3M TrendSeekers O Novo Paradigma

TrendSeekers | Episódio 4

Estamos vivendo um momento chave: após dois anos de pandemia, confinamento e emergência sanitária, a realidade de muitos países é drasticamente diferente do começo desta contingência. Muitos de nós começamos a sentir, de certa forma, uma pós-pandemia. Olhamos para trás e já é definitivo, embora nossa saúde não esteja mais em risco da mesma forma que no início de 2020, nada será como antes. Um novo paradigma instala-se cada vez com mais força, que se erige com as possibilidades da tecnologia e uma forma diferente de entender o potencial das relações e das pessoas.

Nesta nova edição de TrendSeekers, exploramos como o novo paradigma propõe outra forma de entender duas questões chaves de nossa vida: por um lado, como trabalhar de uma maneira mais flexível, baseado na confiança; por outro, como hoje temos uma nova relação e acesso à cultura e aos espaços de lazer.

3M TrendSeekers O Novo Paradigma

O que aprendemos sobre o consumo virtual do lazer e da cultura durante a pandemia?

Veja parte 1
3M TrendSeekers O Novo Paradigma

O que chegou para ficar? E o que exige o retorno ao presencial?

Veja parte 2
3M TrendSeekers O Novo Paradigma

Work Your Way, um modelo de trabalho flexível baseado na confiança.

Veja parte 3
3M TrendSeekers O Novo Paradigma

Gina Jaramillo, Diretora Geral de Chilango

Cofundadora da livraria Orion Kids Mx, especializada em literatura para as infâncias livres; faz parte do grupo Infâncias Presentes, um espaço aberto à reflexão sobre educação, inclusão e troca de ideias, onde os protagonistas são es menines.

Além disto, ela é curadora e desenvolvedora de conteúdo do Encontro Internacional de Infâncias e Juventudes Livres, Diversas e Criadoras da Cátedra José Emilio Pacheco da UNAM. Atualmente é colaboradora de WRádio no programa “Así las Cosas” e âncora do programa “Ready Made” na Ibero 909 FM. Recentemente publicou, com o emblema de Alfaguara Infantil, o livro “Duna y Cositas, una aventura por la tierra y la imaginación”, também colaborou na publicação “Mucha Madre” da Editora Almadia.

Desde seu papel como promotora e gestora de espaços culturais, Gina relata como este novo paradigma se expressa através da reinvenção constante da relação entre as pessoas e os espaços de espairecimento.

“Devemos parar de pensar de forma binária. Não colocar por um lado a virtualidade e por outro o presencial; hoje existe uma justaposição, é um encontro que faz desta vida algo único.”

“O que acontece quando só cuidamos do trabalho e descuidamos dos vínculos? Pois é… um desastre. Devemos encontrar o equilíbrio.”

Juan Pablo Velásquez, Diretor Global de Recursos Humanos do Negócio de Consumo

Advogado da Universidade dos Andes, com um MBA da Universidade ICESI, um mestrado em gestão da Universidade de Tulane, dos Estados Unidos, além de estudos de pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Positiva.

Ao longo de sua trajetória, ele tem trabalhado em importantes empresas do setor de consumo massivo, destaca seu trabalho em Coca-Cola FEMSA, por mais de 9 anos, com cargos como Especialista de Relações Trabalhistas, Executivo Corporativo para o Desenvolvimento Social e Trabalhista, Gerente Regional de Recursos Humanos Comercial e Gerente Nacional de Recursos Humanos Manufatura.

Durante três anos fez parte de Alpina como Diretor de Gestão de Talento e Relações Trabalhistas, Diretor de Planejamento de Talento e Cultura Organizacional.

Desde sua liderança na gestão de talento e pessoas, Juan Pablo fala sobre Work your Way, uma nova forma de trabalhar que começou na 3M em 2020, entendendo que a pandemia mudou para sempre o trabalho, redirecionando a gestão do tempo, compreendendo o presencial e enfatizando a confiança.

3M TrendSeekers O Novo Paradigma

“Em 3M valoramos suas contribuições e impacto, não seu local de trabalho, isto sintetiza a filosofia de Work Your Way.”

Recomendações da Gina para aprofundar e entreter-se:

3M TrendSeekers O Novo Paradigma

O livro “O século da solidão” de Noreena Hertz. Fala sobre os vínculos sociais, de trabalho, familiares e emocionais depois da pandemia.

3M TrendSeekers O Novo Paradigma

O podcast “Rádio Ambulante”, de NPR. Durante 10 anos, tem apresentado histórias em mais de 20 países de toda América Latina. Histórias tocantes, divertidas e surpreendentes, que revelam a diversidade da região em toda sua complexidade.

3M TrendSeekers O Novo Paradigma

A série “O conto da criada” (2017). É uma série de televisão, distópica, dos Estados Unidos, concebida por Bruce Miller, baseada na novela de 1985 “O conto da criada”, de Margaret Atwood, onde são ilustrados prodigiosamente os perigos do fanatismo religioso, o descuido do meio ambiente e o fanatismo político.

3M TrendSeekers O Novo Paradigma

A palestra TED “Infâncias livres” de Vanina Grossi. A oradora fala da importância de criar condições para viver uma infância livre e aborda algumas concepções estabelecidas na sociedade que marcam a identidade de cada um de nós.

Descubra quais são as tendências, percepções e perspectivas sobre a ciência mais emocionantes de hoje – e do “futuro”.

Ir para 3M Futures

O que aprendemos sobre o consumo virtual do lazer e da cultura durante a pandemia?

O que chegou para ficar? E o que exige o retorno ao presencial?

Work Your Way, um modelo de trabalho flexível baseado na confiança.

Episódio 5.Materiais Sustentáveis

Nesta nova edição da TrendSeekers vamos rever as possibilidades de biofabricação, a partir do desenvolvimento de materiais co-criados.

Assistir ao Episódio 5