TrendSeekers | Episódio 2

A crise climática que enfrentamos em todo o mundo é uma realidade conhecida por todos. Mas estamos realmente cientes de suas causas? Por mais surpreendente que possa parecer, quase um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa são produzidas pelo setor agroalimentar. Então: como reduzir o enorme impacto dessa indústria tão essencial para o ser humano e tão exigente para o meio ambiente?

Junto com Olivia Valdés, coordenadora de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Inovação da UC Davis Chile, exploraremos os desafios e as oportunidades que surgem desse dilema e passaremos pelas portas que a ciência, a tecnologia e a inovação abrem quando colocadas a serviço de sistemas de produção mais resilientes, sustentáveis e inteligentes.

Olivia Valdés é Bióloga pela Universidade Católica do Chile, com especialização em Fisiologia Vegetal e Bioprocessos. Como profissional, ela complementou seu treinamento de graduação com estudos de treinamento em transferência de tecnologia e saúde do solo na University of California Davis.

Olivia tem experiência em pesquisa aplicada e inovação nas áreas de biotecnologia vegetal, sistemas agroalimentares e cronobiologia. Participou como coordenadora de inovação alimentar da Fundación Chile, pesquisadora adjunta do centro de biologia circadiana da UCLA e hoje atua como coordenadora de Ciência e Tecnologia de Alimentos do centro de inovação da UC Davis Chile. Nesta função, ela se concentra na transferência, desenvolvimento e validação de soluções para promover a sustentabilidade e a circularidade em sistemas agroalimentares por meio do intercâmbio de capacidades e experiências entre o Chile e a Califórnia.

“Uma vez que entendemos as ineficiências do sistema alimentar, abre-se um futuro repleto de oportunidades e alternativas para reverter a equação, que nos informa sobre o papel que este setor deve desempenhar na sustentabilidade do nosso planeta.”

“Se gerarmos uma mudança de paradigma e pensarmos em como resolver essa crise globalmente e agirmos localmente, todos iremos avançar na mesma direção.”


Olivia Valdés | Coordenadora de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Inovação da UC Davis Chile

Recomendações de Olivia para se aprofundar e se divertir:

O documentário: “Kiss the Ground”, que trata da relação entre solo, emissões de gases e mudanças climáticas. Disponível na Netflix.

O podcast: Unfold, cuja segunda temporada é focada nas Mudanças Climáticas. O episódio “Is Rock Dust – uma Solução para a Mudança Climática?” centra-se no setor agroalimentar.

Os livros: “Redução: O plano mais abrangente já proposto para reverter o aquecimento global”, editado por Paul Hawken, e “Crise e oportunidade, sustentabilidade na agricultura americana”, escrito por John Ikerd.

As palestras do Summit 21 organizado este ano pela Ellen McArthur Foundation, que apresentaram como a economia circular pode contribuir para soluções climáticas concretas.

Alguns fatos interessantes:

A superfície terrestre é dominada pela agricultura. Atualmente, cerca de 35% das terras sem gelo do mundo são usadas para plantações e pastagens. Nenhuma outra força moldou a superfície da Terra tanto quanto a agricultura.

A agricultura é o principal motor do uso global de água potável. Aproximadamente 70% da água potável extraída no mundo é usada para irrigação e outros usos agrícolas.

O setor de alimentos e agricultura emite aproximadamente 24% das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

Estima-se que cerca de 30% dos alimentos do mundo se perdem após a colheita, seja em transportes, armazéns, mercados, residências, escolas, negócios ou restaurantes.

Fonte: Projeto Drawdown: Farming our out of Climate Crisis. Dez, 2020

Episódio 3.Cidades inteligentes para o desenvolvimento urbano sustentável

Nesta nova edição, falamos sobre a oportunidade que as cidades têm de se tornarem instrumentos de promoção do desenvolvimento sustentável.

Assistir ao episódio 3