Na América Latina são muitos os obstáculos que precisam enfrentar. Um deles é a falta de métricas para muitos dos indicadores necessários para atualizar a diferença de gênero. Sem eles, não se pode criar estratégias efetivas para a superação do problema.

Ao longo do tempo, foram usadas diferentes metáforas que descrevem a brecha de gênero no âmbito da ciência, da tecnologia e da inovação, como a existência do famoso “telhado de vidro”, que descreve os fatores que impedem as mulheres de alcançar níveis mais altos em seu desenvolvimento profissional. Também se falou dos “canos furados” (leaky pipeline, em inglês) quando as mulheres iniciam um caminho educacional ou profissional mas, pouco a pouco, o vão abandonando, seja por razões pessoais ou por barreiras institucionais, estereótipos e outras formas de discriminação.

De acordo com um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas em 14 países, a probabilidade de uma mulher terminar sua graduação, mestrado e doutorado é de 18%, 8% e 2%, respectivamente. Enquanto no caso de homens esta probabilidade é de 37%, 18% e 6%.

Diante dessa situação e com o objetivo de conseguir o acesso e uma participação equitativa na ciência para as mulheres e meninas, a ONU proclamou o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional da Mulher e da Menina na Ciência. Com essa iniciativa, se pretende motivar e inspirar as novas gerações a estudar carreiras de ciência, reconhecer as mulheres cientistas e o trabalho que realizam e criar modelos que sejam uma inspiração para as meninas.

A ciência e as mulheres

Como a 3M está promovendo as mulheres à liderança?: Iniciativa I'm In

A iniciativa global da 3M, I’m In: Accelerating Women’s Leadership, compreende uma variedade de componentes de gestão de talento e desenvolvimento de liderança que incluem redes, tutoria, desenvolvimento de talento, programas de trabalho e flexibilidade no local de trabalho e esforços comunitários externos. O I’m In impactou positivamente as pessoas, o ambiente de trabalho e a cultura da empresa. A iniciativa foca no avanço das mulheres na empresa, nas comunicações e programas que envolvem e incluem todas as pessoas da 3M em todo o mundo.

O I’m In trabalha junto com sócios estratégicos chave, incluindo o Fórum de Liderança Feminina da 3M (WLF, Women Leadership Forum pela sigla em inglês) e líderes de diferentes negócios, funções e locais da 3M.

De 2011 até esta data, a iniciativa global da 3M acelerou o progresso das mulheres de toda a empresa e em todo o mundo. Em nível mundial, a representação de mulheres em cargos de diretoria aumentou de 18,2% para 23%,, enquanto nos níveis de vice-presidência e superiores o aumento foi de 16,7% para 24,2%. As mulheres líderes também progrediram em cargos tradicionalmente sub-representados em todas as regiões, incluindo um aumento de 19,1% para 23,9% para gerentes técnicos e de laboratório, e de 11,4% para 17,4% para gerentes de fábrica. A porcentagem de mulheres líderes nas filiais da 3M aumentou quase dez vezes, de 2,4% para 22,7%, e a representação das mulheres na equipe executiva aumentou de 12,5% para 20%.

A ciência e as mulheres

A 3M tem paixão por fomentar a diversidade e a igualdade por meio de programas comunitários. Como uma empresa baseada na ciência, a 3M está trabalhando para envolver mais as jovens e meninas com os temas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas), como uma porta de entrada para carreiras emocionantes e de grande alcance.

Na medida em que promove as mulheres a um espaço de criação e desenvolvimento desde meninas até seu ambiente profissional, também aumenta a probabilidade de que as mulheres se deem conta de que, se quiserem se dedicar à ciência, não apenas vão se apaixonar por ela como também terão a oportunidade de fazer uma mudança positiva no mundo.

O compromisso que a 3M tem com a educação se concretiza por meio dessas interações, apoiando a próxima geração de grandes líderes, pensadores e criadores. Um de nossos três principais objetivos é promover a igualdade, impulsionando o acesso a uma educação de qualidade para todas as comunidades e, nesse caso, de gênero.

Fonte:

  1. Mujeres en la Ciencia, Instituto de Estadística UNESCO
  2. Mujeres en la Ciencia, BID
  3. “Techo de cristal” impide a mujeres científicas progresar, UNAM
  4. I’m In – Accelerating Women´s Leaderhsip, Catalyst