O mundo inteiro está consciente de que precisamos mudar a maneira como consumimos energia. Não apenas para reverter a pegada ecológica, mas também porque pode melhorar a vida de cerca de 759 milhões de pessoas que, hoje, não têm acesso à eletricidade. Este movimento em direção a um novo paradigma pode oferecer novos meios de subsistência e valor econômico sustentável para reduzir a pobreza. Mas para onde vai a transição energética e o que devemos considerar?

O que são energias limpas?

​​As energias limpas são sistemas de produção de energia que excluem qualquer tipo de poluição.

73% dos danos ao planeta causados pelo homem provêm do consumo de combustível.

Fonte: un.org

O que é a transição energética?

Cerca de 200 países ratificaram, na COP26 de Glasgow, o compromisso de alcançar a Neutralidade de Carbono até 2050.

Para atingir este objetivo, a principal estratégia é passar de um sistema energético baseado em combustíveis fósseis para um sistema energético de baixo carbono ou livre de carbono baseado em fontes renováveis.

Mas a transição energética é a solução?

Olivia Lazard, em seu Ted Talk “Os pontos cegos da transição energética”, nos convida a refletir sobre a descarbonização. Ela insiste que, embora a possibilidade de dissociar o crescimento econômico das emissões de gases de efeito estufa seja uma solução para a mudança climática, precisamos estar muito conscientes sobre o que precisamos fazer para chegar lá.

Olivia_Lazard_3M_Sustentabilidade

"

Não chegaremos a um futuro seguro para o clima sem paz.

Olivia Lazard
Pesquisadora, ambientalista, pacificadora e especialista em resolução de conflitos.

“Não chegaremos a um futuro seguro para o clima sem paz”, ela afirma e lista quatro categorias em que precisamos trabalhar, se quisermos um futuro verdadeiramente sustentável.

3M Sustentabilidade transição energética

Ciência. A ciência nos permite saber exatamente quais ações são seguras e quais não são de um ponto de vista ecológico.

3M Sustentabilidade transição energética

Política pública mundial. “Os materiais que precisamos descarbonizar devem ser controlados coletivamente sob um bom regime público global. Então, enquanto descobrimos como projetar este regime, os países no centro desta disputa por recursos devem receber apoio adequado para enfrentar os desafios conjuntos da competição geopolítica e da ruptura climática. Em outras palavras, investir na resolução de conflitos, investir na anti-corrupção e na resiliência específica do contexto deve ser a principal prioridade em nossa transição energética global”, explica a especialista.

3M Sustentabilidade transição energética

Modelo econômico. “Não podemos simplesmente trocar um sistema energético por outro”. Para alcançar uma transição energética sustentável, devemos mudar nossos hábitos de consumo. Isto começa com modelos de economia circular.

Inovação. “A inovação em nossos tempos é a recuperação da pegada econômica dentro dos limites planetários. Qualquer outra coisa, mesmo que seja um grande produto, se não se alinhar com esse objetivo, não é inovação”, insiste ela.

A transição energética é crucial para melhorar nossa situação ambiental. Mas devemos fazer isso conscientemente, através de avaliações ecológicas que nos ajudem a entender as implicações de cada uma de nossas ações.

Educar e defender a inovação climática

Na 3M, estamos expandindo a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias emergentes focadas na descarbonização e nos combustíveis renováveis. Através de equipes globais multifuncionais, da 3M Corporate Research e da 3M Ventures, a 3M está investindo e desenvolvendo materiais inovadores para gerar separações de energia com baixo teor de carbono e hidrogênio verde

Estas soluções focadas no clima foram apresentadas no Centro de Inovação Climática temporário da 3M durante a Semana do Clima em Nova York, de 20 a 22 de setembro.

Conheça as soluções da 3M que ajudam a mitigar a mudança climática, através de materiais mais sustentáveis e inovação transformadora.

Soluções climáticas com impacto escalável

Fontes:

    1. un.org
    2. Ted Talk: “The blind spots of the green energy transition”, Olivia Lazard